Lista dos Países e Territórios mais instáveis do Mundo (01/03/08), segundo 24 factores incluídos em 5 grupos (políticos, sociais, económicos, externos e segurança civil/militar):
- Gaza and West Bank
- Somalia
- Afghanistan
- Sudan
- Cote d’Ivoire
- Haiti
- Zimbabwe
- Chad
- Democratic Republic of Congo
- Central African Republic
22. Iraq
e dos mais estáveis:
- Vatican City
- Sweden
- Luxembourg
- Monaco
- Gibraltar
- San Marino
- Lichtenstein
- U.K.
- The Netherland
A boa posição do Iraque (22º) torna-o um país atractivo, onde poderá optar por uma estadia ociosa num bunker americano ou, para os amantes de desportos radicais, um passeio por um bairro típico de Bagdad (onde pode sempre ser apanhado num animado fogo cruzado) ou ainda por um colorido mercado de especiarias na expectativa de qual dos seus vizinhos será o bombista-suicida.
Eventuais reclamações? - Se mais de 4 mil americanos não reclamaram, porque haveria você de ter oportunidade de o fazer?
2 comentários:
A porta-voz da Casa Branca referiu que o presidente chorou cada uma destas vitimas, mas que o Iraque é agora um país mais livre e seguro...Afinal é possível mentir 2 vezes na mesma frase.
Se eu não soubesse o que é a Jane`s até ria mas sabendo fico atónico com este branqueamento...não encontrando o nome do Iraque nas zonas ou países mais instáveis comecei a suspeitar que os EUA já haviam aceite que se tratava de um protectorado... Quanto ao buncker americano não recomendo pois ainda ontem morreram mais dois americanos na zona verde que mais não é do que um grande buncker! Não acredito nesses números oficiais. As autoridades americanos não divulgam os números verdadeiros porque sabem que perderiam ainda mais apoio e porque sabem que por cada americano morto mais dinheiro é atribuido à resistência e mesmo aos indivíduos que executaram a operação concreta. Este dinheiro fortaleceria ainda mais a resistência em homens, armas e moral. Aliás, os milhares de estropiados que regressam aos EUA tem um melhor efeito psicológico do que os mortos. Estes são rapidamente esquecidos enquanto que aqueles lembram aos potenciais recrutas que a guerra não é um jogo de vídeo como insinuam os recrutadores militares nas suas acções junto dos liceus, universidades e bairros pobres. Os números oficiais falam em c/ de 40.000 feridos...porque existem vários graus de gravidade não faço ideia o que é que incluem nesse números.
Enviar um comentário