05/07/09

Honduras "orgulhosamente só"

A situação política nas Honduras está a clarificar muitas coisas.


A Organização de Estados Americanos (OEA) decidiu, por unanimidade, suspender as Honduras da entidade.


USA

Unanimidade significa que os EUA também aprovaram.

Contudo:

- Os EUA mantêm uma grande base militar nos arredores de Tegucigalpa e os principais responsáveis militares hondurenhos foram formados na antiga Escuela de las Américas. A assessoria militar norte-americana está directamente ligada à hierarquia castrense das Honduras.

- Uma parte da posição norte-americana, está inserta no site da rádio oficial de propaganda do regime norte-americano, controlada pela CIA, a Voz da América.


Estaremos perante uma gloriosa "América" a falar a 2 vozes?

Ou a mesma voz, com 2 discursos diferentes, conforme os ouvintes?


EPISCOPADO

O governo golpista recebeu o apoio da Conferencia Episcopal hondurenha.

A actuação (dos golpistas) foi na legalidade, disse o porta-voz da Conferência Episcopal.
O cardeal acusou Zelaya de, pelo contrário, ter "incorrido em muita ilegalidade", exortando-o a não regressar ao país.


Os "iluminados" foram ainda mais longe:

«Cada nação tem o direito a definir o seu próprio destino, sem pressões unilaterais...»

Como sacerdotes do culto, não se esqueçam, nas suas preces, de pedir para Cuba seguir o seu próprio destino, sem pressões do Bispo de Roma ...


SOLIDARIEDADE ACTIVA

Foi anunciado que Cristina Kirchner, presidente da Argentina, e Rafael Corrêa do Equador, acompanhariam Zelaya no regresso ao seu país!

Não haja dúvida que no continente onde nasceu Che Guevara o sangue corre mais quente nas veias.

1 comentário:

Júlio Almas disse...

Quero agradecer a todos os que expressaram a preocupação em relação ao assunto e o tomaram como sério e urgente.

Escrevo pelo facto de achar que muitos de vós não estarão a compreender na totalidade o que referi na carta ao senhor director do Jornal do Seixal.
Preocupa-me o facto de alguns de vós, entenderem este problema como um problema político quando existe um problema muito mais complexo que nos envolve a todos sem excepção.
Vejo, é claro, a responsabilidade dos nossos políticos. Vejo-a neles como a vejo em mim e em todos nós. No entanto compreendo que deleguem nos políticos a responsabilidade de serem por nós responsáveis.
É certo de que os nossos responsáveis políticos regionais, não se apercebem do que tem internamente, mas se não lhe chegar a informação necessária para que actuem em conformidade, nunca saberão que existe algo mais do que parece existir. Pois, eles também lêem os nossos jornais e como todos nós, não se apercebem do que lhes passa mesmo ao lado.
E afirmo o facto de que isto não é exclusivo do nosso concelho. Isto é exclusivo de todos os municípios que constituem no seu todo, o país que temos e as pessoas que temos.
Vi, recentemente, a notícia de que a nossa grande pianista Maria João Pires está prestes a renunciar à nacionalidade portuguesa. Vi apontado o dedo às constantes politicas nacionais em relação à cultura. É verdade que têm a sua quota-parte de culpa.
Mas serão eles os únicos culpados de tão terrível situação?
Não posso expressar a minha opinião objectiva sobre tal artista pois declaro-me um apaixonado de Chopin e, consequentemente, da Maria João Pires. Mas quantos de vós podem dizer que não estão a ver a apresentação em directo do nosso Cristiano, em detrimento da notícia secundaríssima da nossa pianista?
O que quis dizer e reforço, é que é de todos nós a responsabilidade de preservar e aliciar o esforço cultural dos nossos munícipes.
São os tablóides locais, os meios primários que possuem as ferramentas para o fazer. Se me indigno por me expressar contra o facto de um director de um jornal regional, não fazer esforços de construtivismo noticioso cultural, é porque vejo neles o primeiro travão ao desenvolvimento cultural neste município.
No entanto, fico contente pelo facto de todos os que expressaram a sua opinião, de o fazerem de forma construtiva. Mesmo que o tenham feito erradamente, demonstram a preocupação de que temos todos de fazer mais e melhor.
Fico profundamente triste por o senhor director do Jornal do Seixal expressar-se contra mim de forma tão destrutiva e incompreensível. De ter pensado que falo em meu nome e estivesse à espera que o senhor me colocasse na 3ª página do seu jornal com fins promocionais e pessoais.
Como já devem ter percebido, não necessito, agora, de nenhum empurrão dos meus munícipes, dos meus jornais ou dos meus políticos. Mas existem muitos jovens, como o nosso jovem designer, que necessitam do nosso apoio para construírem uma brilhante e merecida carreira, seja qual for a área dos seus trabalhos.
Quero, aproveitar, para comunicar a todos vós que de todos os meios de comunicação social a quem enviei a Carta Aberta, só alguns dos blogues municipais se interessaram pela Carta e a publicaram. De todos os jornais e rádios municipais e regionais a quem enviei a carta, só um é que me respondeu.
Peço desculpas pelo facto de ter referido o Boletim Municipal na Carta e de este ter sido o único jornal a quem me esqueci de enviar a Carta. Ao Boletim Municipal, as minhas desculpas.

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)