20/05/10

Verdade/Mentira distanciadas 10cm


A informação já faz parte do ar que respiramos e da droga que consumimos.

Quem domina a informação é um privilegiado. Tudo depende do destino que lhe dá. Em 90% dos casos é em proveito próprio, directa ou indirectamente.


Situemo-nos:

Caderno de Economia da última edição do Expresso.


Secção de Altos ... e baixos:

- Mota-Engil passou a ser a terceira que mais cai na Bolsa, a nível mundial ... no 1º trimestre apresentou lucros abaixo das estimativas dos analistas

O céu a cair em cima da cabeça de Jorge Coelho


Secção "A semana passada", 10cm ao lado da 1ª notícia:

- A Mota-Engil fechou o 1º trimestre com lucros de 3 milhões, um aumento de 26%. As receitas cresceram 2,6% para 495 milhões. Em Angola subiu 42% ...

A cabeça de Jorge Coelho acima do céu.


Espantoso!

A notícia é aquilo que convém a alguns. Por vezes esquecem-se de pagar para apagar outras notícias!

15/05/10

Livra

Este ainda é pior que o nosso Presidente com a história do Papa saber o nome dos netos ...


Tornar obrigatório a educação sexual resume-se a dizer: forniquem à vontade»

Que lata!




Então ele não sabe da nossa crise?

Ainda se tivesse pago com um pequeno milagre ...

Mas enquanto esteve por cá os governantes aproveitaram para malhar nos trabalhadores, por detrás do biombo!

14/05/10

4 de Outubro de 1910


Foi um momento de alguma emoção e que não irei esquecer. - Cavaco Silva
Afinal o nosso Presidente é capaz de transmitir sentimentos!!!

O Papa disse o nome dos meus netos.
Sabia o nome dos seus netos? - jornalista impaciente.

Não, não.
Quando eu chamava: - Mafalda! Ele repetia Mafalda.
Quando eu chamava: - Afonso! Ele repetia Afonso.

No dia em que o Presidente não quis falar das decisões de Sócrates/Coelho que afectarão principalmente os portugueses mais pobres!!!

Se a maioria dos portugueses for atrasada mental, está ganha a reeleição de Cavaco Silva.

13/05/10

Coerência maltratada

O deputado criticou ainda a “voragem economicista, senão mesmo contabilística, do Governo no encerramento de serviços públicos”, e “o desvirtuamento da manifestação da vontade popular”

Quem é este deputado?
Luis Montenegro do PSD nas comemorações do 25 de Abril de 2008

Site do PSD (hoje):

Agora vou pedir perdão às vítimas da Igreja


A hipocrisia do PSD













E O "MENIR DE OURO" DE HOJE VAI PARA ...

















ESTA PÉROLA DO SITE OFICIAL DO PSD:





" Apesar de todas as promessas e de toda a propaganda, a carga Fiscal aumentou ao longo dos últimos 4 anos, sendo bem o espelho do fracasso da política económica do actual governo"


E o que faz o PSD?


Logo que Sócrates dá a mão a Pedro Passos Coelho, subscreve e aplaude ... o aumento da carga fiscal!!!


12/05/10

Peregrinação administrativa

Modernização administrativa. Simplex.

Balelas de propaganda política ou então temos de optar por analisar segundo perspectivas terceiro-mundistas.

Depois de me ter confrontado várias vezes por não conseguir apresentar queixas, pedir certidões e muitos outros documentos através da internet, por me ver confrontado com a necessidade de possuir o Cartão do Cidadão, resolvi partir à aventura de o obter.

Conservatória do Registo Civil do Seixal era o local mais próximo.

Às 10 horas um aviso informava que já não havia senhas para tratar daquela preciosodade, mas na confusão de avisos "pregados" nas paredes descortinei que era possível fazer uma marcação para tratar do assunto.

Afinal isto funciona...

Ligação telefónica, espera, atendimento: - Não, só se quiser marcar para a Amadora.

-Amadora??!! Mas eu moro no Seixal!!

- (Silêncio)

- Obrigado

- Posso ajudá-lo em mais alguma coisa?

- (Ranger de dentes)


Voltei a apostar na deslocação ao local do tesouro. Desta vez, 15 minutos após a abertura da porta, não fosse o diabo tecê-las.

O aviso do dia anterior aparentava não ter sido mexido. A mesma fita-cola, a mesma agressão administrativa: - Já atingiu o limite de senhas (pareceu-me ver o gozo do funcionário ao escrever aquilo)
Faltou-me a coragem para fazer perguntas ou reclamações galgando por cima de uma muralha de figurantes desta modernização administrativa.
O "mercado" estava no auge, bafejado por uma excitante quebra do sistema informático:
- Têm de esperar que o sistema está "emperrado"
- Desliguem tudo e voltem a ligar é o que o meu filho faz com o computador
- Isabel, livra-te, que eu estou no meio de um texto
Deixei para trás o Cartão do Cidadão. Olharei, emocionado e com profunda admiração, os meus amigos que já são detentores daquela jóia.
Talvez um dia ...

10/05/10

O beijo do ministro

Os 100 mil que festejaram no Marquês a vitória do Benfica tinham uma surpresa ao chegar a casa:
- Ministro das Finanças admite (!!!) aumentar impostos.

Talvez na esperança que os benfiquistas chegassem a casa todos bêbados, o ministro escolheu cirurgicamente a ocasião.
Espere pela ressaca!

FCP festeja 3º lugar


Mais dias de férias, carago. Num bamos à Champeons.

08/05/10

Uma coisa chamada país

As fotos mentem?

Só se for por terem o crânio inclinado para a esquerda

29 de Maio

Andam por aí campanhas mortíferas.

A televisão pergunta-nos o que estamos dispostos a sacrificar para ajudar o país a sair da crise.
Recordemos que, substituindo "país" por "nação", já os mais velhos ouviram isto durante o salazarismo.
Os beneficiados já não são os mesmos, mas os filhos ou os herdeiros económicos.

O SIS prepara-nos para a necessidade de acções repressivas. Os camionistas, as associações anti-scut e esquerdas radicais já foram escolhidos como origens de uma escalada no clima de contestação social.
O conceito de esquerdas radicais será definido conforme as conveniências, tanto podendo começar em Manuel Alegre (!) como terminar na cabine telefónica da "Rede Libertária".
Como prova da necessidade daquelas medidas, José Sócrates tem sido ultimamente alvo de contestação agressiva em deslocações que tem feito pelo País ... !!!

Os economistas chamados a terreiro (de direita, porque parece não haver economistas de esquerda), alguns deles retirados do baú do salazarismo, tentam fazer passar a mensagem que temos culpas da crise porque o consumidor andou a gastar mais do que aquilo que ganhava.
Até o recente "movimento" de ex-ministros das finanças quer fazernos crer que não têm a mínima responsabilidade da situação económica nacional e que a culpa é da malandragem.

Vamos então fazer umas perguntas inocentes:
-Os bancos, mesmo no pico da crise, nunca pararam de apresentar milhões de euros de lucros, com a ajuda do Estado?
- Porque é que pagam menos impostos que os restantes portugueses e continuam a ter um tratamento de favor?
- Não foi a cegueira pelo lucro e a desregulação dos mercados financeiros que criaram as condições para que existisse tamanha irresponsabilidade dos bancos, ao ponto de colocar em risco a economia real?
- Quem é que adopta uma política de rendimentos que leva até Manuel Alegre e Cavaco Silva (imagine-se) a considerar escandalosos os prémios e salários dos Mexias desse outro país?
- Vitor Constâncio que aufere um salário superior ao do Presidente da Reserva Federal dos EUA, não se coloca na linha da frente para defender um aumento de impostos e de medidas drásticas de austeridade?

Não satisfeitos, exploram a velha campanha de colocar trabalhadores contra desempregados, explorando sentimentos menores e tentando destruir o espírito solidário desta sociedade.

Perante a realidade da crise instalada, os grandes grupos económicos querem aproveitar para recolocar a força do trabalho no seu lugar, ou seja, um recuo no tempo de 30 ou 40 anos de conquistas de direitos e de dignidade de vida.

Sócrates e P. Coelho já puseram o 2º pacote de medidas no forno.
Aguardemos a resposta que lhes vão dar na manifestação da CGTP de 29 de Maio.
Apesar das campanhas e das ameaças!

07/05/10

Um governo carunchoso

Estranhos tempos:


Em que um advogado, deputado do partido no poder e, pasme-se, cordenador da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, arrisca uma pena de prisão de 3 anos por furto simples; tem também pela frente uma queixa por atentado à liberdade de informação.


Neste hino à vergonha faltavam as cerejas em cima do bolo. No mesmo dia é eleito para o Conselho Superior de Segurança Interna e justifica-se alegando ter sido alvo de "violência psicológica".

Atenção camaradas amantes do alheio, aqui têm uma boa justificação apresentada por um reconhecido advogado...


Ainda no mesmo campo partidário mas na vertente governativa, a Ministra da Educação foi condenada por desobediência. Lindo exemplo!


Enquanto isto se passa, Sócrates passeia-se de mão dada com o líder da direita no funeral dos direitos de quem trabalha.

O grande poder económico acredita que isto vai entrar na ordem.

Os pobres que paguem a crise!

06/05/10

Nem morto


Este ainda é pior que o Benquerença a mostrar cartões.


Leva cartão amarelo por simular ... que estava morto. E estava!

05/05/10

A Europa a 2 velocidades: parada e em marcha-atrás

A esmagadora maioria dos portugueses ainda não se apercebeu que estamos perante um "pequeno" problema.


Para onde caminha a Grécia? Quem é que se segue?

A palavra crise está desgastada e bancarrota está banalizada porque até tem morada em vários números da nossa rua.

Contudo, na Grécia, o país nosso vizinho, economicamente falando, a banalidade anda desaparecida no meio dos cocktails molotov.

As poeiras do vulcão islandês ameaçam voltar, juntando-se à nuvem de explosão social.

A solução sairá deste embate, aqui simbolicamente representado?



Desta vez será mais difícil. Os revoltados são muitos, o desespero é grande e já perceberam que a factura está a ser apresentada ... às vítimas!
Será que o apregoado perigo de contágio se confina apenas ao ambito financeiro?
Ou será que a nuvem de explosão social grega também pode seguir as pisadas contaminadoras das poeiras vulcânicas islandesas?
O sistema capitalista adora aplicar vacinas para a sua própria sobrevivência.
Aguardemos qual a vacina que irão tentar em Atenas.
Ou já virá fora de prazo?

Perguntas sobre desporto e campeões


Furia do Cajado ajuda J. Sócrates a responder a pergunta do CDS no âmbito da Comissão de Inquérito.


Pergunta do CDS:

- Conhece o Dr. Rui Pedro Soares? Em que circunstâncias e como caracteriza o relacionamento com ele?


Considerando credíveis as escutas publicadas pelo Sol e não desmentidas, Rui Pedro Soares terá dito a Paulo Penedos:

- «O Sócrates perguntou-me se não era melhor correr com o Moniz antes da PT entrar.»


Assim, Sócrates poderá responder:

- Conheço o Dr. Rui Pedro Soares. Costumava correr com ele e com o Dr. Moniz.


Talvez não seja este o estilo mas o conteúdo das respostas de Sócrates não vão andar muito longe...

03/05/10

São todos trabalhadores

A manifestação do 1º de Maio, que termina na Alameda, é organizada pela CGTP, mas não tem registo notarial a comprovar a sua propriedade por quem quer que seja.

Nela compreende-se que sejam impedidos de entrar arruaceiros tipo PNR.

Não será o caso do Mayday.

O MayDay é uma protesto de trabalhadores/as precários/as que se realiza no 1º de Maio.


Desde 2007 que parte do Largo do Carmo e junta-se à manifestação da CGTP.

Correm porque têm pressa de rebentar com o precariado.

No Sabado, a PSP obedeceu célere a uma ordem proveniente de sector sectário da CGTP, no sentido de impedir que o Mayday entrasse para o recinto da festa na Alameda.

Porquê:

- Por terem palavras de ordem e atitudes não formatizadas?

- Por serem trabalhadores precários?

O sindicalismo de massas como Princípio previsto nos Estatutos da CGTP, não pode ser contrariado, por alguns, pela solidariedade, igualmente prevista nos mesmos Princípios.

E os Precários não devem lutar sozinhos,

Precários nos querem, rebeldes nos terão

mesmo que a rebeldia não seja muito bem vista por alguns.

01/05/10

Parece que não, mas ainda temos direitos


A saúde anda pela hora da morte.
Agarremo-nos com unhas e dentes ao que ainda nos pode valer, nomeadamente A Carta dos Direitos dos Utentes do Serviço Nacional de Saúde

http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=12227

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)