06/06/11

Hoje é que é dia de reflexão

Sócrates foi esmagado e o Bloco teve uma enorme derrota.

Recuso felicitar os vencedores PSD e CDS. Adoptaram uma estratégia de secretismo relativamente às medidas da troika e no discurso de vitória de Passos Coelho a primeira coisa séria que disse, é que era preciso ir ainda mais além dessas medidas!!! Promete!

Remeti ao último Congresso do BE (7 e 8 de Maio) um contributo que designei por PLATAFORMA DE ARRITMIAS PARA UMA NOTA SÓ.(ver no final deste post)
Nesse documento estavam contidas as razões que, em certa medida, justificam uma parte do desastroso resultado do BE nas eleições, para além do reconhecido contexto internacional que tem levado os países para a direita política quando a insegurança física e económica condicionam as opções do eleitorado.
As razões de ordem interna e externa estão lá bem explícitas.

Por outro lado o BE cresceu desequilibradamente em 2009 quando passou de 8 para 16 deputados. As estruturas do partido não acompanharam o crescimento eleitoral e o fardo foi demasiado pesado para ser carregue apenas pela equipa parlamentar.

O FUTURO:
Creio francamente que agora podem estar reunidas as condições para o crescimento sustentado da esquerda em Portugal.
É impensável falar do futuro próximo dessa esquerda sem o PS, como era impossível que ela fosse construída no reinado de Sócrates. António Costa e José Seguro podem protagonizar essa viragem do PS se aguentarem as pressões dos grupos político-económicos que gravitam na sua área. Estas eleições podem-lhes servir de vacina.
O BE pode agora partir para uma paciente e laboriosa tarefa de consolidar estruturas. Simultaneamente, os "solistas" que gostam de olhar exclusivamente para o seu próprio umbigo, terão de perceber que a sua voz deixará de ter eco interno e pouca credibilidade externa.
Os coveiros do Bloco já rondam o pseudo-cadáver. Pedem a cabeça do F. Louçã. Dava-lhes jeito. Vingavam-se das derrotas nos debates e de um dedo sempre apontado a denunciar abusos.
Tenho indícios concretos que, após este recuo, os aderentes reforçarão a sua militância e saberão recolher sérias conclusões.
É preciso deixar de discutir como se pega numa bandeira quando a manifestação se afasta cada vez mais!

O Mundo e particularmente a Europa, estão em ebulição.
Acampados numa praça árabe, numa praça europeia ou apenas psicologicamente acampados na revolta pela falta de futuro, os jovens poderão constituir os aliados daqueles que caminham para a resignação e para o fatalismo da exclusão de direitos.
O amanhã pode ser inacreditável. O Mundo já não rola à mera velocidade da democracia pouco representativa. Os espectadores também querem entrar em cena.

A derrota do Bloco só terá graves consequências se não forem tiradas ilações.
Amanhã é o primeiro dia de campanha para os próximos desafios.
Podem ter a certeza!  




























4 comentários:

Anónimo disse...

Continuas igual a ti mesmo e por isso sou teu AMIGO há 45 anos. Continua a lutar pelo que acreditas.
Gostei, mais uma vez, do que escreves-te.
Abraço
Necas

RR disse...

E venha mais uma mão cheia de anos.
Apreciei
Abraço

Júlio Almas disse...

Pois.

O que falhou?

O que vai falhar?

Um abraço,

Júlio Almas

RR disse...

Espero que também ajudes a responder a essas perguntas
Abraço
Robles

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)