Boaventura Sousa Santos fez a melhor leitura da "crise" durante o ano de 2010
(...)o acumulo histórico das lutas sociais, de tantas e tão laboriosas negociações e de equilíbrios tão duramente obtidos, é lançado por terra com inaudita arrogância.
A Europa está a ser vítima de uma OPA por parte do FMI, cozinhada pelos neoliberais que dominam a União Europeia, de Merkel a Barroso, escondidos atrás do FMI para não pagarem os custos políticos da devastação social.
A resistência terá nos sindicatos um pilar mas ele será bem frágil se a luta não for partilhada em pé de igualdade por movimentos de mulheres, ambientalistas, de consumidores, de direitos humanos, de imigrantes, contra o racismo, a xenofobia e a homofobia.
(...) não há economias nacionais na Europa e, por isso, a resistência ou é europeia ou não existe
Os movimentos e as organizações de toda a Europa têm de se articular para mostrar aos governos que a estabilidade dos mercados não pode ser construída sobre as ruínas da estabilidade das vidas dos cidadãos e suas famílias.
1 comentário:
1- A União Europeia é hoje o centro estratégico da luta política e económica mundial. É o aglomerado económico mais avançado e produtivo do mundo, com perto de 600 milhões de habitantes. Representa o incremento mais evoluido do capitalismo e das suas representações políticas.
Tem naturalidade debilidades que lhe advem da sua fraqueza em termos de unificação real política e de formação de estruturas castrenses comuns.
2 - E, pois, aqui na Europa que se concentra o maior potencial reivindicativo e progressita do mundo, para onde se viram os olhos de toda a humanidade ávida de progresso.
3 - Nesse sentido, as organizações políticas e sociais dos diferentes países desta UE tem a obrigação de caminhar para um programa comum de luta política e de ruptura de poder.
4 - Para isso, têm de utilizar todas as formas de luta política, desde parlamentar até sindicais, para colocar na ordem do dia a ideia - tipificado em programa revolucionário - de que é possivel forjar um poder novo.
SL
Enviar um comentário