08/12/07

"Quer manga curta ou comprida?"


SERRA LEOA

O estado moderno de Serra Leoa foi fundado como uma alternativa para resolver o problema demográfico da entrada de centenas de escravos libertados, dando-lhes uma pátria.



Em 1995 instalou-se a guerra civil com as tropas rebeldes a massacrarem milhares de vítimas. Os rebeldes aliciaram para suas milícias crianças e adolescentes que nada tinham a perder, a não ser a própria vida miserável, e, liderados por guerrilheiros adultos, entregavam-se à truculência, matança e estupro, cortavam barrigas de grávidas, e decepavam mãos e braços. Antes de retalharem as vítimas, perguntavam: “Quer manga curta ou comprida?”. A resposta determinava se cortariam o braço da vítima no punho ou à altura do ombro. Essa situação levou a ONU a embargar a importação de diamantes e intervir no país.


A Serra Leoa é o país mais pobre do mundo tendo o pior Indice de Desenvolvimento Humano e, além disso seu PIB é baixíssimo, e, para se manter, recebe uma pequena ajuda humanitária de outros países.


Esta ex-colónia britânica, constitui um exemplo macabro daquilo que foi o colonialismo e das suas terríveis consequências. No caso em apreço, consumado pela "civilizada" Inglaterra.
Haverá forma de pagar estas dívidas?

2 comentários:

amsf disse...

Serra Leoa ou Liberia?

A Libéria Capital Libreville) foi fundada a pedido de escravos libertos (EUA - séc. 19) que queriam voltar à mãe África. O John Taylor está a ser julgado em Haya. A história recente destes países é muito semelhante pelo a estória da manga curta ou cumprida tem acontecido em alguns deles.

RR disse...

Efectivamente as histórias da Serra Leoa e da Libéria confundem-se, o que não acontece com a designação das suas capitais:
Libéria- Monróvia
Serra Leoa - Freetown
Gabão - Libreville
mas a moral da história é a mesma, ou seja, crimes do colonialismo e da escravatura que deram em barbárie.

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)