23/10/07

Um Governo de Brutos


Um governo que contasse com personalidades com a competência, o desassombro e a frontalidade de Bruto da Costa.
Não tive a resistência necessária para assistir ontem até ao fim ao Prós e Contras de sobre o tema da POBREZA.

Alfredo Bruto da Costa recentemente defendeu a imposição de sanções políticas aos governos e instituições internacionais que não cumpram as suas obrigações no combate à pobreza. É claro que o próprio V Governo Constitucional, do qual foi Ministro da Coordenação Social e dos Assuntos Sociais, também teria sido sancionado. Contudo fica esta ideia que acabaria com grande parte da hipocrisia internacional sobre o combate à pobreza.

O programa da RTP foi bastante interessante e deixo aqui algumas passagens de Bruto da Costa e não só:
- É preciso desmontar a ideia liberal de "primeiro vamos produzir, para depois podermos distribuir"; é claro que ficaria salvaguardado em primeiro lugar o lucro do empresário e depois logo se via...O exemplo da Irlanda, quando no auge do seu "boom" económico é significativo - aumentou a pobreza, chegando a ultrapassar o sempre negativamente referenciado caso português. Vamos distribuindo à medida que se vai produzindo, pois com trabalhadores abaixo do limiar da pobreza é difícil ser produtivo.
- Em termos de pobreza infantil, só a Roménia tem veleidades de nos ultrapassar
- O representante do poderoso Estado, argumentou que foi feito um grande esforço económico para criar um complemento solidário para com os idosos, para que todos eles possam atingir o limiar de pobreza.(O Cartão do Idoso também tem muitos anos e ainda não chegou à maioria dos idosos carenciados, mas lá que foi uma ideia brilhante e publicitada, lá isso foi)
- Foi referido pela representante da DECO que é cada vez mais frequente o aparecimento de ricos sobreendividados caírem na pobreza, principalmente devido a factores acumulados de grande consumo recorrendo ao crédito, com percalços da sua vida pessoal ou profissional.
- O Presidente da República mostrou-se envergonhado com a situação da pobreza em Portugal. Bruto da Costa diz que ele deveria era mostrar-se indignado e reagir em conformidade.
- Inquéritos à opinião pública apontam para a «culpa dos pobres» ou «fatalidade de ser pobre», como 60% das razões que os inquiridos apontam para as causas da pobreza em Portugal.
Ou seja, "não tenho nada a ver com isso, é problema deles".
Mas estes não estariam a ver o programa, estavam no canal do lado a sofrer com as desgraças da menina rica cujos pais não a deixam casar com o porco do serralheiro.
São precisos mais Brutos!

Sem comentários:

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)