14/05/08

Voando sobre um cemitério de pinheiros


O meu bairro foi exercer o seu direito de cidadania. Foi à sessão pública da C.M. do Seixal, defender os seus direitos e os nossos direitos.
Às 3 da tarde de um dia de trabalho, é óbvio que os 20 ou 30 moradores que lá estavam, representam a vontade de muitos mais que não puderam ir.

A destacar:
- A intimidação verbal do Presidente da Câmara sobre o elemento da Associação de Moradores, a qual não me pareceu muito consentânea com os objectivos de uma sessão pública
- A razão que assiste ao Pres. da Câmara de se insurgir contra eventuais falsidades transcritas em blogs regionais. Confesso-me incapaz de analisar se o Seixal é um concelho onde é compreensível o anonimato. Há tantos!
Neste blog assume-se tudo.
- As declarações contraditórias que não me deixaram muito descansados. Um vereador a dizer que o pretenso abate ilegal de pinheiros para construção dos acessos à nova urbanização (Alto da Verdizela) está de acordo com o Alvará e resulta apenas de um mal entendido entre a Câmara e o I.C.N. e o Pres. da Câmara a dizer que irão ser apuradas responsabilidades e proceder-se à reflorestação da zona.
- Outro vereador a dizer, incompreensivelmente, «que não há qualquer problema e que iremos falar com os representantes dos moradores da Verdizela» com o Pres. da Câmara a corroborar.
Não é verdade, há centenas de problemas, um problema por cada um das centenas de pinheiros que foram ilegalmente abatidos e para os quais não há Edital que os reponha.
- Finalmente, as palavras do Pres. da Câmara, referindo que os acessos à nova urbanização serão repensados para outra localização e a zona atingida indevidamente, será objecto de reflorestação.
Estaremos atentos! A vitória dos moradores precisa de ser consumada, mas o ambiente já saiu derrotado e humilhado, mas isso já não estranhamos ... temos é que não nos habituar.

4 comentários:

Anónimo disse...

Intimidação????...dos arautos do diálogo e da democracia...não pode ser!
Vou já reclamar aos eleitos uma acção contra V.Exa. (com o dinheiro dos contribuintes, é claro) para tão vil e baixa difamação.
Porque é que há tantos anonimatos nos blogs regionais?...se pela Verdizela não se sabia porquê, já tiveram a resposta..ou pelo menos começaram a ver a ponta do iceberg.
Quanto ás certezas e afirmações das verdades dos nossos edis, melhor que eu, o a-sul e outros blogs regionais podem esclarecer-vos sobre as realidades das promessas camarárias.

rita disse...

Sinto-me bastante indignada com a imagem com que me deparei nos últimos dias...

Moro na Verdizela á 1ano mas desde sempre que aqui vim...neste momento parece isso mesmo, um cemitério de pinheiros.
Aquilo que tanto prezávamos, o silêncio, a natureza, agora mais parece que caiu uma bomba onde antes era um belo alto preenchido com pinheiros com mais de 20anos...
Como tal é possível? Temos de nos questionar e fazer alterar o que aqui se passa. Não podemos fechar os olhos a tamanha destruição! Será que a pena??? Ou será apenas mais um amontoado de prédios onde antes milhares de árvores e de animais habitavam???

Não podemos deixar que o dinheiro (que a câmara do Seixal tanto deseja) leve á destruição de uma herdade de tal dimensão...

**

rita disse...

Sinto-me realmente indignada com o que vejo acontecer na Verdizela...
Moro aqui á cerca de 1 ano mas desde sempre aqui vim... o que antes era natureza, silêncio, calma...agora parece mais vir a tornar-se num amontoado de cimento!!!
Como será possível tal projecto..tal destruição???
Agora mais parece que caiu uma bomba onde antes era um alto preenchido com pinheiros com mais de 20anos...
Onde antes habitava natureza querem agora colocar uma estrada de 15m de largura...
É impossível não ficar chocada!

Não podemos permitir que tal situação aconteça... são cada vez menos os espaços naturais ao nosso alcance...não podem destruir uma herdade destas para dar lugar a um amontoado de prédios!!
Será isto que a Câmara do Seixal pretende?? Vender tudo o que tem de bom em nome do dinheiro??

É URGENTE alterar este projecto!

Anónimo disse...

O que fizeram com os representantes dos moradores da Verdizela é o que normalmente fazem com quem se digna tão somente a questionar as decisões, a querer saber os porquês e os fundamentos.

O excutivo camarário tem uma postura profundamente anti-democrática e a voz dos que discordam do que quer que seja é sempre maltratada e enxovalhada! Se não dá a cara é porque é anónimo, se a dá é porque é um direitista a favor do grande capital e que não tem em atenção os interesses das classes operárias. Basta assistir mais vezes a Assembleias Municipais ou a Assembleias de Freguesia!
No fim vai toda gente beber um cafézinho e fica tudo bem! Resolver alguma coisa ou escutar os munícipes não interessa!

E é assim que, hoje tal como no passado noutras zonas do concelho, as coisas acontecem, meia dúzia de "arruaceiros" reclamam, são maltratados, a CMS garante que se trataram de equívocos e que tudo se resolverá e, com o passar do tempo não é que tudo se acaba por fazer de acordo com o que era pretendido inicialmente... Normal no Concelho do Seixal!

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)