05/09/10

Cara ou coroa?

Portugal pode ser apontado como um exemplo quando se trata de medidas da União Europeia de controle de ordem pública (com toda a carga negativa histórica da referida "ordem"):

- Foi um dos 5 países europeus (e só 5...) criadores da Gendarmerie Europeia (Eurogendfor). Esta decisão foi aprovada pela direita parlamentar na A.R. (PS, PSD,CDS)

- A Eurogendfor (segundo a sua própria definição) é uma força operacional, pré-organizada, robusta e rapidamente projectável, capaz de desempenhar todas as funções policiais, no âmbito de uma operação de gestão civil de crises (O céu parece ser o limite segundo o seu conceito estratégico)




- Esta "organização" é chefiada por um Coronel da GNR


No reverso desta medalha, Portugal apresenta-se como um caracol lesionado, quando se trata de dar cobertura a directivas europeias da mínima defesa decente do que sobra dos direitos dos trabalhadores:
- Segundo a DIRECTIVA 98/59/CE de 20 de Julho de 1998, relativa à… aproximação das legislações dos Estados-membros respeitantes aos
despedimentos colectivos, os Estados-membros devem prever a existência de procedimentos administrativos e/ou judiciais para fazer cumprir as obrigações instituídas pela presente directiva a que possam recorrer os representantes dos trabalhadores.
- Os trabalhadores da empresa Pinhosil foram recentemente despedidos por SMS. São mais 18 que tiveram azar... de Portugal estar mais vocacionado para a defesa da ordem pública!

Sem comentários:

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)