10/03/08

A cultura de nabos como alternativa à criação de burros


O maior feito histórico da contestação à educação em Portugal pôs nas ruas entre 80 e 100 mil pessoas.
9 999 998 de pessoas em Portugal ficaram impressionadas com este feito (as outras 2 chamam-se Sócrates e Mª Lurdes Rodrigues)
É um facto para a história das manifestações em Portugal.

Mas...

A verdade é que todos os Domingos, dezenas de milhares de portugueses enchem os estádios de futebol, havendo determinados jogos que só não ultrapassam as 80 mil presenças, por limite de lotação.
Só o jogo do Benfica com o já despromovido União de Leiria, teve 30 mil espectadores; com a transmissão televisiva, este número dispara substancialmente.
Mais ainda. Durante a semana, as discussões e as piadas reduzir-se-ão a este tema.

Convidamo-lo a uma breve experiência:
- Sente-se numa bancada de um estádio e concentre-se nos comentários, berros e discussões que o rodeiam, durante uns breves minutos:
Perceberá, nesse curso intensivo de 10 minutos, 80 a 90% das razões pelas quais o usufruto da Democracia em Portugal terá um longo e penoso caminho a percorrer.
São as razões que, ainda durante vários anos, nos levarão a adular a arrogância e a prepotência, a praticar o racismo e a discriminação, mesmo que disfarçados, a aceitar o produto do trabalho como uma esmola do patrão e a considerar a cultura e a educação como um complemento que «não dá alimento para a boca»!

O que é preciso é que o Benfica vá à Liga dos Campeões da próxima época...

1 comentário:

Luís Costa Correia disse...

Muito bem observado!
Embora não sendo exclusivo dos adeptos de futebol portugueses, não deixa de ser triste ver (e ouvir) como tantos ficam obcecados até ao ponto de perderem o controle de si mesmos quando em estádios de futebol...

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)