11/03/08

O luxo do TGV em tempo de crise


Jacques Marseille, professor de Economia na Sorbonne:

Um célebre economista americano (falecido em 1929), Thorstein Veblen, coloca a questão da seguinte forma: como distribuir um produto de luxo? O que ele propõe é: “Coloque um vestido de um tecido luxuoso numa montra. Se o sistema for o de uma economia de mercado, se fixar um preço de 400 euros para o vestido, não o vende. A 1200 euros, sim.” Esta teoria continua actual. Porque o produto de luxo tem de se distinguir. Uma das minhas alunas demonstrou, num estudo sobre o preço a que era vendido o lenço Hermès desde 1937, que cada vez que o preço subia, o lenço vendia melhor.
Em tempos de crise, o produto de luxo caro lisonjeia o ego elitista do comprador.


«Portugal não pode ficar de fora da rede de alta-velocidade de toda a Europa» - J. Sócrates

1 comentário:

Anónimo disse...

Baixa-Chiado: Câmara quer suspender PDM para antecipar quatro projectos
11 de Março de 2008, 14:07

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