30/07/09

O desastre


O guarda-chuvas do governo Sócrates protege a banca da crise mundial:



O novo guarda-chuvas que J. Sócrates se propõe oferecer aos portugueses, foi comprado numa loja chinesa ou seja, é para usar e deitar fora:



29/07/09

Subscrição para um telemóvel


A história do assédio de Joana Amaral Dias está encoberta pelo sol escaldante da costa andaluz.

Esperemos por um eclipse solar ...


Sócrates dedica-se à pesca na esquerda, infelizmente de pessoas mais ou menos mediáticas e não de ideias.

A viragem à esquerda fica-se pelas imagens.


Sócrates negou o assédio a J.A.D., mas o Presidente da Federação Distrital do PS - Setúbal convidou-a, no mês passado, para oradora da sua Universidade de Verão.

Curiosamente, J.A.D. foi substituída, por «impedimentos de última hora».

Talvez não seja assédio, mas apenas uma significativa piscadela de olho ...


Está na hora de J.A.D. explicar quem anda a mentir, para que este silêncio não pareça uma mera táctica mediática ...

28/07/09

Enrolado com a União Nacional

Cardoso Jardim veio afirmar nunca ter sido da União Nacional, partido único do salazarismo.


Vejamos o que Cardoso Jardim escrevia em 1973 sobre o único movimento político capaz de dirigir a Nação:

- (...) e da concepção da ANP como um grande organismo de actuação pujante e orientado no culto da informação e doutrinação verdadeira, lusíada e humanista


- (...)única fórmula eficaz de combater o comunismo ou qualquer outra forma de opinião que ameace esmagar as sociedades livres


Ou em 1972, na Voz da Madeira:


-"A serenidade da lucidez(...), até porque, com o Presidente do Conselho, acreditamos que nós venceremos."

Nós venceremos!!!!


Cardoso Jardim e a União Nacional nunca constituíram uma união de facto, mas lá que andaram muito enrolados, lá isso andaram ...


27/07/09

Suspeito!

«O senhor é suspeito de estar contaminado com o vírus da Gripe A»

Do outro lado da Linha Gripe A uma enfermeira "recrutava-me" para o grupo numericamente mais mediático deste país.
Pensamento negativo - vais ser engaiolado e posteriormente, ostracizado
Pensamento positivo - se a moda das festas londrinas de auto-contaminação do vírus vingar em Portugal, vais ser assediado com convites...

«Posso encaminhá-lo telefonicamente para o Serviço Nacional de Saúde?»
Em outra ocasião teria perguntado se "isso" ainda existia, mas dados os preliminares da conversa, saiu um sumido "com certeza".

Do SNS uma médica retirou-me qualquer hipótese de convite para festas, uma vez que não tinha qualquer dos sintomas da Gripe A.
Eficientemente, inquiriu e medicou-me para a minha sinusite.
O meu "crime" foi ter dito que viajara de avião. Viena, Budapeste, Bratislava e navegação danubiana, poderão constituir um bom cartão de visita para outras ocasiões. Para a Linha da Gripe A, não!

Por isso, se viajar de avião, considere-se em número muito baixo para ingressar nas fileiras dos oficialmente suspeitos.

Moral da história:
- Parabéns Ministra da Saúde. Na área em apreço estamos a funcionar bem, mesmo que seja à custa do científico "cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém"!

15/07/09

Casar? Livra!


Estamos a casar menos e a divorciar mais, ou por outras palavras, em casa onde não há pão todos ralham mas ninguém tem razão!

Agora que se fala tanto em casamentos políticos por um lado e engates políticos por outro, também nós nos atrevemos a entrar pelo caminho dos conselheiros matrimoniais.

A acreditar no INE, a pequeníssima ilha do Corvo é o local onde o pessoal mais se casa, o que se compreende num local onde a observação de aves é a actividade mais radical e onde vivendo pouco mais de 400 pessoas, o namoro só pode terminar em casamento ou fuga estratégica da ilha.

A antítese chama-se Vila Velha de Rodão. Aí, o casamento é o último recurso, o que também não é estranho, uma vez que aquela vila está situada no cruzamento de dois grandes eixos de comunicação, o eixo Norte-Sul e o eixo Este- Oeste, os quais constituem excelentes alternativas ao matrimónio.

Quanto a divórcios, o 1º lugar do pódio vai para ... Setúbal, terra de inconciliáveis!

Pudera, uma cidade que viu nascer figuras inevitavelmente inconciliáveis como o cantor-pimba Toy e o enorme poeta Bocage, ele próprio um símbolo do inconciliável, ou seja oficial de marinha por um lado (daí talvez a veia para a poesia erótica) e o maior representante do arcadismo lusitano por outro lado, teria mesmo de ser propícia ao divórcio.

14/07/09

Abençoadas escutas telefónicas



Sócrates - Alô, Manel Pinho, entra agora com a cena dos cornos
... ... ...
Não, está descansado, ninguém te vai demitir, até vai ter imensa graça!
Teixeira dos Santos - É agora, liga a televisão. Daqui por meia hora vais ter um marido duplamente ministro ...

13/07/09

A crise das costas largas




Esta crise económica é sádica porque castiga mais uns países do que outros ...


Curioso, porque o combate ao desemprego tinha sido uma das bandeiras eleitorais do PS e pelo que se vê (lê), a atribuição de culpas à crise deixa muito a desejar.

Mais curioso é que culpar a crise não é só um exclusivo do governo, sendo também um argumento que também dá um certo jeito a certas autarquias da oposição.




Curiosamente, em Almada, uma acusação à autarquia da CDU, por parte dos comerciantes, de os levar à falência, seguida da entrega das chaves dos seus estabelecimentos a dois representantes do executivo camarário, levou a CDU a atirar as culpas para a crise económica ...


A crise anda por aí, é só deitar-lhe a mão ...

12/07/09

Toque de alvorada

O tema "vencimento dos militares", coloca sempre algum incómodo à opinião pública, principalmente nos tempos que correm.

Mesmo o termo "tempos que correm" também é muito vago.

Falamos deste tempo em que as administrações bancárias se premeiam entre si com baús de "plata", para usar gíria de assaltante?

Ou falamos deste tempo em que alguns empresários esfregam as notícias da crise na cara dos seus empregados, para justificar o caminho para a porta da rua?


Falemos apenas do vencimento actual dos militares, sem classificar se são elevados ou baixos, se são justos ou injustos.

Avaliemos simplesmente o vencimento de topo da carreira normal de um oficial (coronel), e comparemos a sua evolução, nos últimos anos, com outras carreiras que, no início dos anos 80, com ela estavam equilibradas.
Interpretações possíveis:
- O equilíbrio inicial estava errado e foi-se corrigindo ao longo dos anos.
Então, sendo o vencimento um factor importante na escolha de uma carreira, criaram-se falsas expectativas para aqueles que, nos anos 80, iniciaram a carreira militar.
FORAM ENGANADOS.
- Os militares, não tendo o poder revindicativo dos sindicatos nem o mesmo direito de reunião e de manifestação, têm a defesa dos seus interesses salariais nas mãos do poder político, segundo um hipotético critério de justiça social.
Comprova-se matematicamente que FORAM ENGANADOS.
Os problemas dos militares não se esgotam, nem pouco mais ou menos, nas questões salariais, talvez estas sejam apenas as mais mensuráveis.
Os últimos anos têm sido férteis em retirar muitos direitos básicos de mera sobrevivência e de dignidade no exercício da função.
O que têm feito?
Têm desenvolvido iniciativas, algumas no limite do quadro legal em vigor, fazendo sentir o seu descontentamento.
As respectivas Associações têm lutado para, no mínimo, serem ouvidas pelo poder político, o qual fez aprovar leis que ... estipulam que as Associações devem ser ouvidas. Mas não são, ou são muito raramente. O tal poder político não anda a dormir, sabe que imensos militares não acreditam na força da associação, o que é estranho dada a própria definição de forças armadas.
O corpo militar reflecte a estratificação da restante sociedade, os desequilíbrios específicos da sociedade portuguesa e a acomodação dos estratos menos afectados por esse desequilíbrio.
Os oficiais carregaram, durante anos, os louros morais e éticos de terem sido os motores da Revolução (É doloroso assistir a rixas pseudo-históricas na praça pública, por parte de alguns dos seus intérpretes mais emblemáticos, que teimosamente se recusam a sair de cena).
As responsabilidades com que agora se sentem coroados e a chamada "ponderação dos anos" impedem-nos de assumir posições na defesa dos seus comandados, como historicamente sempre lhes foi exigido e ... cumprido.
Os sargentos, maioritariamente vítimas dos desequilíbrios sociais e culturais da nossa sociedade, estão a encontrar, lentamente, os seus líderes naturais, reunindo, sustentadamente, as condições para encabeçarem a revolução corporativa que lhes bate à porta.
Sem armas, mas com a força da razão e ... do número!

10/07/09

Oh Kim, não precisas aí de uma sociedade de desenvolvimento?

Começa a desenhar-se o cenário da herança histórica de Cardoso Jardim.

A possibilidade de transferir dinheiro para as sociedades de desenvolvimento através de contratos de prestação de serviços morreu ontem com a publicação de uma portaria conjunta da Vice-Presidência e da Secretaria das Finanças.
O Tribunal de Contas não autorizou os contratos e, neste momento, o Governo Regional da Madeira procura uma solução para financiar 16 obras, num valor total de 79,5 milhões de euros.

A "habilidade" das sociedades de desenvolvimento está esgotada.
Já não é tão fácil aumentar a dívida a pagar pela próxima geração, contraída em obras faraónicas do jardinismo.

Já começou a ser escavado o enorme buraco que constitui o legado histórico do "venerado líder".
Desenham-se grandes dificuldades para a maioria do povo madeirense, principalmente para aqueles que não se abrigarem debaixo do enorme guarda-chuva da Fundação Social Democrata da Madeira (por sinal tem um site que em 2009 ainda não deu sinal de vida...)

Madeira Nova ou Madeira Velha, o que é preciso é trazê-la para o mundo real, para a economia real e para a Democracia real.

Cardoso Jardim foi eleito pelo povo e fica aí esgotada a discussão?

Não creio. O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, foi recentemente reeleito com 100% dos votos e até Cardoso Jardim concordará que esta eleição tem muito que se lhe diga ...

09/07/09

Um pouco de alienação


Já por aqui referi a minha opinião futebolística:

- Os campeonatos ganham-se antes de eles começarem.


No FC Porto todos os anos entram baús de dinheiro da venda de jogadores.

Não contente com isso, Pinto da Costa ainda poupa no departamento de pesquisa e prospecção de jogadores valiosos.

Simplesmente, utiliza o departamento do Benfica. Este negoceia e Pinto da Costa vai comprá-los.

Se algum escapa, dá-lhes um tempo, vê como reagem no futebol português e depois vem a Lisboa indicar-lhes o comboio para o Porto.


A Liga 2009/2010 já perdeu o interesse. Não aprecio disputas por 2º lugar.

Lá voltaremos a babarmos-nos com a águia à volta do estádio e a revoltarmos-nos com os árbitros que são todos "lá de cima".


Vai cumprir-se a tradição e atirar as culpas para o treinador:

- Jesus é uma besta!

Alguém que explique o trocadilho ao Altíssimo, senão só paramos no 5º lugar!

Pico da irresponsabilidade


Alguns amigos da Madeira enviaram-me recentemente notícias dos Aruns, os salva-vidas que, infelizmente, apodrecem naquela Região.

Pelo que li no Jornal da Madeira, as embarcações onde, ilegalmente, andaram a passear ostensivamente deputados do PSD/M, continuam paradas.

Além dos 200 mil euros de aquisição, as despesas de estaleiro e manutenção somam outras dezenas de milhares de euros.


Na terra de Cardoso Jardim nada me surpreende, mas, como simples cidadão, compete-me divulgar as graves irresponsabilidades que acabam por desgastar a bolsa do contribuinte.


Qualquer cidadão que vai comprar um automóvel no estrangeiro, informa-se dos trâmites necessários para a sua legalização em território português.

Mude automóvel para embarcação e território para mar e a questão é precisamente a mesma:

- Qual a razão para não se terem informado da lei portuguesa, antes da aquisição dos Aruns?


Todos sabemos a resposta - Na terra de Cardoso Jardim tudo se resolve com pressão de um lado e docilidade do outro.

Nem sempre, pelo que se vê da amostra.


08/07/09

Adoro uma boa vizinhança - Oquestrada

A última decisão é do povo

O tema está na ordem do dia e merece uma reflexão.


Deverá um político candidatar-se a mais do que um cargo?


Uma candidatura ao Parlamento Europeu é compatível com uma candidatura autárquica?

Não é conciliável o exercício dos dois cargos, até mesmo por razões de distancia física entre os dois locais de trabalho.


E entre a pretensão de eleição à Assembleia da República e uma candidatura autárquica?

Depende. Um deputado pode conciliar com o exercício de eleito para uma Assembleia Municipal no distrito de Setúbal. A proximidade e a menor exigência temporal da A.M. são conciliáveis e por vezes até complementares se o deputado for eleito pelo distrito.


Genericamente:

Não se afigura haver inconciliação se o duplo candidato considerar que pode exercer os dois cargos com a dignidade e empenhamento que cada um deles exige.

Agora um candidato que quer pôr um pé em Bruxelas e outro em Portugal, obviamente que vai roçar com os tomates nos Pirinéus.

Nesse caso, mesmo que o dito não se importe com a incomodidade, o seu partido deve providenciar pelo seu bem-estar ou ... pelo nosso.


Outro exemplo:

Um alfacinha, nado e criado na Rua do Alecrim, com lugar cativo nos estúdios da SIC, recebe "guia de marcha" para apresentar-se em Bragança para defender as cores do seu partido na respectiva Assembleia Municipal.

Se a estrutura local do seu agrupamento político achar que constitui uma mais-valia (estamos a falar de partidos em que a democracia interna funciona) é perfeitamente lícito que essa análise seja sujeita à perspicácia do eleitorado.


Se os eleitores ficarem deslumbrados com o/a candidato/a cujo melhor mérito é integrar a telenovela das 22 horas ou conhecer os segredos do futebol-espectáculo, então tudo o que acima foi dito é ... uma batata!

07/07/09

Mais vale não sair de casa

Não está fácil!


Fiquei espantado.

Hoje passando de carro por um bairro de subúrbio, um grupo de putos praticava basebol num pequeno descampado.

A tradição já não é o que era. Uma bola, duas pedras a servir de balizas, uma finta genial e ... golo.

Já nem lá vamos com o exemplo do Ronaldo (ex-Cristiano Ronaldo).

Os putos, com esta coisa da globalização, já sabem que o basebol coloca três desportistas entre os mais bem pagos do mundo.

Cristiano Ronaldo poderá ganhar nove milhões de euros por ano, mas com essa verba dificilmente figuraria entre os 30 melhores remunerados na elite do desporto mundial.

Pobretanas!


Adiante.

Também passei pela praia. Uma jovem mãe(?) conversava calmamente deixando a "esturricar" um bebé na sua cadeirinha em pleno sol do meio-dia.

Se existe uma Sociedade Protectora de Animais, onde pára uma hipotética Sociedade Protectora de Bebés Indefesos?

A ignorância e a irresponsabilidade podem matar, logo potenciais homicidas assaltam as nossas praias ufanos da sua impunidade!


06/07/09

Obrigado, pá!


Uma 2ª feira negra, outra branca e ainda uma neutra.


Negra:


De cabeça perdida para ir a um funeral?


Branca:


Não é uma loucura ir ao Bernabéu para não ver futebol?


Neutra:


Teixeira dos Santos, afirmou minutos após a sua tomada de posse, que a sua prioridade será superar a situação de crise que o país enfrenta.

QUE ALÍVIO!

Ainda pensámos que a prioridade era ir ao funeral ou ao estádio Bernabéu!



05/07/09

Honduras "orgulhosamente só"

A situação política nas Honduras está a clarificar muitas coisas.


A Organização de Estados Americanos (OEA) decidiu, por unanimidade, suspender as Honduras da entidade.


USA

Unanimidade significa que os EUA também aprovaram.

Contudo:

- Os EUA mantêm uma grande base militar nos arredores de Tegucigalpa e os principais responsáveis militares hondurenhos foram formados na antiga Escuela de las Américas. A assessoria militar norte-americana está directamente ligada à hierarquia castrense das Honduras.

- Uma parte da posição norte-americana, está inserta no site da rádio oficial de propaganda do regime norte-americano, controlada pela CIA, a Voz da América.


Estaremos perante uma gloriosa "América" a falar a 2 vozes?

Ou a mesma voz, com 2 discursos diferentes, conforme os ouvintes?


EPISCOPADO

O governo golpista recebeu o apoio da Conferencia Episcopal hondurenha.

A actuação (dos golpistas) foi na legalidade, disse o porta-voz da Conferência Episcopal.
O cardeal acusou Zelaya de, pelo contrário, ter "incorrido em muita ilegalidade", exortando-o a não regressar ao país.


Os "iluminados" foram ainda mais longe:

«Cada nação tem o direito a definir o seu próprio destino, sem pressões unilaterais...»

Como sacerdotes do culto, não se esqueçam, nas suas preces, de pedir para Cuba seguir o seu próprio destino, sem pressões do Bispo de Roma ...


SOLIDARIEDADE ACTIVA

Foi anunciado que Cristina Kirchner, presidente da Argentina, e Rafael Corrêa do Equador, acompanhariam Zelaya no regresso ao seu país!

Não haja dúvida que no continente onde nasceu Che Guevara o sangue corre mais quente nas veias.

03/07/09

Seus vaidosos


Portugal está na moda.

Nos últimos dias tem-se falado de Portugal em todo o Mundo


O último pontapé do "nosso" Cristiano deixou marcas por todo o lado:



Até o Asiaone News está de olho cá no pessoal:



Vamos manter a chama!

Vá lá, Manuel Pinho, veja lá se tem coragem e chama "cuckold" ao nosso pacífico Cristiano.

Seria a cereja em cima do bolo!!!

02/07/09

Salvemos o Pinho!

Fúria do Cajado não gosta de bater no ceguinho, pelo que apela ao 1º Ministro para reconsiderar na demissão de Manuel Pinho, para, numa magistral jogada política e agora que a imagem taurina do Parlamento Português percorre a Europa, nomeá-lo Ministro do Turismo.
O apelo do futuro ministro para fazer turismo em Portugal, resolveria grande parte dos problemas do défice e explicaria qualquer mal entendido ocorrido no debate parlamentar.


Portugal inseguro



Há falta de segurança em Portugal (na foto um graduado está pronto a "sacar" da pistola, face a um conhecido suspeito, ele também muito hábil a "sacar")


Contudo, as questões de segurança não estão devidamente ordenadas naquilo que mais afecta globalmente a comunidade.





Altamente danosa a constituição de gangs mistos de portugueses e libaneses.


Estamos a falar, concretamente, da ligação do suspeito Dias Loureiro a um insuspeito libanês (insuspeito dada a sua ligação à Casa Real Castelhana, donde não há registo de ter desaparecido qualquer valor).





O tal Loureiro, qual Egas Moniz, tinha ido de corda ao pescoço, jurar a pés juntos ao seu amigo Presidente que nunca matara uma mosca, ao contrário de uma certa celebridade instalada na Casa Branca.


O Presidente não vendo motivos para lhe apertar a corda, convidou-o para matar saudades do tempo em que enchia a boca de bolo-rei.

Que raio de tempos se vivem actualmente em Portugal.

As "pessoas de bem" afinal eram pessoas de mal. Abençoada crise que, pelo menos, teve o mérito de pôr a nu o enorme conluio entre políticos do centrão, banqueiros agraciados e autarcas emplumados de corrupção.

Se o povo não estiver a dormir, valeu a pena. Caso contrário, novas figuras substituirão as tristes figuras, perpetuando esta pseudo-democracia fraudulenta, adornada pelos estudos de sábios que continuarão a jurar que o povo está pobre mas infinitamente feliz!

01/07/09

O carteiro das boas intenções


Olivier Besancenot, carteiro de profissão e dirigente do Novo Partido Anticapitalista (NPA) assinou uma declaração com o Partido de Esquerda (PG) em que se comprometem com a apresentação de listas conjuntas às próximas eleições regionais de Março de 2010, alargando o convite ao Partido Comunista Francês e a outros colectivos da esquerda francesa.


Os signatários sublinham que os resultados das eleições europeias, mais do que uma vitória de Sarkozy - apenas um em cada dez eleitores votaram no partido que governa - mostraram a "incapacidade da esquerda em se apresentar como verdadeira alternativa".


Os seus eleitos "conservarão total liberdade de voto e recusarão aceitar medidas e orçamentos desfavoráveis aos trabalhadores e à população", lembrando que as políticas neoliberais contra os direitos das populações também foram aplicadas por eleitos locais do Partido Socialista.


Lá como cá, quer seja poder, quer seja oposição, constata-se que os partidos socialistas estão a afastar-se cada vez mais dos grandes princípios que estiveram na sua origem.

Por uma mera questão de coerência, impunha-se que assumissem uma nova designação, uma vez que, tendo colocado o «socialismo na gaveta», nunca mais o encontraram, na confusão de ideias neoliberais que proliferam na referida gaveta histórica.

Partido da Gaveta?

Seria mais coerente!


Por outro lado, será que os avanços eleitorais da direita na Europa e a notória falta de qualidade da Democracia que campeia nos diversos corredores de poder, irá, finalmente provocar um encontro das esquerdas e dos independentes, dando prioridade à necessidade de trilhar caminhos comuns, abdicando dos atalhos históricos que cada um definiu, para chegar a um limbo de tolerância, solidariedade e modernismo?


As declarações de dirigentes do PCF no sentido de alargar ao PS a dita Frente de Esquerda, constitui o primeiro obstáculo.

Com efeito, tem sido através de acordos com o PS que o PCF tem conseguido manter a maior parte dos seus eleitos nos órgãos insitucionais.

Chegou a altura de fazer grandes opções.

A tradicional tendência dos PC's em constituir-se como vanguarda única dos processos de mudança é um sério obstáculo.


Será que o carteiro conseguirá entregar todas as cartas de apelo à conjugação de esforços, ou algumas serão devolvidas devido ao destinatário continuar em "quarentena histórica"?

Wrestling ou luta greco-romana

"José Sócrates decidiu, agora, consultar os 'magos' que ajudaram Barack Obama a conquistar o poder. [...] Atingimos a era do desequilíbrio e da alucinação. O Estado é entendido como uma empresa, não como a configuração de um corpo político, social e administrativo".
Baptista-Bastos


Esta interessante análise de BB faz-nos regressar ao tema Agências de Comunicação, várias vezes abordada neste blogue.

A área política está cada vez mais inundada de figuras sombra que manobram os actores principais como marionetas deste circo mediático.

O grande palco está cada vez mais reservado aos que possuem grande capacidade de representação, sendo-lhes retirada grande parte de improvisação e espontaneidade.

Os sentimentos, os afectos e a vibração genuína, são luxos que, quando inadvertidamente são utilizados, acabam por ser explorados pelos outros actores.


Muitos eleitores apreciam o estilo, como apreciam aquele enorme monumento ao faz-de-conta, chamado wrestling americano.


Resta-nos fazer uma opção, entre:

- elevarmos o nosso sentido crítico, considerando que a dura realidade do quotidiano necessita de protagonistas políticos reais e não de marionetas de obscuros interesses ou de simples máquinas partidárias

- aceitar esta triste realidade e remeter a campanha eleitoral a uma disputa entre representantes de agências de comunicação, deixando os políticos de carne e osso continuar a desempenhar os cargos para que, bem ou mal, foram mandatados pelo povo; ineditamente, não teríamos um hiato governativo de cerca de 4 meses, permitindo que as instituições continuassem a trabalhar.


Arrepia-me pensar que o povo preferia o wrestling americano...

Particularmente, prefiro a bruta luta greco-romana!

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)