08/11/07

Algumas pedras da Torre do Tombo


Tive oportunidade de fazer umas pesquisas nos Livros de Registo de Presos da Pide. À medida que ia mergulhando na consulta de alguns deles, ia apercebendo-me da dimensão da rede daquela tenebrosa polícia política.
Confirmei que miúdos de 13 anos foram presos e fotografados por distribuírem informação clandestina. Camponesas idosas deixam-nos a estranheza do tipo de atentado à segurança do Estado que poderiam ter praticado. Vi figuras mediáticas, operários anónimos e olhares de terror.
A acusação mais comum, reflecte a tacanhez do salazarismo - "Preso pelas suas ideias avançadas"!!!
Um simples traço no papel, corta o drama que a nossa imaginação liberta:
- "Maria ......., casada com Manuel ......, detido na prisão desta polícia, faleceu esmagada por um comboio após a visita semanal ao marido."


Requisitei a minha ficha, por mera curiosidade e apenas por ter concorrido a uma escola militar.
5 meses depois, a simpatia dos funcionários da Torre do Tombo não tinha conseguido vencer as prioridades que outras situações naturalmente justificam.
As explicações são dadas. Aparecem cada vez mais casos de tribunal, investigações e dificuldades de pessoal. Por fim, mais um elemento para me consolar: - "O próprio Dr. Mário Soares foi encontrar a sua ficha em Moscovo".


A viúva de Agostinho Neto tinha reclamado por terem sido cedidas cartas íntimas do seu marido, que foram publicadas num jornal de Angola.
Mas, havendo outras fontes lá para as estepes russas, quem pode pedir responsabilidades...




Sem comentários:

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)