14/10/10

Auto-flagelação

Com toda a legitimidade democrática, existem organizações nacionais e internacionais que se opõem a guerras ilegítimas.
Em Portugal surgiram, com alguma visibilidade, duas plataformas que aproveitam a Cimeira da NATO em Portugal entre 19 e 21 de Novembro, para defender os seus ideais e condenar os objectivos da Cimeira.
São elas a

e

Dados os objectivos comuns, afigura-se natural que se manifestem no mesmo espaço e à mesma hora.

Lamentavelmente e com um significado que vai para além de uma situação meramente pontual, a PAZ SIM!NATO NÃO! insurge-se contra esta simultaneidade de manifestações de forma inacreditável:
A atitude dessas outras entidades demonstra uma preocupante falta de responsabilidade política e só pode ser lida como uma lamentável tentativa de pôr em causa a natureza, objectivos e características da manifestação que a Campanha «Paz Sim! Nato Não!» está a convocar, para além de constituir um acto de deliberada procura de factores conflituantes;

- A Campanha «Paz sim! NATO Não!» rejeita qualquer tentativa de instrumentalização por parte dessa ou de qualquer outra entidade da manifestação convocada para dia 20 de Novembro, nem permitirá que a sua manifestação seja posta em causa por oportunistas razões de aproveitamento político da mobilização popular promovida pela «Campanha Paz sim! NATO não!».

Com atitudes destas, infelizmente reflexo de outros sectarismos da nossa sociedade, as guerras ilegítimas podem seguir triunfantes a sua marcha.
As "vanguardas" não abdicam da sua auto-proclamação de eleitos e da sua ilusória imagem de exclusividade na condução dos processos!
Uma excelente forma de auto-flagelação de defesa de ideais comuns ...

2 comentários:

amsf disse...

Esta demarcação só seria compreensível se a organização que se demarca tivesse conhecimento de que a outra organização actuasse sob falsa bandeira para denegrir, pela violência e destruição, a sua manifestação pacífica. Se assim não é tratasse apenas de protagonismo. Suspeito que não haverá pessoas sensibilizadas para esta temática para que se façam duas manifestações condignas...

RR disse...

A PAGAM, concorde-se ou não com os seus objectivos, é apoiada internacionalmente pelo International Coordinating Committee No to War que tem tudo menos objectivos violentos.
Se não houver um suficiente número de pessoas, seria mais uma razão para elas se efectuarem no mesmo sítio e à mesma hora, se pretendem atingir os seus objectivos

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)