01/09/09

Anonimato - talvez um dia se faça um congresso


"Escrever sem assumir responsabilidades."


Foi a opção mais votada por aqueles que quiseram pronunciar-se, neste blogue, sobre o anonimato na blogoesfera.




A nossa sondagem (pobre, por sinal) não mostrou nada de relevante. "Escrever sem assumir responsabilidades" aparenta ser uma acusação de fuga às responsabilidades.


Contudo, os comentários a que esta sondagem deu origem, apontam razões compreensíveis de auto-defesa, quando o poder que nos cerca recorre a meios pouco lícitos de contra-ataque.

Vejamos alguns extractos dos referidos comentários:

Costa Correia:
A NetEsfera, algo de novo na história da comunicação entre as pessoas, irá entretanto criando as suas próprias regras, juridicamente traduzidas e inseridas no quadro da normal relação entre as pessoas, e que inevitavelmente incluirão formas de cooperação internacional no sentido de haver sanções para quem as infrinjam - embora aqui possamos assistir quer a restrições provocadas por estados autoritários, quer ao desprestígio dos que acolham sistematicamente quem se queira colocar á margem do que seja ético.
J.S.Teixeira:
Samuel Cruz, candidato a Presidente da Câmara Municipal do Seixal pelo PS, utiliza um pseudónimo (HSerejo) para lançar calúnias e ofensas contra o executivo CDU da Câmara Municipal do Seixal.
Anónimo:
Aqui (na margem Sul), o anonimato é uma necessidade, pois o clima de intimidação daqueles que lutam contra a ditadura do PCP/CDU, é uma realidade.Aliás o processo contra aqueles que contrariam o PCP, é muito simples e processa-se em três passos: tentativa de aliciamento, intimidação e suborno.O livre pensamento não existe e o clima de coacção nesta democracia musculada é verificável e constatável nos diversos blogs que os contrariam.
Anónimo:
Tirando autores dos blogues, todos os comentadores são anónimos.Pôr um nick name, ou um nome completo, ou anónimo não é tudo a mesma coisa.A não ser que fosse publicado, o nome a morada e o número do bilhete de identidade, e mesmo esses teriam de ser confirmados.
Robin:
Existe também a chamada personagem, que no meu caso é 'Robin', sou conhecido por um núcleo já bem alargado de pessoas, permanecendo anónimo para a maioria dos portugueses. Acho, que a bem de alguma privacidade, é uma opção a considerar.
Anónimo:
Hoje já todos conseguem distinguir entre aqueles que mesmo anónimos, devotam o seu empenho à causa da cidadania, à defesa de interesses difusos, e mantêm há muito espaço cibernético com seriedade e credibilidade( ...e na sua generalidade são anteriores aos blogs dos politicos), ou numa formulação mais terra-a-terra” Quem faz e fará a diferença são e serão sempre as pessoas.
A denúncia e a desmistificação comportam riscos, nalguns casos elevados tanto mais que feita por cidadão anónimos até porque ao contrário dos politicos não têm partidos que os defendam.
Esquerda Desalinhada:
Razões para o anonimato? Fui saneado duas vezes e passei dois periodos de 4 anos na prateleira sem nada para fazer, só porque sou de esquerda e pouco atraído pelos produtos partidários. O importante é a divulgação das ideias, não tanto quem as lança. Quanto a ofensas, não pratico mas gosto de manifestar o desprezo por mandarins, corruptos, vigaristas e politiqueiros
Albarquel:
Nunca ofendi ninguém, mas já fui por diversas vezes ofendido, nomeadamente em assuntos que metem o Pólis e a Câmara de Setubal ao barulho, aparentemente deixei algumas pessoas cheias de 'azia'. Assim, escrevo anónimo, pois pelo menos, protejo-me de ataques pessoais..querem atacar alguma coisa, que ataquem os meus posts, as minhas ideias, e nunca quem sou ou o que faço


Nesta abordagem mais ou menos aligeirada do anonimato na blogoesfera, podemos retirar algumas ideias perto do consensual:

- O anonimato é um instrumento de protecção pessoal, face a suspeitas ou a factos de retaliação do poder;

- Facilita a denúncia do cidadão, o qual não possui a capa protectora dos partidos políticos;

- O anonimato é preferível à falsa identidade com objectivos de auto-promoção política

- Caminhamos para a regulação internacional de funcionamento da blogoesfera, com todas as suas vantagens éticas e com todos os seus inconvenientes cerceadores da liberdade individual.


Salvo uma ou outra excepção, os comentadores apresentaram apenas as vantagens (compreensíveis) do anonimato.

Nesta análise meteórica do problema do anonimato na blogoesfera, é imprescindível enunciar alguns dos seus mais sérios inconvenientes:

- Denunciar injustamente situações ou pessoas na praça pública, muitas vezes sem o seu conhecimento e inerente incapacidade de se defenderem

- Cair na ofensa e calúnia, sem qualquer sentido crítico

- Eliminar critérios minimamente éticos, provocando o descrédito de toda a construção meritória da rede bloguista.


Digo eu ...

6 comentários:

J.S. Teixeira disse...

O anonimato é, de facto, um grave problema na blogosfera, mas é relativo.

Todos nós temos uma identidade virtual quando acedemos à internet, chama-se Internet Protocol e embora a plataforma blogger não o permita, existem outras que permitem manter um registo dessa identidade nos comentadores. Poderão dizer que facilmente se ludibria esse sistema, não é verdade e já o provei noutro espaço.

No entanto, já fui apelidado de fascista por manter um registo contínuo da identidade dos meus comentadores, mas a necessidade apenas se mantém exactamente por causa da conclusão a que chegou na sua sondagem.

De facto, recebo todos os dias diversos comentários que por vezes são injuriosos e mesmo ameaçadores não só para mim como para a minha família e é óbvio que não os tornando públicos, guardo-os para prevenção de acidentes futuros.

No este pseudo-anonimato é necessário para essas pessoas. Foi engraçado, há uns tempos, ter recebido uma série de comentários que me ameaçavam fisicamente e depois, através dos registos, verificar que quem fazia estas ameaças era trabalhador da CMS (com certeza não filiado na CDU) e que fazia estes comentários apenas em horário de expediente.

Creio que poderia ter desenvolvido mais este aspecto que também é muito falado na blogosfera local.

No entanto, parabéns por ter aprofundado esta temática.

José Sousa e Silva disse...

Parabéns pelo "Inquérito" e pelas suas conclusões.
Conquanto a "amostra" seja reduzida contém intervenções de grande qualidade das quais destaco as do meu estimado amigo Luís Costa Correia e a de um senhor que assina "Albarquel" (muito honesta e pertinente) com as quais concordo em absoluto.

Robin Setubal disse...

Sendo filho orgulhoso de um dos muitos 'Capitães de Abril' que permaneceram no anonimato, ainda do tempo em que era complicado ser do contra, não me irei esconder atrás de nenhum anonimato. Digo e assumo o que penso e sinto-me bem com isso. Crio personagens para puder de alguma forma manter uma privacidade que muito prezo. Tenho já um numero razoavel de personagens, sendo a minha ultima criação, uma interessante quarentona, que se dá pelo nome de Maria P. Morais. Candidata à Camara Municipal de Setúbal pelo partido M.A.C.A.U. que eu criei no ciberespaço, para me divertir e para voltar aos bons tempos da minha juventude em que fui activista politico, actividade que abandonei no final dos anos 70.
Quem por lá passar, verá certamente que o seu autor não tem uma boa opinião sobre a classe politica actual, que maioritariamente, simplesmente não presta.

grazia.tanta disse...

Curioso este debate. Pela minha parte só recebi um ou outro comentário mais idiota e reaccionarote mas, passei por cima. Aliás mantenho aberta a área de comentários e o endereço de email está disponível. Pior é a ausência de debate na blogosfera, pelo menos nas áreas em que me movo - política à esquerda. Parece haver uma auto-satisfação do pessoal que contrasta com a situação em que vivemos, com a escalada dos poderes contra a multidão em geral, a exigir muita atenção, concertação e radicalização

Anónimo disse...

Independentemente de uma ou outra forma em que os intervenientes se apresentem:
-quem se serve da net para fins menos próprios, é fácilmente detectado independentemente de se identificar com algum nick name ou de ser anónimo, pois a “escrita” acaba por funcionar com uma assinatura , ou signo, uma impressão digital, e como na vida... a uns prestamos atenção, a outros não!Com uns convivemos e nos relacionamos, com outros já sabemos com o que contamos!
-Julgo que podemos constatar, que a intervenção anónima do cidadão através deste meio, numa sociedade em que cada vez mais os individuos estão ostracizados, sem meios de socialização ou contacto humano, a blogosfera concede ao individuo a possibilidade de poder existir como pessoa, intervir, dar sentido à existência saciando de algum modo as necessidades de desenvolvimento pessoal.
-Como na vida, somos enganados por algum tempo..mas não para sempre! Isto para introduzir a questão, de que se numa abordagem inicial pode prevalecer a imagem de que a informação inadequada e até infame repugna o iniciado nestas lides, como na vida...passamos a seleccionar, e a partir daí a desenvolver aquilo que realmente importa – a partilha do conhecimento - o desenvolvimento pessoal- a entre ajuda na formação de massa critica.
-Se a globalização tornou cada individuo em mais um número a serviço de uma máquina, a máquina subverte-se e reintroduz a humanidade.Talvez o que estejamos a discutir seja a idade do processo?...talvez seja a reacção de quem o dominava e o utilizava em detrimento de outros ?...talvez de quem pense que em terra de cegos quem tem olho é rei...e até quando?
Como na vida....a vida acaba sempre por encontrar o equilíbrio...que como sempre será mais tarde desiquilibrado...etc, etc.

Júlio Almas disse...

Peço algumas desculpas por tão tarde expressar a minha opinião sobre o assunto.
Não faltará um campo que indique a opção de denunciar sem medo de represálias. Ou algo que possam as pessoas expressar aqui que se sentem inseguras ao se identificarem.
Júlio Almas

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)