22/03/11

Fuma branco


Temos fumo branco!
Desta vez o sinal não é o código cristão de novo Papa.
O fumo branco sai dos reactores 2 e3 de Fukushima

Mas também constitui um importante código:
- Um sinal do elevadíssimo espírito de responsabilidade e abnegação por parte de militares, bombeiros, técnicos e simples trabalhadores que arriscam contaminação para proteger a sociedade. Logo nas primeiras intervenções, o responsável pediu desculpa aos familiares do pessoal empenhado nas tarefas, pelas mais do que prováveis consequências na respectiva saúde. Que exemplo!

- Uma onda de hipocrisia de alguns governos (Alemanha p.e.) que alterou o seu programa de centrais nucleares, face à tragédia de Fukushima.
O programa de modernização ou de criação de novas centrais não estava devida e cientificamente sustentado?
Quais os dados novos resultantes desta tragédia? No Japão, a segurança das populações estava devidamente salvaguardada face aos diferentes e prováveis cenários? Não era uma zona de grande actividade sísmica? Não estava situada junto ao mar e portanto susceptível da acção de um tsunami?
Sempre, mas sempre presente, o terror da opinião pública que condiciona políticos irresponsáveis. Angela Merkel, à boa maneira teutónica, teria todos os elementos disponíveis para uma adequada tomada de decisão. Friamente, os benefícios para a economia suplantariam os riscos da manutenção de centrais atómicas. Este "azar oriental" voltaria, contudo, a opinião pública contra estas medidas. Aposta perdida.

Depois de Fukushima não será fácil intoxicarem-nos com a opção pelo nuclear no seu actual grau de desenvolvimento versus segurança.
Voltem ao estudo e depois voltaremos a analisar.
Honestamente!

Sem comentários:

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)