31/08/10

Les uns et les autres


A partir de 1 de Agosto de 2010 as condições necessárias para ter acesso ao Rendimento Social de Inserção foram objecto de alterações, tornando-se o acesso de controle mais rigoroso (positivo) e bastante mais redutor em tempos de desemprego e de crise (negativo).

As pessoas têm “direito” ao RSI, mas este está dependente de um “tecto” global, por isso esse direito poderá ser posto em causa – basta o Estado alegar que não tem mais verba.

A quantidade de formulários a preencher é significativo da complexidade do acesso ao RSI, estando-se mesmo a ver o resultado uma vez que é aplicado a pessoas com baixíssimo nível académico:

•Mod. RSI 1/2010 - DGSS
•Mod. RSI 1/1- DGSS
•Mod. RSI 1/2 - DGSS
•RV 1013 - DGSS –
•Mod. RV 1014 - DGSS

Por outro lado, é significativa a dificuldade de controlar a fuga da tributa das manifestações de grandes fortunas.
Dificuldade reconhecida pela Inspecção Geral de Finanças referindo a necessidade de se estabelecer a interconexão de dados entre o fisco e as conservatórias predial e automóvel, como forma de aceder à necessária informação em tempo real.
Significativamente,o Ministério das Finanças nega haver uma solução milagrosa de "interconexão" ou de "rotinas" que a permita obter.

Os milagres do rigor e do apertado cerco tributário, só atingem aqueles que nunca habitarão a ilha dos económicamente superiores!

26/08/10

Castiguemos os palhaços mas não a Democracia

As eleições são a base da Democracia, mas não são a Democracia, são apenas o primeiro passo que periodicamente se dá.
Por isso discordo da forma como o brasileiro "site da Morróida" se refere às eleições (palhaçada), mas concordo que seja denunciada a palhaçada que invade as eleições.
Para lá caminhamos?
Espero que não!

24/08/10

Alerta amarelo




(Ver aqui o texto completo)
Alerta Amarelo

A face oculta do mundo que nos rodeia pesa cada vez mais nas pequenas e grandes decisões que nos condicionam.
Ainda esta semana nos deparámos, estupefactos, com uma declaração de governantes dos EUA classificando como crime a divulgação de milhares de relatórios confidenciais, os quais descreviam operações dos seus militares no Afeganistão, que correram mal ou foram planeadas irresponsavelmente, provocando a morte de centenas de civis.
A indignação destes responsáveis, pasme-se, prende-se com a divulgação dos documentos e não com os assassínios perpetrados indiscriminadamente.

Por terras lusas também temos o nosso quinhão desta face oculta.
Recentemente foi publicada uma lista de individualidades ligadas à Maçonaria. Longe vão os tempos de perseguição às sociedades secretas, hoje aligeiradas com a designação de sociedades discretas. Os seus rituais internos, colados a tempos mais ou menos milenares também não me preocupam.
As minhas dúvidas aparecem quando constatamos que a irmandade não dá passos para além da área do PS, PSD e CDS. «A consonância entre diferentes que querem continuar diferentes», segundo um maçom, pode ser muito significativa. A assumida Obediência Maçónica pressupõe igualmente que um conjunto de Irmãos e Irmãs está sobre jurisdição consentida de uma entidade que detém poder de coordenação sobre estes e a sua Loja. Muito oportuno, um crítico interno da Maçonaria afirmou que esta apregoa a democracia mas não a pratica internamente, porque é pela Obediência.
Recorrendo à explicação de um Presidente de Assembleia Maçónica - «De uma maneira simplista podemos dizer que a maçonaria é um país dentro de outro país», fico ainda mais atento.
A minha estranheza persiste quando confrontado com algumas das suas regras de admissão, nomeadamente a necessidade de ter família constituída e ter um bom crédito nos meios comerciais. Melhor andariam se as apertadas regras de admissão incidissem sobre parâmetros eticamente mais selectivos. A lista de Maçons envolvidos nos últimos anos em redes pouco recomendáveis é assinalável.
Destacamos José Júlio Gonçalves, o único arguido do processo Moderna condenado a prisão efectiva, o cavaleiro tauromáquico José João Zoio, envolvido em negócios ilegais de tráfego de armas, Abel Pinheiro, administrador da Grão-Pará e o ex-homem-forte das finanças do CDS, arguido no processo judicial Portucale e Armando Vara, arguido do processo significativamente designado Face Oculta.
Temos também presente a canga retirada dos ombros do edil Isaltino Morais, quando o Tribunal da Relação de Lisboa reduziu para dois anos a pena de prisão efectiva aplicada pelo Tribunal de Sintra e anulou a perda de mandato do autarca. As suas ligações à Maçonaria deixam no ar muitas dúvidas sobre os caminhos cruzados do lóbi maçónico.
Qual o grau de influência no nosso quotidiano das ditas sociedades secretas, digo, sociedades discretas?
Servirão para satisfazer o nosso apetite pela "teoria da conspiração", com grande importância no aligeirar das nossas próprias responsabilidades ou efectivamente constituem um supra poder, que não se sujeita aos tradicionais processos eleitorais, mas condiciona fortemente os nossos destinos?
Tal como na guerra do Afeganistão, em que alguém sentado numa cadeira no Nevada, controla, via satélite, o bombardeamento de alvos civis e militares através de aviões não tripulados, aqui em Portugal os jogos de poder podem ser manipulados num qualquer santuário de uma seleccionada irmandade.
A “grande consonância de posições” entre a Maçonaria e o Presidente da Comissão Europeia, segundo o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, só pode deixar-nos ainda mais preocupados …

23/08/10

Sócrates simulador

Sócrates, depois de ter simulado que está em desacordo com Passos Coelho, mostra aos adeptos do Benfica como é que o Roberto podia ter defendido aquela bola.


Com a maior confidencialidade


No Outono, Portugal vai ter espiões no Afganistão. O Libano também não vai poder queixar-se porque também será contemplado. Oportunamente ser-lhe-á comunicada a data.

Santos Silva já escolheu o uniforme com que os nossos espiões apresentarão as suas credenciais, o qual foi da criação do conhecidíssimo Augustus. Por razões de poupança, será usado o mesmo uniforme para as recepções oficiais!

22/08/10

Transparência




Sigilo de Duarte Lima em ... segredo

A Ordem de Advogados invocou o estatuto deontológico da classe para recusar fornecer informação à Polícia brasileira sobre o estado do pedido de levantamento do sigilo profissional a Duarte Lima.
Foi o próprio advogado, do advogado Duarte Lima, que declarou que o seu cliente já não estava sujeito ao sigilo profissional desde Março passado.

Trincheira da Democracia

Iamos escrever sobre o discurso de Cardoso Jardim no Dia da Cidade do Funchal.

Iamos comentar «a Ética do comportamento cívico de cada um»
Ou «estivemos sempre nas primeiras linhas quando chamados» (para defender a Democracia...)
Ou ainda «quanto ao nosso patriotismo, este é inequívoco»


Mas estaríamos a desperdiçar tempo e energias.

Faz-nos apenas lembrar o velho grupo de amigos que lhes basta referir:

"Anedota nº 3!"

para todos se rebolarem a rir ...

18/08/10

Os herdeiros

Retirado do testemunho de Justin Sonder, sobrevivente de Auschwitz ainda vivo:

- Aconteceu ao fim de um dia de Outubro de 1944. Ao voltar do trabalho, para a contagem, viram no patíbulo mais um prisioneiro que tentara evadir-se.

Tinha 16 anos, anunciaram os guardas, que leram o seu nome e proveniência: Salónica, Grécia.

Ninguém dizia nada. Estávamos todos a sós com os nossos pensamentos (Será que vai gritar? Vai dizer alguma coisa? E vamos perceber o quê, se não falamos grego?)

E então, num sopro muito curto, um segundo antes de o carrasco o matar, disse uma única palavra.

A sua última palavra, muito baixinho: "Mamã".

Os herdeiros ideológicos do fascismo que construiu os cenários de Auschwitz estão a crescer também aqui em Portugal. E fazem-no da forma menos pacífica que imaginamos. Os próximos tempos o confirmarão ...

Reconheço o enorme esforço para não reagir fora do quadro democrático. Friamente, temos de reconhecer que esse esforço é o reflexo da superioridade da Democracia sobre outras formas abjectas de actuação.

Mas lá que é difícil, lá isso é!






Salvio ou será espezinhado


Depois de um calvário de 3 derrotas, o Benfica prepara-se para anestesiar os sócios comprando 220 quilos de jogadores.

Salvio, jogador excedentário de Quique Flores, é uma forte esperança para o ataque.

O treinador que o lançou diz que é muito bom no "jogo aéreo"

Com 1.73 m e 71 kg, imaginam-se os estragos que esta "torre" fará na grande área adversária ...

17/08/10

Afinal o Paraíso existe


Uns grandes pastelinhos de bacalhau constituem as bóias de salvamento.

16/08/10

Fechos "eclair" esgotados na Madeira


Ou há uma revisão da Constituição, ou isto fica, mais cedo ou mais tarde, como ficou no Estado Novo: os que são pelo regime e os que são contra o regime - Cardoso Jardim, ontem.


Até os papagaios do Jardim dos Loiros cairam dos poleiros com as gargalhadas.


Marcelismo-salazarismo e Jardinismo alimentaram-se descaradamente desta divisão entre apoiantes e "comunas".
Esperemos que agora não haja retaliações contra os pobres dos loiros !


13/08/10

Grande Gaiato


Bebé participou no Mundial deFutebol Sem-Abrigo em 2006


4 anos depois está no Manchester United a ganhar 65 mil euros por mês!

Durante esse tempo, andou por aí, pelo Loures, Estrela da Amadora e Guimarães, enquanto os "olheiros" dos 3 grandes andavam pelo Brasil a comprar ao quilo.



Será desta que os sem-abrigo vão passar a ter outra atenção e dignidade?

Seria bom que constasse que na Casa do Gaiato, onde cresceu Bébe, estão lá outros diamantes por lapidar. Nem que seja para nos lembrarmos que existem...

10/08/10

Quem quer vir jogar pela Casa do Benfica de Serrazes?



O Brasil é uma incubadora de jogadores de futebol. Admito que as escolinhas de futebol já tenham várias "Sinhá Moças" para gerarem jogadores de acordo com a encomenda.

O Benfica precisa de substituir o Di Maria?
Chovem ofertas de todos os cantos do Brasil informando que mora lá o seu clone.
Todos passaram pela selecção de sub-20, clubes ingleses e alemães estão doidos com o garoto, mas ele tem aquela cisma de ir para o Benfica, desde que viu o Luís Filipe Vieira a vender pneus em Alverca.

O Porto quer um defesa central que calce 44, pouco inteligente e com uma irmã interessante para o Pinto da Costa?
Até da Amazónia pode chegar um avião de índios com esse perfil.

O Guimarães quer um jogador polivalente, que "faça" os lugares de guarda-redes a extremo esquerdo e venha praticamente só pela comida?
Coincidência! Acabaram de sair das escolinhas de milhentos clubes, 3756 jogadores que encaixam nesse perfil.

É claro que, se não adquiriram passagem aérea de ida e volta, muitos acabam a jogar na obra do Sô Zé, que só pode pagar quando vender o prédio todo ...

08/08/10

Empresa amiga

Vejam só este mimo!

No concelho de Aljustrel decorreu uma inauguração com a presença de J. Sócrates. A cerimónia deixou um rasto de garrafas de plástico, telas de plástico e caixas de papelão, tendo deixado chocada a população.

A Junta de Freguesia pediu responsabilidades à Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) que garantiu que tinha efectuada a imediata recolha do lixo, mas, mesmo assim, disse que a responsabilidade de limpeza era da empresa que montou a tenda.
A dita empresa, habitualmente contratada para estes eventos, disse que apenas lhe competia a montagem e o levantamento da tenda, mas, MESMO ASSIM, DIZ ASSUMIR "POR INTEIRO" A RESPONSABILIDADE PELO SUCEDIDO!!!
Como não podia deixar de ser ...

06/08/10

Amnésia

Cardoso Jardim sempre foi muito sensível a actos de colonialismo.
Em 5 de Agosto de 2010:
"O momento da revisão da Constituição Portuguesa é um teste a ver se Portugal continua a ser um país colonialista, ou não."

Sempre?
Em Outubro de 1973:
"O Povo tem de sentir concretamente os benefícios a retirar das imensas riquezas que pululam no nosso Ultramar..."

Voando sobre um território de cucos



que engordam, engordam, engordam.

As transferências no defeso continuam ...


05/08/10

Bons serviços ...

Correio da Manhã, hoje:
- Paulo Portas vendeu quando era Ministro da Defesa (2004), por 40 mil euros, a três empresários norte-americanos, o projecto de uma pistola-metralhadora "made in Portugal", cuja concepção terá custado 15 milhões de euros.

Correio da Manhã, Maio 2005:
O ex-ministro da Defesa, Paulo Portas, foi condecorado pelo secretário da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, com a medalha de Serviços Públicos Distintos do Departamento dos Estados Unidos.
Segundo uma nota do Pentágono, a condecoração reconhece “os serviços e liderança prestados por Portas enquanto ministro da Defesa de Portugal”.

03/08/10

Sobrevoando este ninho de cucos

Um entrevistado diz que os procuradores do caso Freeport estão a chamar 'estúpido' ao povo português e que estão convencidos que podem fazer o que lhes apetece porque sabem que nada lhes acontece.
Não, não foi o Falâncio que disse isto, foi o Bastonário da Ordem dos Advogados. Um contestatário este Bastonário? Não, apenas um encarniçado defensor do 1º Ministro.


O novo submarino Tridente foi recebido em patriótica euforia pelo poder político. Dois partidos disseram que era a pior altura para receber o submarino e que não não há como dar um passo atrás!
Teria sido a "extrema esquerda"? Não, foram os partidos que ao longo de anos de poder tiveram a responsabilidade pela respectiva aquisição.
A Marinha acarinhada pelos representantes do povo.


Tenho os poderes da Rainha de Inglaterra!
Podia ter sido dito por Maria Cavaco Silva, mas foi pronunciado pelo PGR. Não satisfeito, arrasa os dois Procuradores encarregues do "Freeport" através ... dos jornais.




Mas o grande "cuco" é retirado de uma capa de revista (não mencionável)

02/08/10

Já !!!

Cardoso Jardim vai pagar o estádio do Marítimo. 62 milhões de euros, mais milhão menos milhão.

Outubro de 2003:
"Alberto João Jardim diz que o dinheiro que a Região teria de gastar para construir um estádio para o Euro 2004 é mais necessário noutras obras
Se tal fizesse, os filhos considerá-lo-iam doido e interná-lo-iam alegando insanidade mental"


Alô, filhos de Cardoso Jardim!!!

Já perderam 6 anos...

Tal Justiça, tal Provedor


O Provedor de Justiça não dorme.


De olho bem aberto quando as "vítimas" pertencem a estratos sociais elevados.

É o que acontece com o pedido de constitucionalidade da lei sobre a introdução de uma taxa de 20% sobre os lucros de transacções em bolsa.

Foi assim com o agravamento do IRS

Foi também o mesmo sobre a criação de um escalão de 45% do mesmo imposto.


Quando estão em causa os mais desfavorecidos, o Provedor passa merecidamente pelas brasas ...


Mas o Provedor também tem outras grandes preocupações.

Instalado num palacete na Lapa, manifestou o desejo de mudança para o Tribunal da Boa-Hora, em "risco de ser transformado num hotel de charme" no centro de Lisboa. As razões apontadas são atribuídas à actual falta de acessibilidade para os cidadãos.

Curiosa argumentação, considerando as acessibilidades do Tribunal da Boa-Hora.


Mas a Provedoria podia ter outras preocupações.

Por exemplo, divulgar que no seu ambito existe uma Linha do Cidadão Idoso (800 20 35 31).

Sabia que ela existia desde 1999?

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)