09/12/09

Capitalismos

O Almada Fórum é um dos santuários para onde se dirigem em peregrinação as populações da margem esquerda do Tejo.
Como habitante deste subúrbio lisboeta lá fui ontem pagar as minhas promessas.

1ª benção - Cerca de 25 minutos a circulat no piso -2 para estacionar o carro em lugar milagrosamente deixado vago por outro peregrino

2ª benção - Filas, filas e filas. Mais 50 "sacristãos" da Cova do Vapor e seria necessário criar uma fila para ... ter acesso às outras filas

3ª benção - Aproveitando a hora da procissão pela Pizza Hut, Mcdonald's, Casa Chinesa, Comida Indiana e Vegetarianos Ateus, consegui chegar aos cinemas.

4ª benção - Partilhei o Michael Moore com mais 10 ou 12 "sacerdotes". Capitalismo - Uma história de Amor. Nem a designação de Uma História de Amor conseguiu levar uns quantos colegas suburbanos à sala de cinema. Já não é fácil enganá-los ...

5ª benção - O filme. Arrasador mas principalmente extremamente didáctico. Se um dia forem criados Sovietes em Portugal (ao menos na Cova do Vapor), o filme seria projectado aos que estivessem interessados em almoçar. Na verdade saí da sala de cinema com a ilusão que o povo americano já não é o que era.
Só para ver o Reagan a fazer publicidade vale a pena ver o filme. Começa por publicitar produtos de limpeza e acaba como marionete do seu chefe de gabinete.
Depois de denunciar as galácticas falcatruas dos reponsáveis pelo sistema político-económico americano, Michael Moore observa:
Não quero viver num país que tem estes comportamentos. E não vou sair de cá!

Na verdade até nem se tem dado nada mal ...



2 comentários:

Anónimo disse...

mais um grande documentário do M. Moore...a não perder. Hipotecas sobre imóveis, seguros de saúde, privatização de prisões e centros de "correcção" juvenis, corrupção ao mais alto nível, wall street inexplicável pelos próprios, está lá tudo. Vale a pena até pela Internacional em versão swing no final!!

Pedro Santos disse...

O Moore é, sem qualquer sombra de dúvidas, por aquilo que representa em termos de conceito realista/factual nos seus comentários, quer pela sua atitude ética e militante - exponenciada, é verdade, pelo ainda ostracizar de um pensamento de esquerda nos EUA e ao qual ele se está simplesmente marimbando porque se impõe registar a verdade e levá-la às massas.
Este é o único que ainda me falta ver dos seus vários documentários e agora que fiquei a saber que está em Almada já não tenho desculpa para não o ir ver.

Um abraço Robles

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)