30/04/09

Gripe H1N1 2009

A gripe das aves prometia devastar a Terra com milhões de mortos.

Embora ainda se morra desta doença e todos os cenários sejam teoricamente possíveis, tudo leva a crer que, ou as medidas foram eficazes ou alguém abusou da nossa ingenuidade.



Chegou agora a hora dos suínos. Para levantar o moral, já se fala no Triunfo dos Porcos.

Estamos perante um alerta de nível 5 e pandemia iminente.



O terror começa a tomar, ciclicamente, conta de nós.

De todos nós?

Para sectores específicos da economia e finanças, o festim já começou. Eles adoram gripes, seja de que animal for. Desde que elas não atinjam as suas espécies-irmãs de vampiros, sanguessugas e quejandos.



Não quero entrar no jogo, mas receio que começou uma nova era.

O terrorismo internacional, apesar de alguns ameaços, ainda não entrou nos laboratórios, desenvolvendo a derradeira e desesperada batalha - o terrorismo biológico. Fácil, discreto e devastador.

Mas nem sempre os terroristas têm nome de Bin Laden. A actual crise económica já provou que a ganância levada a níveis galácticos, também tem os seus terroristas e os seus monstros.

E estes não vivem em tendas em áridos desertos. A 5ª avenida é o seu campo de treinos!

29/04/09

O precariado dá luta


Furia do Cajado apoia

O MayDay é uma parada contra a precariedade, que vem marcando o 1º de Maio em várias cidades por esse mundo fora, desde da estreia em 2001, em Milão. Chegou há dois anos a Lisboa e este ano acontece também no Porto.

Conscientes de que a mudança das nossas vidas exige muito mais, recusamos a espera e a resignação. O MayDay é uma força comum que, cansada de carregar o peso de todo um sistema económico que lhe usurpa a vida, quer criar autonomamente e decidir livremente.

Por isso nos juntamos a 1 de Maio. Somos "recibos verdes" e trabalhadores de empresas de trabalho temporário, estagiários e pensionistas, imigrantes e endividados perante o banco, estudantes-(já/ainda/quase)-trabalhadores e operadores de call-center, bolseiros e intermitentes do espectáculo, contratados a prazo e desempregados ou simplesmente pessoas que não aceitam a chantagem da precariedade.

:: Concentração no Largo Camões (metro Baixa / Chiado), a partir das 12 horas, para pic-nic* e animação :: ::
Partida às 14h30 em direcção ao Martim Moniz :: ::
Desfile com a Manifestação do Dia do Trabalhador (CGTP) ::
Esta parada depende de todos nós!
Passa a palavra do precariado em luta!
É urgente!
A 1 de Maio soamos o alarme!
MayDay!! MayDay!!O precariado dá luta!

* podes trazer a tua merenda ou comer o almoço vegetariano que estará lá à venda.

ATENÇÃO "SUPERPOLÍCIA" ELES DIZEM QUE «A 1 DE MAIO SOAMOS O ALARME». AINDA É AGREDIDO COM UMA EMPADA DE LEGUMES !!!

Povo rico, povo pobre e povo indiferente

Ao ver a capa da Sabado, vieram-me à memória as magníficas fotos de uma exposição que vi no Porto sobre "O Livro Vermelho de um Fotógrafo Chinês".




Poderia dizer que, do "bando dos 6" da capa da revista, pelo menos os senhores da EDP, da PT, da Galp e da Sonae, entraram descaradamente no meu bolso.
Ainda por cima, fui eu que os procurei!


Mas não, o objectivo não é esse.
Estou em crer que muitos portugueses gostariam de ver aquelas cabeçinhas expostas na praça pública, ostentando o respectivo "adereço" com os lucros obtidos nestes tempos de crise.



Contudo, lamentavelmente, as razões para tal atitude não seriam muito elevadas.
A sua fotografia ficaria tão bem na capa da revista...

Uma sociedade mais equilibrada, não lhes diz nada!
A redução do fosso entre ricos e pobres,é uma balela!
Especulações, abusos e ganância desenfreada, são uma fatalidade!



E o papel interventivo do Estado, ou seja de todos nós?
O Estado é um ladrão, são todos iguais, só querem é ... etc etc etc

OK, fica assim!

Confirmado? Só se for o mau jornalismo...

Editorial do DN:

Do alerta útil ao alarme inútil , onde, subordinado ao tema da gripe suína é referido:

(...)Mas há coisas que estas organizações (Oraganização Mundial de Saúde) não controlam. O efeito de uma manchete de jornal, por exemplo. Uma notícia falsa. O equilíbrio, a diferença entre o alerta útil e o alarme excessivo é muitas vezes decidido nos jornais e televisões, (...)

Concordamos, mas vejamos a 1ª página do referido jornal:
CONFIRMADO?
Afinal
O "alarme inútil" estava na própria casa ...

28/04/09

Até quando?


Cardoso Jardim:







Não irei comentar se a Marinha deveria fazer um esclarecimento público sobre a tal «confusão». Espero que, quem tenha dúvidas sobre a personalidade do autor destas frases, fique esclarecido!


A referência ao comportamento da "Marinha" no 25 de Abril, essa sim, é extremamente grave.

O "Exército", em tempo oportuno deu a devida resposta através do célebre Coronel Lacerda !

Aguardemos ...


Uma coisa é certa. Cardoso Jardim desconhecia qualquer informação sobre os preparativos do 25 de Abril.

Obviamente!!!


Dizia ele em 1973:

(...) bem se andou em mais uma vez alertar a Nação contra os perigos da subversão


Mal informado.

FELIZMENTE ...

27/04/09

Cá te esperamos!


Os melhores para a Casa Pia


Como os leitores deste blog constituem a nata dos mais bem formados deste país, com exclusão daqueles que o lêm só para fazer "o relatório", aqui vai uma informação para divulgarem:


Divulguem... até dia 3 de Maio
AVISO
Encontra-se aberto procedimento concursal comum, para constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, com vista ao preenchimento de 59 postos de trabalho previstos no mapa de pessoal da Casa Pia de Lisboa, IP, nas seguintes carreiras:
Ref. A - Técnicos Superiores, para a área de psicologia (licenciatura em Psicologia), para ocupar 13 postos;
Ref. B - Técnicos Superiores, para a área de serviço social (licenciatura em Serviço Social/Política Social), para ocupar 10 postos;
Ref. C - Técnicos Superiores, para a área de acolhimento residencial (licenciatura nas áreas de Ciências de Educação, ou Ciências Sociais e Humanas), para ocupar 15 postos,
Ref. D - Assistentes Técnicos, para a área de acção educativa (12.º ano de escolaridade), para ocupar 4 postos;
Ref. E - Assistentes Operacionais, para área de apoio geral ou especializado (escolaridade obrigatória), para ocupar 17 postos.
A formalização das candidaturas deverá ser feita nos termos precisos constantes no Aviso n.º 8206/2009, publicado na 2.ª série do Diário da República de 16/04/2009, no prazo de 10 dias úteis após a referida publicação.
Formulário
A formalização das candidaturas deverá ser feita nos termos precisos constantes no Aviso n.º 8206/2009, publicado na 2.ª série do Diário da República de 16/04/2009, no prazo de 10 dias úteis após a referida publicação.
http://www.casapia.pt/Default.aspx?tabid=145


Eles merecem o melhor!

Suínos versus suínos




Gripe suína:


As acções das companhias aéreas tombam mais de 7%


As praças europeias caem mais de 1%


Em Nova Iorque, os preços do crude descem 5% para 48,99 dólares




Contudo, nem todos lamentam este "incómodo" da epidemia, havendo entusiasmo e alguma esperança por dias melhores:


"Se o número de vítimas (da gripe suína) continuar a aumentar, o dólar deve ganhar terreno nos mercados internacionais", disse hoje o BPN Paribas numa nota aos clientes.

25/04/09

Jardim dos fascistas


Cardoso Jardim, na sua crónica de 25 de Abril no seu Jornal da Madeira, repete até à exaustão (a nossa, claro) a acusação de «fascistas» e «hordas de fascistas», aos que apelida de «comunistas» (nós sabemos o sentido extremamente amplo que dá a esta designação).


Cardoso Jardim, arauto do regime marcelo-salazarista na Madeira de então, não lhes perdoa aquela sacanice do 25 de Abril ...

A cambada dos progressistas

Uma ditadura estúpida e inculta, onde os vermes dos seus espias consideravam que o termo "progressistas" podia constituir uma grave acusação para os visados.


Onde a acusação de ter «ideias avançadas», podia ser condenatória, como consta nos Livros de Registo de Presos da Pide!


Santa Comba Dão, 35 anos depois:

Que raio de nível cultural atingiu uma população, que autoriza que os seus eleitos autárquicos escolham este dia para homenagear o chefe daquela escória.

O próprio Salazar classificaria de progressista e ideia avançada, a ementa de "porco no espeto" para festejar o evento ...

24/04/09

Abril de novo ou um novo Abril?



Um ano depois do 25 de Abril de 1974, Augusto Abelaira, intelectual combatente do salazarismo, lamentava que a educação e a cultura continuassem inadmissivelmente desfasadas dos esforços desenvolvidos em outros campos da Democracia.
E acrescentava:
Desfasamento extremamente perigoso, capaz de sufocar (por ausência) a liberdade que as nacionalizações, em princípio, nos prometem. Perigo de morte, em suma.
Tinha razão, Augusto Abelaira. Durante os 24 anos seguintes, deixámos que governos da mesma tonalidade democrática, subjugassem a educação e a cultura, à ditadura do economicismo castrador.
Por isso, em 2009, preparamo-nos para festejar um 25 de Abril caído na mediocridade do banal, do ritual sem amanhãs, interpretado por alguns venerandos “capitães” na indiferença da geração precária.
Agarremo-nos, com unhas e dentes, à esperança de partilhar o sonho (e porque não a raiva) com aqueles que também querem o seu Abril, olhando para o futuro, criticando o presente.
Não desgastemos a imagem da data, com frases consumidas pelo tempo e engarrafadas pela luta eleitoral.
Vamos pôr a educação e a cultura, como pratos do dia-a-dia, porque a crise que nos puseram sobre os ombros não se combate apenas entre economistas.
Porque o perigo de morte, não era um cisma de Augusto Abelaira em 1976!

23/04/09

O sítio certo


Jerónimo de Sousa deu uma entrevista na revista do grupo religioso IURD, aproveitando para classificar o Bloco de Esquerda como uma "nebulosa".


Julgamos que o espaço escolhido para estas declarações, esse sim, é que é uma nebulosa.

Longe de criticarmos as opções religiosas de cada um, achamos, no mínimo, muito pouco claros os destinos dos chamados dízimos e ofertas.


Mas, perguntar-me-ão, plenos de curiosidade:

- Qual a diferença entre dízimo e oferta?


O bispo Paulo Roberto, incutido pelo próprio Espírito Santo, esclarece :

Nos dízimos, Deus vê a nossa fidelidade para com Ele; nas ofertas, Ele vê o nosso amor e a nossa dedicação à Sua Obra


Para melhores esclarecimentos, nada como ir ao próximo Congresso Financeiro, onde será feita uma palestra dedicada exclusivamente às pessoas que têm e desejam concretizar seus objectivos económicos e precisam de uma palavra de motivação. O Bp. Alfredo Paulo e todos os Bispos e Pastores do país se reunem em um só lugar com o objectivo de interceder pela concretização dos seus sonhos.


O Bispo, Dr. César Ribeiro também dá conselhos aos empresários na referida revista:

Compete a quem gere os negócios conhecer o tempo oportuno de fazer a poda (!!!) e manter as suas organizações limpas (...)


Jerónimo de Sousa, atenção às más companhias ...

22/04/09

Hoje o céu vai estar mais iluminado

As oito investigações que a Autoridade da Concorrência tinha em aberto, desde 2004, sobre alegadas práticas anticoncorrenciais no mercado dos combustíveis, foram arquivadas.


Em outros países não conseguiram provar a existência de cartel e nós, que até somos um bocado fraquinhos em descobrir corrupções e ilegalidades, só conseguimos provar que nada ficou provado.


Por esta razão, vai haver festa rija no circuito de abastecimento de combustíveis.

Champanhe e para comemorar, uns discretos aumentos.

Não esqueçam o fogo de artifício!

Porque

Os preços dos combustíveis sobem depressa e descem devagar

É o efeito FOGO DE ARTIFÍCIO!

21/04/09

Patria o muerte. Se não vencermos, pelo menos um empate!

Suprema honra, concedida a este marujo, de assinar o Livro de Honra do Principado da Pontinha.



E tendo como testemunha, um velho candelabro, com o qual o Príncipe derrama lágrimas de cêra, nas noites mais tenebrosas, pelos recantos do seu forte e cuja luz projecta nas suas paredes um encantado esteio de resistência ao dragão, que tudo seca à sua volta, caíram no Livro de Honra as seguintes palavras:
Venerando Príncipe
Cumprimento "Aquele" que corajosamente, do alto do seu forte, enfrenta poderes ocultos e principalmente, poderes incultos!!!
Um grande abraço deste marujo
para si, Príncipe
e para o "Joaquim"
Roberto Robles
17Abril2009
Para os ignorantes, que não leram a História do Principado da Pontinha, o "Joaquim" é um simpático esqueleto, conselheiro-mór do seu amo e senhor. Para todos os efeitos legais, ele será o Egas Moniz deste rochedo à beira-mar plantado (como o outro ...), respondendo por eventuais "desvios ideológicos" do seu soberano!

Eu Vital


VÓS, IDEALISTAS
ELES, EXPLORADOS

Não será preciso recorrer à bola de cristal


Sócrates vai hoje à noite à RTP para uma grande entrevista.

Defendemos o esclarecimento dos portugueses, mas, no caso em apreço, aconselhamo-lo a ir ao teatro ou a tomar uma amarelinha com os amigos, uma vez que lhe poderemos transmitir o essencial das declarações de Sócrates.


Freeport - Será dito que o caso tem apenas contornos políticos e ... cabala, cabala e cabala.

Situação económica - Anda por aí uma oposição irresponsável, realmente há uma crise económica vinda de fora para dentro, mas...já foram tomadas dezenas de medidas, ah e os desempregados os mais desfavorecidos estarão debaixo da asa do governo

Presidente da República - Não senhor, tudo bem, ambos queremos o melhor para o país, bla,bla,bla. Querem criar uma cabala presidencial, mas não existem cabalas, é tudo ficção de uma oposição irracional.

Críticas - Dirigidas ao descontrolo de MFL, porque já fizeram asneira no Congresso em pôr o BE nos píncaros da oposição ao governo. Apelo ao voto útil, tudo deve ser resolvido num duelo ao sol entre os dois grandes pistoleiros e como um é coxo, então venha a maioria que permitirá o cenário idílico de produtivas manadas a pastarem nas verdejantes pradarias. Só não falará nos machos dominantes, que vão à frente da manada para comerem a erva mais saborosa...

20/04/09

Nuno da Cama Pereira

PPM: Nuno da Câmara Pereira passa "tormento" no mar a bordo de traineira
Nuno da Câmara Pereira sentiu o apelo dos marinheiros aventureiros.
Identifique-o no video. Vai à proa, com camisa de pescador.

19/04/09

Crónica de uma viagem redonda


Todos os marujos sabem que uma viagem redonda é aquela que termina no porto de partida.


Contudo, este cruzeiro, não me deixou no ponto de partida, uma semana mais tarde.

Fiquei a saber que aquele que nos diverte durante os 7 dias, trabalha cerca de 13 horas por dia, ininterruptamente durante os 6 meses de contrato. E ainda lhe sobra humor para os outros...


Num momento de lucidez, arrepiei-me por integrar um cenário dos excessos do "Tudo Incluído", a meia-dúzia de milhas da fome generalizada da costa africana.


Confirmei que o povo marroquino tem a sua imagem prejudicada pelo comportamento da minoria que absorve a área do turismo.

Um povo disperso pela necessidade de sobrevivência, vítima da religião para benefício de uma monarquia endeusada e arcaica.


A satisfação de passar pelas Desertas e fazer a aproximação ao cantado presépio da encosta do Funchal. Um presépio repleto de cidadãos orgulhosos da sua terra, divididos, contudo, entre aqueles que querem o seu quinhão de ouro, mirra e incenso, transportado pelos reis magos do poder e aqueles que simplesmente querem usufruir dos seus direitos de cidadania.


Finalmente, a entrada fluvial mais bonita do mundo, para pisar a terra da eterna dúvida do "Será agora?"

Será agora que nos vamos munir de meios para um combate eficaz à corrupção e ao enriquecimento ilícito, às desigualdades que põem ricos e pobres a caminhar em sentidos economicamente opostos e à indiferença perante a coisa política, que o fatalismo salazarista reduzia ao conceito da «política para os políticos»?


A viagem redonda podia ter-me colocado numa cidade flutuante, onde as dezenas de nacionalidades presentes, poder-me-iam mostrar que a globalização nos deixa mais próximos.

Infelizmente, ESTA globalização também facilita a exploração dos mais débeis!


16/04/09

Funchal pela proa

5 ANOS DEPOIS, APROADO À MADEIRA, GRACAS A UMA STAR!

Parece o anúncio de um filme do Olímpia, mas é com muita satisfacao que deixarei para trás as escarpas agressivas das Canárias e usufruirei da aproximacao à ilha onde desenvolvi amizades e outras coisas menores!

11/04/09

Pardalito coxo mascarado de águia


Quique declarou:
“As maiores dificuldades é que temos de fazer três pontos, frente a uma equipa que vai dar uma boa oposição e temos que mudar a imagem do último jogo.


Quando é que fez esta declaração?

Não interessa, aplica-se em qualquer altura ...


Os clubes em risco de descida de divisão, olham gulosos na esperança de o calendário ainda os contemplar com uma visita ao estádio da Luz ...
E o coxo é o pobre do Mantorras ...

Regresso ao futuro

10/04/09

Tem problemas de coluna, Durão Barroso? O Professor Sócrates resolve-lhe o problema


O poder Socrático, caso não se tivesse refugiado no porão da arrogância, teria um terror enorme dos humoristas.

Na nossa história recente, estou a lembrar-me do Herman, alguns tiveram elevado sentido crítico político, a que correspondiam grandes audiências de baixo escalão etário.

Depois, bem, depois foram descendo de deck, até chegarem ao porão dos bem instalados, sem direito a grandes audiências.


Onde situar Ricardo Araújo Pereira?

Culto, educado e corrosivo, merece o lugar que ocupa no humor nacional.

Algumas das suas crónicas valem mais do que dezenas de comícios da oposição. Para os jovens, é claro. Mas são estes, principalmente os que vão votar pela 1ª vez nestes 4 anos, que poderão desequilibrar as tendências eleitorais. O resto será função da conjuntura.


Vejam esta pérola, que arrasa Durão Barroso:

« Ainda no âmbito da visita de Barack Obama à Europa, uma última nota sobre o papel desempenhado por Durão Barroso, que foi nenhum. Devo confessar, no entanto, que estou preocupado com o estado de saúde de Durão Barroso. Primeiro, porque Durão Barroso está a ficar sem sobrancelhas. Não se trata de uma metáfora política, estou a ser literal: neste momento, Barroso tem apenas três ou quatro pêlos em cima de cada olho, o que é razoavelmente inquietante. Segundo, temo pelas costas do nosso antigo primeiro-ministro. Obama veio lamentar a política internacional seguida por Bush e prometeu um novo rumo. Barroso, que na cimeira dos Açores ajudou Bush a concretizar a política que Obama critica, disse agora estar maravilhado com a mudança prometida pelo novo presidente. São pinotes que devem fazer mal à coluna»


Mas não percam o resto da crónica.

Festa Mayday 17 de Abril 22 horas no Ateneu Comercial de Lisboa

Parágrafo único - A escravatura laboral continuará, desde que esteja conforme com os elementares princípios de modernidade e requinte. Será abolida quando as vítimas nos derem um grande pontapé.




Festa MayDay
17 de Abril :: 22:00h
Ateneu Comercial de Lisboa(R. Portas de Santo Antão, 110à Praça dos Restauradores)

Há cada chefe mais tarado ...




Estamos a ver, um entusiasmado e imaginativo chefe, a elaborar a ordem de serviço na cave da sua casa e muito para além da meia-noite:

- Blusa decotada, perfume agressivo, saltos altos, roupa interior escura ...

Consta que, na versão inicial, ainda estava prevista a proibição de trazerem chicotes, algemas e outros adereços sado-masoquistas!


"The day after":

- Margarida, vai ter um processo disciplinar por trazer roupa interior escura!

- Não é verdade, chefe, é branca!

- Prove-o!

09/04/09

Vêm aí as soluções ...

Uma pequena revolta destruiu um muro recente que pretendia separar ricos e pobres, a 25 km a norte de Buenos Aires.


O Alcaide de San Isidro, um bairro onde vive a alta burguesia, acedeu ao pedido dos proprietários que se queixavam vítimas de uma onda de roubos, mandando construir um muro de tijolo.
Dezenas de habitantes do bairro carenciado vizinho, repuseram a "decência", manifestando-se ao som de tambores.
Atenção, fabricantes de tijolo em Portugal, aumentem a produção ....

Em que ficamos, carago?




A gravidade do nosso quotidiano

Hoje tive de ir a Setúbal com uma certa urgência.

A auto-estrada tem vários quilómetros em obras, com limite máximo de 80km/h.


Ia com pressa, por isso pus o meu Punto negro, com 10 aninhos feitos em Janeiro, nos 100 km/h.

Só vi traseiras de carros a afastarem-se, nem um me fez companhia...

Felizmente não cumpri o limite de velocidade máxima, no mínimo teria provocado riscos de acidentes e teria que ouvir um "oh empata, não sabes que não se pode parar na faixa de rodagem?"

Acelerei

e tal como me diz o meu mestre de Yoga, quando o "abdominal superior" já atingiu o limite de pré-ruptura, sorri e usufrui do momento!


Está no DNA dos portugueses. Regras de segurança colectivas ou quaisquer outras que interfiram com o nosso super destino, só servem para inspirar anedotas de alentejanos.


Será grave?

Para além de uma mão cheia de mortos anuais, nada de especial...

Tão pouco será grave, a procissão de atropelos à lei perpetrado por banqueiros, empresários e outras "pessoas de bem", não deixando de fora os executores que, lá por estarem na cauda da pirâmide, também terão os seus "méritos".


Este mal nacional, que nos permite fazer a ponte com os países africanos estupidamente ocidentalizados, conduz a estranhos conceitos de civismo do cidadão médio.

São esses parâmetros implantados na nossa sociedade, que ainda nos torna condescendentes com as "espertezas políticas"(para já) do nosso Primeiro,

o qual, por sua vez, o leva a concluir que

«Durão Barroso é o melhor para a Europa e o melhor para Portugal».


Se D. Barroso é o único sobrevivente da Cimeira do Crime dos Açores, porque não havemos nós de sobreviver nas auto-estradas?

Vá lá, Punto negro, tenta chegar aos 120 km/h ...

08/04/09

Aos pontapés no mexilhão

Gozam com o povo


Generaliza-se a falta de confiança nas instituições

Põem-se de acordo, só os consumidores ficam de fora

Polícia mente



DEPOIS ADMIRAM-SE!
CHAMAM-LHES SELVAGENS
E DIZEM QUE "NÃO TÊM MANEIRAS" ...

24 de Abril, sempre!


Cardoso Jardim mantem a sua coerência com o passado, com o presente e com o futuro:




Orgulhoso, declama:


"o 25 de Abril é para comemorar com quem é democrata"




Com os "comunistas"? Abrenúncio satanás!!!!




Ele é que diz quem são os "democratas".


Não será preciso, nós advínhamos ...

07/04/09

Não é para um homem rir


Os "brancos de olhos azuis" não conseguem olhar para o lado:

Barack Obama, ao entrar no número 10 de Downing Street, teve a simplicidade de cumprimentar o polícia que estava à entrada, o qual ficou tão "radiante" que resolveu estender a mão ao primeiro-ministro inglês Gordon Brown, que nem sequer o viu.


Outros negócios de brancos:

Durão Barroso, «o único da cimeira da vergonha que quer ficar no activo», - Fernando Nobre

06/04/09

Ainda a Cultura do Medo


Fúria do Cajado também tem as suas fraquezas.

Perdoem-me se agora vou falar de vaidade, mas ... é para meu gozo pessoal!


Da Madeira, mais propriamente do blog O Garajau, uma pérola pessoal que, quer queiram quer não, vão ter de partilhar comigo:

- «Finalmente, mas por motivos bem distintos (opostos), vou ter de eliminar o link para o Blog "Fúria do Cajado", do Comandante Robles, pois há um erro qualquer no Blogger que não faz a hiperligação para o mesmo. Mas vou continuar seu assíduo leitor!! Foi o único homem, desligado da política, que "teve-os" no sítio e enfrentou o grande timoneiro»


Já agradeci:

Obrigado por me proporcionarem um sentimento de feliz compensação por não ter usufruído do "abraço de urso" e das consequentes mordomias a que os "cubanos" eticamente flácidos costumam ter direito.


Contudo, recordo um extracto da carta que escrevi ao Presidente do Governo Regional, em 2005:

- Sr. Dr. Jardim, por muito que lhe custe, ficou evidente que a CULTURA DO MEDO não me envolveu nos seus braços; contudo, curvo-me respeitosamente, isso sim, perante aqueles que, vivendo o quotidiano nessa Região, ousam fazer da sua verticalidade um hino à coragem e à esperança de virem a usufruir a Autonomia na sua verdadeira plenitude. Acredite que tive o privilégio de conhecer muitos deles e garanto-lhe que amanhã serão mais, "assustadoramente" muitos mais!

Fim de semana quase alucinante


Pergunta do Cajado:

- Haverá vida para além dos penaltis do Cardoso (Benfica) e do outro senhor do Estrela da Amadora, do qual não me lembro do nome, apenas sei que não lhe pagam o ordenado, o que é normal neste país?


- Sim, existe, embora um pouco acessória para a multidão dos alienados!


Este fim de semana falou-se de coisas dramaticamente importantes:


A ADOPÇÃO

No dia 15 de Maio a Assembleia da República vai debater a proposta de instuticionalizar o Dia Nacional da Adopção de Crianças.

Esperemos que interesses mesquinhos de carácter partidário não interfiram,


PORQUE


Segundo fontes oficiais, apenas 305 crianças portuguesas das 15 mil a viver em instituições estão aptas para serem adoptadas. Em 2006, 1.933 candidatos a pais adoptivos tinham já sido avaliados pelos serviços da Segurança Social e estavam em condições de adoptar, contudo mais de 400 continua ainda em lista de espera desde 2003.

Saibam mais no excelente blog http://nosadoptamos.blogs.sapo.pt/


OS GENÉRICOS


Pontos de vista diferentes da Ministra da Saude e da Associação de Farmácias, têm de ser esclarecidos.

"A receita médica é para respeitar" diz a Ministra.

Assim, ficamos todos, incluindo a legião de reformados com graves dificuldades económicas, dependentes do critério do médico e dos interesses dos Laboratórios (com L grande).


LEVANTAMENTO DO SEGREDO BANCÁRIO


O combate à corrupção e ao enriquecimento ilícito, passa obrigatoriamente por seguir o rasto do dinheiro; e esse caminho leva-nos a becos sem saída caso não avance o levantamento do sigilo bancário.

O G-20, mais preocupado em passar uma mensagem de optimismo e segurança aos cidadãos, limitou-se a uns tímidos sinais, escolhendo uns bodes expiatórios do enorme leque dos chamados paraísos fiscais.

O capitalismo, na sua pior expressão, está apenas "em remodelação para abrir com nova gerência".

Preparem-se para uma falsa nova era.

Esqueçam os Bancos, vivam as Oficinas do Dinheiro.

Esqueçam a Wall Street, viva a People Street.

Esqueçam o Berardo, viva o Bernardo.

05/04/09

Quadro típico da velha "Madeira Nova"

O General mete na ordem as tropas autárquicas.
O povo, longe, mantem respeitosamente a distância.
A Igreja sempre presente na "fotografia"

(foto roubada a http://missaocamaradelobos.blogspot.com/)

E. Amadora - nada / Benfica - ainda menos


Os jogadores do E. Amadora não treinaram durante a semana.


Os jogadores do Benfica parece que nunca treinaram juntos

Ninguém quis arriscar

A resposta não era fácil. Como não é fácil, em Portugal, incomodar os intocáveis.
Mas, de Inglaterra, vem mais uma , para juntar à "cabala" do Freeport.
É altura de os intocáveis porem em causa a "mais velha aliança da Europa"


04/04/09

Ansiedade percorre todo o país

De quem serão estas manitas, orgulhosas de ter o Glorioso nas mãos?

Para saber tem de ler o próximo "número" do Furia do Cajado



Uma perspectiva de Abril


O "post" sobre a promoção do Coronel Jaime Neves - "Já se ouvem as botas do Salazar" - mereceu do Comandante Costa Correia,


"seriamente implicado" no derrube do regime marcelo-salazarista e já aqui citado como um dos mais ilustres militares desta geração da transição,


o seguinte comentário:


" Realmente tenho curiosidade em conhecer as razões "estritamente militares" que fundamentam uma proposta de promoção de um militar na situação de reforma. A não serem claras, deduzir-se-ia que serão razões políticas -logicamente fora da competência de um conselho de chefes militares. Será então curioso verificar a atitude dos responsáveis políticos respectivos: ou corroboram (e criam precedentes quanto a propostas de chefes militares), ou não aceitam (e provocam os inevitáveis pedidos de demissão). "Inevitáveis" ? "


Claro, directo e irreversivelmente crítico!

A Névoa começa a dissipar

Logo que começei a ler os jornais, a canção de Gabriel O Pensador não me saiu da cabeça.


Chegou a hora de acabar com os marajá!

Hoje eu tô feliz

(Minha Gente)

Hoje eu tô feliz

"Matei" o Presidente



Domingos Nóvoa é um pequeno presidente, mas temos de começar por qualquer lado ...


Se você também assinou a petição, cante também!

Se não assinou, haverá muitas mais oportunidades...


03/04/09

Já se ouvem as botas de Salazar


Fúria do Cajado também emite opinião sobre a promoção a major-general do Coronel Jaime Neves.


As razões "estritamente militares" que fundamentam a decisão do Conselho de Chefes do Estado-Maior para promover este Reformado, desmontam qualquer argumento de condenação desta decisão.


Ao que consta, este Coronel na Reforma tem sido visto fugazmente, emboscado na fronteira, pronto a repelir qualquer tentativa de invasão comunista!


Contudo, tudo isto tem uma certa lógica. É só pensarmos um pouco ...




Hipocrisia no Seguro

A hipocrisia política tomou o eléctrico para S. Bento, subiu as escadas do Parlamento e simulando que não conhecia os cantos à casa, perguntou onde era o hemiciclo.


Como já anda há muitos anos nesta actividade e os anos pesam, foi com reconhecimento que aceitou o braço do partido no governo (neste caso o PS) para instalar-se na respectiva bancada.

Pelos ares que se dá, veio para ficar bastante tempo!


Dúvidas?

Elas são tiradas por quem lá está e os conhece por dentro e por fora.

José Seguro declarou para quem o quis ouvir:

- Os governos não têm interesse em que os deputados tenham mais meios para os fiscalizar

- Quem está sentado no Parlamento são os partidos e não os deputados


São frases proferidas dentro de um certo contexto?

José Seguro, importa-se de ser mais claro?


- Chegou-se no Parlamento português a esta situação: com a reforma do regimento do Parlamento, os deputados passaram a ter o direito de contratar assessores (antes não tinham); só que não o podem fazer porque não há verba.


02/04/09

Piratas e piratas


A fragata portuguesa Corte-Real, que se encontra nos mares da Somália a combater a pirataria naquela zona, tem estado a responder a "dois ou três pedidos falsos por dia", situação que se repete com os restantes vasos de guerra.


Um pouco mais abaixo, mais propriamente na costa de Moçambique e há 38 anos passados, a situação não seria muito diferente.

No rescaldo do caso "Angoche", os navios da Marinha recebiam regularmente pedidos de ajuda provenientes de navios mercantes que viam periscópios, movimentos suspeitos, etc etc


Ontem como hoje, os fretes do comércio marítimo precisam de argumentos para dispararem os seus valores e consequentemente os respectivos lucros.

A grande pirataria não anda de "piroga" ...

01/04/09

Areia para os olhos



Lê-se no Portal do governo que o Contrato é celebrado entre o MAI e qualquer município interessado e respeita as áreas de segurança pública, prevenção da criminalidade, segurança rodoviária e protecção civil.


A constituição de uma equipa multidisciplinar para atacar sustentadamente os problemas acima referidos deve merecer o aplauso do Fúria do Cajado.


CONTUDO, PREFERIMOS ESPERAR PARA VER!


Este contrato prevê na sua 1ª clausula que os outorgantes comprometem-se a criar um Gabinete Coordenador de Segurança Municipal ....


Recordemos que há alguns 6 ou 7 anos foram criados, com pompa e circunstância, os Conselhos Municipais de Segurança, aos quais agora se vêm juntar os Contratos Locais de Segurança e por inerência, os Gabinetes Coordenadores de Segurança Municipal.


Para contrariar a minha suspeita que os objectivos políticos já foram atingidos com a divulgação e mesmo pelo arranque desta nova iniciativa, sendo perfeitamente secundário tudo o que se venha ou não a desenvolver consequentemente, gostaria que fossem inspecionados os trabalhos e resultados dos actuais Conselhos Municipais de Segurança.

A minha experiência pessoal, como integrante de um deles na qualidade de cidadão, leva-me a caracterizá-los como UMA VERGONHA!


Após um período longo em que se simulou o exercício das suas competências, salvaguardando-se, acima de tudo, que não desenvolvesse trabalho que pudesse interferir com o sagrado espaço autárquico, ultimamente deixou simplesmente de reunir e de "existir".


Aleluia, vida nova. Agora durante mais uns anos, vamos avançar para os tais Contratos, Gabinetes e outras marionetes do domínio do Faz de Conta!

Esgota-se a paciência saber que, lá para Outubro, tudo vai voltar à doce calmaria ...

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)