16/10/07

DIA INTERNACIONAL DA ERRADICAÇÃO DA POBREZA



Leia aqui a Declaração da Cúpula do Milênio das Nações Unidas de 8 de Setembro de 2000.

Saliento as resoluções relativas à Erradicação da Pobreza:
-- Reduzir à metade, até o ano de 2015, a proporção dos povos do mundo cuja renda é inferiror a um dólar ao dia e a proporção dos povos que sofrem de fome, e também, até a mesma data, reduzir à metade a proporção dos povos que não dispõem de água potável.

-- Assegurar que, até a mesma data, crianças de toda parte, tanto meninos como meninas sejam capazes de completar um curso de ensino primário; e que meninos e meninas tenham igual acesso a todos níveis de educação.

-- Até a mesma data, ter reduzido a mortalidade materna a três-quartos, e mortalidade abaixo dos cinco anos a dois-terços das suas taxas atuais. -- Ter, até lá, cessado, e começado a reverter, a proliferação da HIV/AIDS, a praga da malária e as doenças maiores que afligem a humanidade.

-- Prover assistência especial a crianças órfãs com AIDS/HIV.

-- Até 2020, ter alcançado uma melhora significativa nas vidas de pelo menos 100 milhões de moradores em favelas como proposto na iniciativa "Cidades Sem Favelas". 20. Nós também resolvemos:

-- Promover igualdade de sexos e o fortalecimento da mulher, como modos efetivos de combate à pobreza, fome e doenças e estimular o desenvolvimento que seja verdadeiramente sustentável.

-- Desenvolver e implementar estratégias que dêem aos jovens de todos os lugares uma chance de encontrar trabalho decente e produtivo.

-- Encorajar a indústria farmacêutica a tornar remédios essenciais mais disponíveis mundialmente e de mais fácil aquisição por todos aqueles que precisem deles em países em desenvolvimento.

-- Desenvolver fortes parcerias com o setor privado, e com as organizações da sociedade civil, no intuito de desenvolvimento e erradicação da pobreza.

-- Assegurar que benefícios de novas tecnologias, especialmente tecnologias de informação e comunicação, em conformidade com recomendações contidas na Declaração Ministerial ECOSOC 2000, estejam disponíveis a todos.



Foi um encontro sem precedentes, assistido por 100 Chefes de Estado,
47 Chefes de Governos, 3 Príncipes, 5 Vice-Presidentes, 3 Primeiros Ministros,
8000 Delegados e 5500 jornalistas.

Fatigadíssimos de tanto salamaleque, foram para os hotéis para se livrarem de toda a hipocrisia acumulada.

Uma rárida leitura das resoluções, conduz-nos, 7 anos mais tarde, a um forte sentimento de frustração e revolta.
Os príncipes, os chefes e os primeiros podem limpar as mãos às paredes, face aos objectivos atingidos até agora.
É melhor não o fazerem, as paredes do mundo ficariam negras!

Sem comentários:

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)