03/01/11

Socialismo ou fascismo, mesmo que este não seja de braço estendido


Boaventura Sousa Santos fez a melhor leitura da "crise" durante o ano de 2010

 (...)o acumulo histórico das lutas sociais, de tantas e tão laboriosas negociações e de equilíbrios tão duramente obtidos, é lançado por terra com inaudita arrogância.


A Europa está a ser vítima de uma OPA por parte do FMI, cozinhada pelos neoliberais que dominam a União Europeia, de Merkel a Barroso, escondidos atrás do FMI para não pagarem os custos políticos da devastação social.


A resistência terá nos sindicatos um pilar mas ele será bem frágil se a luta não for partilhada em pé de igualdade por movimentos de mulheres, ambientalistas, de consumidores, de direitos humanos, de imigrantes, contra o racismo, a xenofobia e a homofobia.


(...) não há economias nacionais na Europa e, por isso, a resistência ou é europeia ou não existe


Os movimentos e as organizações de toda a Europa têm de se articular para mostrar aos governos que a estabilidade dos mercados não pode ser construída sobre as ruínas da estabilidade das vidas dos cidadãos e suas famílias.

1 comentário:

serafim lobato disse...

1- A União Europeia é hoje o centro estratégico da luta política e económica mundial. É o aglomerado económico mais avançado e produtivo do mundo, com perto de 600 milhões de habitantes. Representa o incremento mais evoluido do capitalismo e das suas representações políticas.

Tem naturalidade debilidades que lhe advem da sua fraqueza em termos de unificação real política e de formação de estruturas castrenses comuns.

2 - E, pois, aqui na Europa que se concentra o maior potencial reivindicativo e progressita do mundo, para onde se viram os olhos de toda a humanidade ávida de progresso.

3 - Nesse sentido, as organizações políticas e sociais dos diferentes países desta UE tem a obrigação de caminhar para um programa comum de luta política e de ruptura de poder.

4 - Para isso, têm de utilizar todas as formas de luta política, desde parlamentar até sindicais, para colocar na ordem do dia a ideia - tipificado em programa revolucionário - de que é possivel forjar um poder novo.

SL

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)