13/07/08

Agora sim. Somos os maiores!


Esta será a foto mais significativa da recente história de Portugal.

Esta superfície oceânica, com a respectiva coluna de água e fundamentalmente, o leito onde assenta essa coluna de água, constituem o mais recente espaço onde se exerce a jurisdição portuguesa.
Esta "conquista" é identificada por Rainbow e tem 2215 hectares, o correspondente a 4000 campos de futebol (a mais conhecida medida métrica em Portugal) e situa-se a 40 milhas para lá da ZEE dos Açores ( "Lá está, sempre o favoritismo dos bandalhos de Lisboa", dirá Cardoso Jardim).

É um campo hidrotermal, significando que esconde segredos importantes para a investigação científica e conhecimento de novas formas de vida.

Nele habitam bactérias quimio-autotróficas, mexilhões gigantes, poliquetas, camarões, lapas e caranguejos. Deverá ficar interdito a colheita de espécies e de intervenções no fundo do mar
A comunidade internacional entregou-a à nossa guarda ... (1ª piscadela de olho...)

Após este pequeno passo, Portugal poderá estender a sua Plataforma Continental, podendo alargar a sua área de jurisdição, em cerca de 15 vezes o rectangulo "cubano".

Significa um fantástico salto para o futuro, considerando que o "petróleo" dos nossos bisnetos estará na enorme panóplia de fontes de riqueza, escondidas pelo leito dos mares.

Mas, atenção, a comunidade internacional está a jogar na nossa tradicional inércia e na canalização dos nossos orçamentos para obras
que possam perpetuar o nome do governante, o que não é o caso.
Assim, temos até 13 de Maio para concluir o processo que justifica cientificamente a extensão da nossa plataforma continental.
O nosso futuro custa 15 milhões de euros!
Considerando que foram postos 15 mil milhões de euros portugueses em paraísos fiscais, será que não vão sobrar uns trocos?

O futuro mapa de Portugal (imagine-o em 3D e o limite exterior da área):

Sem comentários:

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)