30/10/07

Os pobres? São rosas ... senhor!




O director do Centro Regional de Segurança Social da Madeira, Roque Martins, num programa da RTP-M, afirmou, há duas semanas, que as taxas da pobreza e exclusão social são superiores à média nacional, rondando os 22 por cento, um valor que o Secretário dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, desmentiu publicamente.

O Cajado não precisa de fazer um estudo profundo para concluir que...alguém está a mentir!

Vão precisar de ajuda divina para que, oh milagre da N. S. do Monte, afinal ambos disseram a pura das verdades.

Mas o Cajado nem sempre está em Fúria e vai dar uma mãozinha!

Somos um povo que quando falta à verdade, fá-lo para bem da Nação e do nome de Portugal neste mundo invejoso que nos rodeia. Esta "arte" já vem de longe e já que falamos do arquipélago da Madeira, socorramo-nos do exemplo do Infante D. Henrique.

A História glorificou-o com o cognome de "O Navegante", mas o nosso administrador da Ordem dos Cavaleiros de Cristo não era um homem do mar, no qual raramente viajou. Na verdade, foi apenas duas vezes a Marrocos (hábito que ainda hoje perdura), a última das quais teve de lá deixar o mano Fernando de penhora nas masmorras Árabes, a qual só foi executada seis anos mais tarde com ... a morte do abandonado irmão.

Além desta deformada verdade, mais outra poderemos acrescentar. Então não é que andou a propagar aos ventos alíseos que uma das fortíssimas razões de demandar novas terras, era "aumentar a santa fé de Nosso Senhor Jesus Cristo e trazer a ela todas as almas que se quisessem salvar".

Ao longo de 40 anos de navegações, porém, D. Henrique jamais enviou qualquer missionário a África. E quanto às "almas que se quisessem salvar", o Infante salvou-as a ferros, tornando-se o padroeiro da saga esclavagista dos europeus.

Tão só!

Quem construiu a imagem celestial do Infante, foi o seu protegido Gomes Eanes Zurara, cavaleiro e comendador da Ordem de Cristo, escrevendo por encomenda dele e sob os seus auspícios.

Senhores governantes desavindos com a verdade, sabemos que para as vossas bandas também não vos falta comendadores, duvido é que, para além de preencher cheques, tenham outras grandes capacidades. Por isso, faltando-vos também um Zurara, arranjem uma agência de comunicação que vos permitirá apresentarem-se limpos perante o Chefe e dizer que afinal .. tudo são rosas, senhor!

1 comentário:

amsf disse...

O secretário Regional Jardim Ramos desmentiu o subordindo e afirmou que a percentagem de pobres seria muito inferior a 20%. Não percebo se sendo muito inferior a 20% porque não disse c/ de 15%!?

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)