15/04/08

JEFFERSON, MEU CHEFE


" 6 Reais até ao fim da Vila, não paga o ar condicionado"
Foi assim que o Jefferson surgiu nas férias do Cajado.
Jefferson, 15 anos, traduziu seu cartão de visita:
- tinha a mãe em Salvador, era proprietário do seu Bitáxi (máquina de 4 lugares, incluindo o condutor e o cliente pedalante-auxiliar) e tinha nome de Presidente americano.
No dia seguinte, vimos o taxi de Jefferson estacionado no centro da Vila.
A busca do proprietário envolveu 2 moleques e mais alguém que disse ir chamar seu filho(...).
Cinco minutos mais tarde o "Presidente" apareceu.
E a "bandeirada" começou.
Homem vai atrás para ajudar nos troços mais difíceis.
Mulher, mais fraca, vai na frente (talvez para, na eventualidade de embate frontal, preservar o passageiro mais útil...o que pedala!
A viagem de cerca de 1 km(ida e volta à pousada) "virou" propaganda de "Presidente com sondagens em alta":
- o cliente-pedalante que usufruisse de conduzir uma máquina daquelas, que ele, Jefferson, até nem precisava ajudar, precisava não...
- que era professor de percussão, no Projecto Criança-cidadã, Fome Zero, a qual beneficiava os meninos carenciados da Vila
- que estava negociando um rádio walkie-talk, para montar em seu Bitaxi.
No curto trajecto, vários amigos o saudaram:
- como vai, meu chefe
-logo te espero, meu chefe
-tudo bem, meu chefe.
E a explicação:
- todos me chamam de "meu chefe", porque é assim que eu trato quem não conheço!
"Meu chefe, me abra portão, tenho clientes da Pousada, com urgência..."
E o Bitaxi passou pelo segurança, com um portuga ofegante a pedalar...
Quase no final, "meu chefe" confidencia que foi um português que lhe deu o veículo e que português é um cara muito bom ( o recado começava a ser passado)
Fim da bandeirada!
Quanto é "meu chefe"?
-12.5 reais, acha bem? (100 reais é quanto custa uma carrinha-taxi nova de 5 lugares, nos 80 km desde o aeroporto)
- ......(sorrisos)
-mais 12.5 reais de volta!
- ...... (sorrisos amarelos)
- não paga o tempo de espera na Pousada, não!(5 minutos)
- ...... (alívio)
Jefferson, meu chefe, tenho peena de não poder alimentar todos os seus sonhos e em cada dia de estadia usufruir do seu Bitaxi!
Generoso é você, meu chefe, que todos os dias alivia turista portuga do "stress do Velho Mundo" e não regateia sonho de criança ainda mais pobre, com aulas de percussão!
Eu te saúdo, Jefferson, meu chefe"

2 comentários:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celular, I hope you enjoy. The address is http://telefone-celular-brasil.blogspot.com. A hug.

Luís Costa Correia disse...

Comovente este retrato do 3.º mundo, e que diz muito sobre a generosa personalidade de quem o escreveu !

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)