16/05/09

DEMOCRACIA DEFICIENTE


Nesta visita do 1º Ministro à Madeira, Cardoso Jardim sai, literalmente, pela porta dos fundos.


Cardoso Jardim não é pessoa para se isolar. Aliás, prefere, francamente, ser transportado aos ombros, como «única pessoa importante no partido».



Por outro lado, é significativo que Sócrates tenha encontrado na Madeira, um dos poucos locais onde, nos últimos tempos, não tenha sido apupado.

Para tal, existem tantas explicações quantas as opções políticas de cada um:

- Sócrates apresentou-se, na Madeira, com uma bandeira branca e Cardoso Jardim concedeu-lhe umas tréguas

- O PS/M, segundo versão de Cardoso Jardim, fez um bom trabalho de mobilização de apoiantes, através de SMS's

- O PCP/M não tem a mesma capacidade de mobilização do PCP, versão na cabeça de Sócrates, Mª Lurdes Rodrigues, Santos Silva e outros


A explicação do Cajado:

A Madeira é uma DEMOCRACIA DEFICIENTE, com parâmetros de "normalidade" pouco exigentes e onde até este 1º Ministro se encaixa.

Cardoso Jardim, tem noção das limitações da sua capacidade de mobilização, tendo optado apenas por silenciar a sua comunicação social e por um amuo presidencial.

Se esta DEMOCRACIA DEFICIENTE tivesse a sua origem em distúrbios de ordem mental, provavelmente o seu CHE ter-se-ia refugiado nas praias de Porto Santo com uma boina cubana.

Afinal, manifestou-se por uma retirada heróica ... pela porta dos fundos!

2 comentários:

Andesman disse...

Sinceramente, tenho sérias dúvidas que fosse Sócrates a empunhar a bandeira branca.
Miguel Mendonça, presidente da ALM fez há tempo uma visita mal explicada (propositadamente?)por iniciativa própria(?)a Lisboa para falar com o seu homólogo da Republica e com não se sabe mais quem. AJ, tem feito umas viagens secretas que se recusa a explicar os motivos; a Bruxelas e Lisboa. Diz-se por aqui que a situação das finanças regionais está tão ruim que ele tinha que fazer alguma coisa; e que AJ através de emissários pediu esta visita.

Depois de AJ ter dito em tempos não muito distantes sobre Sócrates: "O MAIOR INIMIGO DA MADEIRA VAI SER CANDIDATO A PM. TODA A GENTE SABE QUE SÓCRATES É UMA PESSOA SEM VERGONHA. EU COMPARO SÓCRATES AO MUGABE DA EUROPA. ESSE CAVALHEIRO MAL SE APANHOU NO POLEIRO ROUBOU A MADEIRA." Agora afirmou que a Madeira receberia o PM de braços abertos.

Sócrates como é seu hábito, esteve ao ataque; sem que lhe colocassem a pergunta, explicava que a Lei das Finanças Regionais era uma boa lei para a RAM e para o país. Assumia que há divergências entre o governo da República e o GR. AJ, que gosta imenso, como se sabe, de ser sempre o actor principal e de falar; manteve-se em silêncio. Claro, que AJ se manterá mais ou menos assim, até ver os resultados práticos da visita de Sócrates. Depois, se não for tão frutuosa como espera dirá umas enormidades; mas se der bons frutos dirá na mesma umas "bojardas" e voltará à guerra que é a sua única forma de estar na política.

RR disse...

Infelizmente, os responsáveis políticos ou vêm à Madeira beijar a mão de AJJ (J. Gama), ou vêm fazer de conta que vieram à Madeira(Cavaco Silva) ou porque já era uma vergonha o 1º Ministro não pôr lá os pés.
Acredito que as finanças locais estejam pela rua das amarguras, mas o objectivo é aguentar até ao fim do mandato. Depois, a próxima geração que pague a despesa e o povo suspirará pelos tempos de AJJ.
Maquiavélico.

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)