31/05/09

Paços de Ferreira - FCP


A desilusão da direita


LINDO!

Os responsáveis pela área da Justiça na Holanda, acabam de anunciar o encerramento de oito cadeias, por falta de delinquentes.

Os guardas prisionais não estão contentes com esta decisão.



Imaginem o ministro dos Negócios Estrangeiros, Maxime Verhagen, a implorar aos colegas estrangeiros para expedirem os seus excedentes de banditagem para o país, a fim de manter os postos de trabalho do regime penitenciário ...


Quem não está a achar muita piada, são os partidos de direita e de extrema-direita, que precisam, como de pão para a boca, de fazer crer aos seus eleitores holandeses

que a criminalidade excede todos os limites,

que a partir das 18 horas é um risco sair à rua,

que os seus bairros se transformam em autênticos guetos.

Dizem-lhes que é necessário um pulso de ferro, fechar esses indivíduos em prisão perpétua depois de lhes dar um tiro nos joelhos.

Dizem que o corpo de polícia é constituído principalmente por polícias agorafóbicos e que os juízes são medíocres e demasiado tolerantes: é necessário ter exterminado a família toda antes de receber finalmente um lugarzinho num desses hotéis de grande luxo, super-equipados, a que chamamos, por aqui, “prisões”.


Andam angustiados os partidos de direita, foi como se lhes tivessem retirado a sua razão de ser.

Desesperados, ainda se vão lembrar de criar programas de formação de assaltantes de bancos e de assassinatos de idosos, para promoverem o regresso dos "bons velhos tempos"!

30/05/09

Gato não aprecia galo da Madeira




A Madeira é sempre um bom tema quando queremos melhorar a boa disposição dos leitores este blogue.

Cardoso Jardim aproveitando a inauguração de um caminho diz "isto" na cara do povo:


«Votem em quem quiserem (cai sempre bem...), mas por favor vão votar. Peçam às pessoas para votar. Perante a UE e tudo aquilo que está em jogo na UE, nós temos de dar uma ideia (esta é boa, dar uma ideia...)que estamos com o projecto da União Europeia e que estamos interessados em continuar a receber apoios comunitários (dêem cá o meu e não me chateiem...)».

Merece um bom comentário. Mas o melhor é socorrer-me de Ricardo Araújo Pereira, de visita à Madeira.

Nada preocupado em ferir audiências e consequentemente em "manchar a sua carreira", como a legião de fracas figuras do desporto e da cultura o fizeram desde o primeiro pé que puseram em terra madeirense, R.A.P. diz o que pensa:


É de facto triste. O orçamento da Cultura é sempre o que é menos avantajado, se ainda por cima estão a reduzi-lo para metade, isso parece-me trágico.

Não sei que lhe diga... sei que vai haver dinheiro para o Carnaval, isso vai haver. Para o 25 de Abril nunca há, eu acompanho as comemorações do 25 Abril na Madeira, que nunca existem".


E depois digam que este é que é o Fedorento!

Quem com ferro marca, com voto deve ser castigado

O povo marimba-se para o problema, porque Provedor de Justiça é algo que lhes passa ao lado, principalmente em tempos de sobrevivência e de medos.

Fazem mal, o Provedor não lhes dá emprego nem substitui o Banco Alimentar, mas pode dar-lhes dignidade e apoiá-los na luta desigual que todos os dias fede a injustiça.

Mesmo assim, a mensagem da eleição do Provedor é péssima.

Pior do que uma Maratona, pelo menos esta também é longa mas todos sabem onde termina!



Não podemos ignorar que a solução está, como sempre esteve, no estafado Bloco Central.



O Provedor de Justiça é, na essência, um elo de ligação entre os cidadãos e o Poder - pode ler-se no site da Provedoria.

Qualquer dos candidatos apresentados tem um perfil profissional e ético, que satisfaz os quesitos para o cargo - digo eu.

Então, porquê este triste cenário, criado pela casa necessariamente mais prestigiada do País, o Parlamento?



O cidadão só o pode interpretar pela necessidade deste «elo de ligação entre os cidadãos e o país», passar pelo Largo do Rato ou pela Rua de São Caetano, num eterno agradecimento pelo partido se ter lembrado do seu nome ou porque estão seguros que a gravata em tons rosa ou em cor laranja, pode condicionar o exercício de um cargo que fazem do Direito e da Justiça a razão da sua existência.

Este difusor da cultura da cidadania não pode escapar a este ferrete!

Estes ganadeiros marcadores do seu "gado", manipuladores de tudo que passa pela arena política, precisam que o povo se lembre deles.



Estarei na mesa de voto nº 14 à vossa espera ...

28/05/09

Não digam que eu não avisei


DÚVIDAS DA CAMPANHA


Sócrates enterrará Vital ou Vital enterrará Sócrates, com a ajuda de futuros e escondidos diplomas, que nem o candidato sabe bem o que são?


Os barões do PSD, caindo um a um do sistema corrupto bancário, desabarão na cabeça de Rangel ou este conseguirá provar que se trata de uma tranquibérnia, mesmo que ainda não saiba o que isto é?


Portas ajuda Nuno Melo. Louçã ajuda Portas. Os feirantes terão tempo de desatar o nó cego?


Tenho provas que Ilda Figueiredo justifica o salário que parcialmente dá ao partido. Será que o partido emprega bem esse dinheiro em cartazes insípidos em cada poste e "outdoor" deste país?


Tudo leva a crer que os milhões gastos na campanha não vão impedir que 60 a 70% dos portugueses prefiram outros caminhos e não o das urnas (realmente com este nome...).

Será que tudo vai bem e tudo está bem, só porque sabemos que nos colocamos, equilibradamente, entre a Irlanda (66% de participantes) e a Eslováquia (16% de participantes)?

Ou será que os Europeus estão fartos desta "dança da cadeira" entre políticos, banqueiros e fauna parasita?

Desta classe política que almoça com a corrupção e janta com o povo?

Desta comunicação social, que vende papel anti-social?


Deixem andar e usufruam, o imprevisível anda por aí a contar cabeças ...

As Europeias segundo um bom marceneiro

PORTAS DE ESQUERDA ...... ....... PORTAS DE DIREITA








PORTAS FECHADAS PARA PREPARAR DIPLOMAS PARA BRUXELAS

OU

COMER PAPA MAIZENA

Magalhães ao serviço do povo

Os professores não desistem e promovem a continuidade da luta




Convocada pela Plataforma Sindical, a manifestação de professores que se realiza no próximo Sábado junta também os principais blogs e movimentos, que hoje publicam uma posição conjunta apelando à participação em mais um protesto contra a "arrogância" do governo e pela qualidade da escola pública.


Contudo, paralelamente à divulgação do que consideramos uma luta justa, salientamos a forma coordenada e eficiente como os professores desenvolvem este processo.

Em 1º lugar, os movimentos e os blogues do tema, publicaram um apelo comum, superando divergências e pontos de vista diferentes.

Em 2º lugar, optaram por um Manifesto, que é uma forma correcta e directa de exprimirem a sua revolta e os seus objectivos.


A opção por um Manifesto, subscrito por milhares de pessoas, é a forma adequada de uma corporação ser exigente e de sintonizar o poder político para os problemas levantados.

Os governantes só compreendem o que é transmitido, se lá estiver a força do número e consequentemente, a mediática exposição na comunicação social.


Infelizmente, esta forma eficiente e frontal de luta, só está ao alcance das profissões organizadas e integradas na utilização da internet.

Por essa mesma forte razão, as grandes centrais sindicais deviam encetar rapidamente uma forte campanha de formação dos trabalhadores neste fenómeno novo, chamado internet, que veio revolucionar o mundo, muito mais do que a televisão.

Tal como o bom judoca aproveita a energia descompensada do adversário, também aqui, os sindicatos, poderão utilizar o menino dos olhos de Sócrates - um tal Magalhães...

27/05/09

As palavras que nunca te direi


Cavaco Silva finalmente a ser ouvido pelos portugueses:

Presidente da República pede aos portugueses para não irem de férias no período das eleições

«Eu não tenho férias, nunca tirei férias», explica Fátima Marques, de 47 anos


Dias Loureiro renunciou ao Conselho de Estado e afirmou que mantinha tudo quanto tinha afirmado. Até mesmo quando disse que não renunciava ao Conselho de Estado!


Miguel Portas apelou ao voto dos mais jovens. «Mais vale tratarem da política do que a política continuar a tratar de vocês»

Sondagem prevê que 35.3% dos portugueses continuem a tratar dos outros 64.7%

26/05/09

Quem não for Pirata, que atire o 1º olho de vidro

Os nossos eleitos para o Parlamento Europeu vão ter a companhia de uns ... piratas.


O Partido Pirata sueco criado em 2006 é um fenómeno político:
- Em 3 anos já é o 3º partido sueco
- Vai eleger mais do que um deputado ao Parlamento Europeu
- O site que lhe serviu de lançamento pagou uma multa de 2.7 milhões de euros e os seus autores condenados a 1 ano de prisão.
- Tem cerca de 46 mil militantes, quase tudo jovens
- Baseia a sua luta política numa ilegalidade (partilha livre de ficheiros, mesmo que tenham direitos de autor) lutando, com toda a legitimidade pela confidencialidade e liberdade na internet.




Imagino o horror de Vital e de Rangel se um destes Piratas se sentar entre os dois licenciados em Direito.

Contudo, o horror seria maior se tivessem tempo para meditar sobre o significado do referido fenómeno político.

Considerando que os partidos políticos são a forma mais adequada de Democracia que actualmente conhecemos, a questão prende-se com a forma desgastada como eles se apresentam e com a responsabilidade, que ainda não quiseram assumir, relativamente à crise económica, política e de valores éticos.

A mensagem da juventude de um dos países da Europa com maiores índices de qualidade da cidadania, está aí!

Pior (?) ainda: - O Partido Pirata possui grupos já estruturados actuando em pelo menos 23 países e uma rede de activistas que se expande gradualmente a outros países

Novas tecnologias desencadearão novos tipos de lutas, empunhadas pela nova geração como novas bandeiras?
Ou tudo será efémero e os velhos senhores, assessorados por jovens-velhos, usarão novas contra-medidas?
Haverá pureza nesta nova bandeira, ou esta inocência é um arcaísmo, incompatível com os milhões que andam à solta ( 2.7 milhões de euros de multa...) e que constituem as rodas que movem a nova geração?

O mundo de Vital e de Rangel já deu provas que adora dançar sobre o abismo. Basta que lhes desliguem a música...
Muitas dúvidas e algumas certezas:
- Depois da geração "rasca" e da geração precária, a nova geração europeia não pode perder esta oportunidade de rasgar velhas bandeiras e de encontrar o seu próprio destino.

Partido Pirata?
Para já, mudava-lhe o nome para Partido Corsário, mas isso é pensar no futuro com ideias de baú!

23/05/09

Vitor é OK

Há em Portugal um nosso compatriota que luta, ingloriamente, para que lhe baixem o salário.

Diz que o seu salário é demasiado elevado e que deveria ser reduzido, mas como, infelizmente, não está nas suas mãos (a culpa é do Ministério das Finanças) e é obediente, resigna-se ... contrariado.

APELO:

- Alguém pode ajudá-lo?


Mais ainda, revelando um elevado e responsável sentido de Estado, afirmou que «dado o cenário de deflação para Portugal este ano, não se justificava um aumento de 2,9% na função pública».


Sr. Presidente da República, olho nele!

Seria imperdoável que, no próximo sorteio de honrarias do dia 10 de Junho, não houvesse o devido reconhecimento público!


Desempregados, precários, reformados e outros objectos sem futuro,

Todos convocados para uma guarda de honra, seguido de beija-mão presidencial.

A canonização, ficará para os vindouros! Se existirem ...

22/05/09

Provedor de quem?

Jorge Miranda: 113 votos (PS tem 121 deputados) -8


Maria da Glória Garcia: 59 votos (PSD tem 75 deputados) -16


Mário Brochado Coelho: 16 votos (BE tem 8 deputados) +8


Guilherme da Fonseca: 15 votos (PCP tem 11 deputados e PEV tem 2 deputados) +2


Brancos e nulos: 16 votos


CDS tem 11 deputados e não apoiou nenhum candidato e há dois deputados não inscritos.


Votantes: 222 votantes (230 deputados) -8

1ª conclusão (BOA)- Quando o voto é secreto, as grilhetas desaparecem. Assim, os partidos à esquerda do PS têm mais votos do que o respectivo nº de deputados.

2ª conclusão (MÁ) - Após meses de negociações (ou de falta delas), vamos a uma 2ª volta.


Perspectivas para a 2ª volta - quase nulas.

3ª conclusão (ESPERANÇA PORTUGUESA) - Por más razões a Provedoria entrou-nos finalmente em casa, ficando-nos a esperança que os portugueses recorram mais ao Provedor de Justiça.


Já agora alguém que explique as suas funções:


O Provedor de Justiça é, na essência, um elo de ligação entre os cidadãos e o Poder. Não tem poderes de decisão - por isso, não manda, não impõe, não constrange os poderes públicos. Mas, sugere, convence pela força da razão, persuade pela boa fundamentação das posições assumidas em defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos. Por isso, o seu dever é estar, sempre e esforçadamente, ao lado daqueles cujas queixas e reclamações são suportadas pelo Direito ou estribadas pela Justiça.


Estando com a mão na massa, valerá a pena recorrer a esta Provedoria?



A realidade é negra:

Mais de 50% das reclamações voaram para o lixo ( 22.5% arquivamento liminar e 28.7% falta de fundamento)

0.3% resolvidos com recomendação acatada!!!

Recordo-lhes que ainda estamos, neste post, na 3ª conclusão (ESPERANÇA PORTUGUESA).

Estes valores significam que ainda estamos longe de uma Cultura de Cidadania. Contudo, é preciso caminhar. É necessário que os portugueses acreditem nas formas directas de exercício da Democracia. É necessário que as instituições funcionem também, respeitando estes valores, mesmo que a comunicação social não esteja lá para lhes dar visibilidade.

É necessário condenar o desprezo do Estado pelos cidadãos.

21/05/09

Tranquibérnia dos malabaristas políticos

O duelo de titãs, patrocinado pelo bloco central, entre Rangel e Vital Moreira, teve lugar no palco da Figueira da Foz.
Entre TVG's e Queijo's Limiano, nada foi acrescentado.
"Fora da barra nada se avistava" como dizia a Emissora Nacional.

É claro que estamos a ser acintosamente desagradáveis para os milhares de portugueses, que, por esse país fora, ficaram culturalmente mais ricos e deliciando-se com o humor refinado dos referidos políticos "centrões".

Vital Moreira, fazendo gala dos seus galões de Dr. esmagou o povo com o termo TRANQUIBÉRNIA, referindo-se ao que os portugueses de Portugal chamam de falcatrua e ladroeira, quando se referem ao triste episódio do Queijo Limiano.



Rangel titubeou um ensalivado TANTO..BIN..TÉRNIA, quando a jornalista lhe pediu para repetir o termo usado por Vital Moreira.




Não está em causa Rangel desconhecer a palavra, o que realmente está em causa é a facilidade dos políticos falarem daquilo que desconhecem!

20/05/09

A história recente da Marinha em 8 parágrafos


Hoje é Dia da Marinha 2009


O tema Marinha é interessante de analisar dentro do espírito crítico que este blogue pretende ter.


Primeira perspectiva:

Simbolicamente, divulgamos a inauguração da sede de um dos numerosos Núcleos de «Marinheiros e ex-Marinheiros» espalhados por este país.
A passagem pela Marinha, como opção de carreira ou em cumprimento do serviço militar obrigatório, constitui uma boa recordação, que leva, todos os anos, milhares deles a percorrerem grandes distancias para encontros carregados de significado.
Mais ainda, levam filhos e netos, porque o orgulho é grande e querem partilhar a memória com os seus descendentes.
É a Marinha da coberta de proa, do pessoal da máquina, das longas conversas no quarto da noite e de outras pequenas grandes coisas!
Segunda perspectiva:
A Marinha é algo que outros querem esquecer.
Uns, porque não querem dissociar a "Marinha das guarnições e da camaradagem", da Marinha que falhou, eventualmente na pequenez dos homens ou nos erros de apreciações individuais.
Outros, aqueles que mais me preocupam, que foram esmagados no período pós-revolucionário e cuja única culpa é serem pequenos, hierarquicamente insignificantes.
A Marinha (leia-se Estado) soube desencadear os processos de "recuperação de carreiras" dos oficiais politicamente atingidos.
As praças que se envolveram, lado a lado, com esses mesmo oficiais, foram simplesmente "não reconduzidas", figura da época que simplesmente significava que a Marinha já não precisava desses homens. Tão só!
Olhamos para trás e não temos orgulho dessa faceta da "Revolução dos Cravos".
Na verdade, quase não existe, ninguém fala dela ...

19/05/09

Tempo de Reflexão


Eu não acredito em fascismo, mas lá que existe ... existe!

Leia aqui:





Crucificação dourada


Está escrito na água: - A História repete-se.

Jesus vai iniciar o seu calvário para terminar crucificado .... na Catedral da Luz.

Só que nesta versão desportiva, Jesus levará consigo um burro carregado de euros nos alforges!
Dêm-lhe uma oportunidade, dirão alguns.
Na verdade, no último Domingo já deu a primeira alegria ao Benfica ...

18/05/09

O milagre verde


Espantoso como, num cenário de aumento brutal do desemprego, os recibos verdes aumentaram 53% nesta legislatura.


No último ano, constatou-se que ao aumento de recibos verdes correspondeu uma redução similar dos contratos a prazo, o que pode significar uma opção do patronato, face à permissividade da legislação aprovada por esta maioria socialista.


O país está cada vez mais verde!

Ponham isso num grande outdoor, mas não expliquem como ...

16/05/09

DEMOCRACIA DEFICIENTE


Nesta visita do 1º Ministro à Madeira, Cardoso Jardim sai, literalmente, pela porta dos fundos.


Cardoso Jardim não é pessoa para se isolar. Aliás, prefere, francamente, ser transportado aos ombros, como «única pessoa importante no partido».



Por outro lado, é significativo que Sócrates tenha encontrado na Madeira, um dos poucos locais onde, nos últimos tempos, não tenha sido apupado.

Para tal, existem tantas explicações quantas as opções políticas de cada um:

- Sócrates apresentou-se, na Madeira, com uma bandeira branca e Cardoso Jardim concedeu-lhe umas tréguas

- O PS/M, segundo versão de Cardoso Jardim, fez um bom trabalho de mobilização de apoiantes, através de SMS's

- O PCP/M não tem a mesma capacidade de mobilização do PCP, versão na cabeça de Sócrates, Mª Lurdes Rodrigues, Santos Silva e outros


A explicação do Cajado:

A Madeira é uma DEMOCRACIA DEFICIENTE, com parâmetros de "normalidade" pouco exigentes e onde até este 1º Ministro se encaixa.

Cardoso Jardim, tem noção das limitações da sua capacidade de mobilização, tendo optado apenas por silenciar a sua comunicação social e por um amuo presidencial.

Se esta DEMOCRACIA DEFICIENTE tivesse a sua origem em distúrbios de ordem mental, provavelmente o seu CHE ter-se-ia refugiado nas praias de Porto Santo com uma boina cubana.

Afinal, manifestou-se por uma retirada heróica ... pela porta dos fundos!

15/05/09

Cada vez mais pequenino




















Assim se vê ... como a governação madeirense é pequenina, mesquinha e hipócrita.

O DN- Madeira dá grande destaque à visita o 1º Ministro, sem bajulações para qualquer lado.

O JM, jornal do regime, reserva a 1ª página para falar de tudo, incluindo "os esgotos nas zonas altas", menos da visita do 1º Ministro.


Cardoso Jardim, depois de chamar mentiroso, sem vergonha, inimigo da Madeira, ditadorzinho, Mugabe da Europa e de dizer que roubou a Madeira e que está obcecado contra o povo madeirense, declarou que recebia o mesmo senhor de braços abertos.
Contudo
"Manda" líder da bancada do PSD/M, acompanhado de alguns outros deputados, para P. Santo, durante a referida visita do 1º Ministro.

Cardoso Jardim na sua verdadeira dimensão ...............................................................................

14/05/09

Quo vadis España?

Antes da final da Copa del Rey, entre o Barcelona e o Athletic de Bilbao, o hino de Espanha e o Rei Juan Carlos foram vaiados pelos milhares de espectadores presentes no estádio, enquanto eram desfraldadas bandeiras independentistas e frases do tipo
Será o princípio do fim de um regime que permite que alguns espermatozóides já venham com coroa na cabeça?
Será o princípio do fim da Grande Espanha, construída com alicerces de cadáveres oposicionistas do franquismo?
As crises económicas exacerbam tensões actuais, mas também ancestrais!

Se Berlusconi existe, então...


Convido os meus leitores para uma pequena reflexão, na qual especulo sobre caminhos perigosos, baseado na realidade actual.




Tal como os "posts" que coloco neste blogue, opto por textos curtos, quase telegráficos, porque sou muito céptico sobre a receptividade de grandes dissertações, principalmente quando o escriba tem um modesto nome na "praça".


Quanto ao conteúdo. Será um alarmismo sem sentido ou, pelo contrário, em tempos de pouca ética jornalística, contemporâneos de uma geração habituada a grandes surpresas políticas, afigura-se recomendável pintar cenários verosímeis ... para os podermos evitar!


Não acreito em fascismos na Europa no sec XXI, mas lá que existem, existem!

13/05/09

O tango socialista




Governo, um passo para a frente e dois para trás:




Não sendo chamado à discussão qual o lado onde está a razão, é de felicitar os deputados que votaram segundo a sua convicção, mandando às urtigas o estúpido conceito de "disciplina de voto". Os eleitores elegeram deputados pensantes, bem ou mal pensantes, não elegeram um rebanho que apenas defende o seu pasto e o respectivo pastor.


Quem fica mal na fotografia é o deputado Victor Baptista que referiu “Ainda não vi nenhum sancionamento público a outros deputados, como Manuel Alegre, que têm votado contra a disciplina de voto”, acrescentando que“as indicações de voto que conhecia iam no sentido do chumbo, e só depois da reunião da bancada [onde não esteve] se decidiu o contrário”.


E desabafa, ao estilo de Alegre: “Nenhuma direcção me cala a voz”.


Principalmente se respeitar o sentido de voto dessa direcção ... dizemos nós.




Agora, os passos atrás:




mas...


Relatório diz que há indício de pressões no Freeport, o que só pode significar que Lopes da Mota, presidente do Eurojust, tem um hobby interessante, que consiste em andar a pressionar os Procuradores do caso Freeport , apenas para exercitar a mente.






11/05/09

A Galp passa a crise para as costas dos portugueses



Quanto tempo leva em Portugal o Preço Médio do Gasóleo Antes dos Impostos, a ajustar-se à subida da cotação do Brent?

3 semanas


E para ajustar-se à escida do Brent?

6 semanas


Na U.E. a média nas descidas é metade, ou seja, 3 semanas


A culpa será a Galp?

Não, a Autoridade a Concorrência acha que tudo está bem no mercado dos combustíveis em Portugal.


É então da Autoridade da Concorrência?

Não, é do Governo que pactua com este branqueamento, que em 2008 roubou 125,7 milhões € só pelo facto dos preços dos combustíveis em Portugal serem superiores aos preços médios da U.E.15

Paciência de burro



Estamos em Maio de 2009. Vejamos qual a posição de Sócrates lá para o final do ano!


Muito provavelmente, Sócrates irá à sua biblioteca, escolher o argumento adequado para uma mudança radical de opinião.

E os eleitores que votarem PS, acreditando que não haveria casamento com Manuela F. Leite?

Se participarem da boda, calar-se-ão.

Caso contrário, arrepender-se-ão e esperarão, pacientemente, por melhores dias.

Tirem-nos do subterrâneo e metam-nos nas empresas das operadoras


Para a maioria os portugueses, os nossos deputados no Parlamento Europeu ainda votam num subterrâneo de Bruxelas, onde só se entra com uma chave fornecida pelo nosso voto.

No final do mandato, lá aparece um "ranking" da participação dos deputados, o qual só apanha os mais distraídos ou aqueles que têm mesmo falta de tempo, porque comem, dormem e trabalham nos campos e golfe!


Entremos no tal subterrâneo e tiremos as nossas conclusões sobre o voto dos nossos deputados, relativamente


À decisão de as operadoras de internet ou as autoridades administrativas não poderem cortar o acesso de internet aos utilizadores sem uma prévia decisão judicial, respondendo assim positivamente às propostas de inúmeros movimentos de cidadãos utilizadores da internet.


407 votos a favor

GUE/NGL: Ilda Figueiredo, Miguel Portas, Pedro Guerreiro

PPE-DE: Ribeiro e Castro

PSE: Ana Gomes, Armando França, Edite Estrela, Elisa Ferreira, Emanuel Jardim Fernandes, Francisco Assis, Jamila Madeira, Joel Hasse Ferreira, Manuel dos Santos, Paulo Casaca


57 votos contra

PPE-DE: Assunção Esteves, João de Deus Pinheiro, Vasco Graça Moura


171 abstenções

PPE-DE: Duarte Freitas, Luís Queiró, Sérgio Marques, Silva Peneda.


Tirem as vossas conclusões!

Por mim, sei perfeitamente a quem tirar a chave do dito subterrâneo...

09/05/09

Batalha ganha, mas a guerra continuará

O Parlamento Europeu (PE), reunido em Estrasburgo, acaba de decidir, numa emocionante e complexa votação em que os dois grandes grupos políticos e o Conselho Europeu foram derrotados, que as operadoras de internet ou as autoridades administrativas não poderão cortar o acesso de internet aos utilizadores sem uma prévia decisão judicial, respondendo assim positivamente às propostas de inúmeros movimentos de cidadãos utilizadores da internet.



Estamos certos que haverá mais investidas, mas a própria essência da internet, que nos põe facilmente em contacto uns com os outros, encarregar-se-á de os derrotar.

Como aconteceu desta vez!

08/05/09

Os excessos do "Principezinho"


Cardoso Jardim tem andado fugido deste blogue. Talvez devido às «viagens secretas»...

Preparemo-lo para umas "Cajadadas", com o simpático contributo daquilo a que chama, talvez por graça, imprensa livre da Madeira:


Cardoso Jardim convocou uma representação do Marítimo para a Quinta Vigia. Assim, na próxima época a equipa passará a jogar em 4x3x3, o que, segundo o "orientador", sempre dispensa a compra de guarda-redes.

O capitão de equipa, também presente, ficou a saber que deixará a designação ofensiva de capitão e passará a coronel na reforma.
Estamos na Madeira!


Cardoso Jardim também encostou o presidente do Marítimo à parede. A cessão definitiva e gratuita do Estádio dos Barreiros ao Marítimo não é feita de mão-beijada (que horror). Pelo contrário, as exigências são quase incomportáveis.

A mais difícil está relacionada com ... a cor das bancadas, que devem continuar a evidenciar os tons da bandeira da região!

A menos exigente, será o nome do recinto, cuja última palavra caberá sempre ao executivo....

Advinhem. Começa por um C e termina num M.

Estádio CARDOSO JARDIM, acho que todos adivinharam!


Cardoso Jardim inaugurou a creche "O Principezinho", tendo ficado «verdadeiramente impressionado» com o nome escolhido...

A insuspeita comitiva admite mesmo ter visto um ligeiro rubor na face do dito.

Algum adulador mandou retirar os espelhos e as balanças da Quinta Vigia?


Na mesma inauguração o Presidente do G.R. reagiu ao anúncio da desistência, por parte do armador espanhol que assegura a ligação marítima entre Canárias, Funchal e Portimão, de efectuar a segunda viagem entre aqueles destinos. «Não admito golpadas(...)»

Oh sr. Presidente, o barco vem lá do lado das Selvagens, mas o armador mora mais para baixo, não lhe deve interessar muito se admite ou deixa de admitir...


Ainda na mesma inauguração, a comitiva fez uma rodinha para o sr. Presidente do GR vestir as roupas de Presidente do PSD/M e com a voz mais laranja, atirou-se ao candidato do PS/M ao município de S. Cruz.


Até ao momento não foi possível apurar com que "farda" saiu do local, mas não foi certamente com a do bom senso...


07/05/09

Piratas e donzelas




Por cá não há propriamente um partido pirata.

Contudo, é inegável que os partidos do arco governativo (aqueles que têm despojos a disputar) estão cheios de piratas.

Lá aparece um ou outro corsário, que mesmo lutando sem quartel, sempre vai combatendo de acordo com uma "carta de corso", ou seja, sem interesses pessoais e acreditando que o fazem pelo seu país, ou, na pior das hipóteses, pelo seu "rei", almejando apenas um elevado lugar na "corte".


Os piratas, depois de um período de glória, a que não é estranho o poder do dinheiro ou das honrarias a ele inerentes, acabam na "forca" da opinião pública, apedrejados por aqueles que os idolatraram.


As primeiras escaramuças, da batalha eleitoral que se avizinha, já fizeram os primeiros feridos e as primeiras donzelas violadas pela turba.


Chamando os combatentes pelos nomes, o PCP defendeu-se do arrependido Vital Moreira, disparando em todas as direcções estrategicamente escolhidas e o PS, exigindo uma reparação da sua donzela violada, vai piscando o olho ao PSD para um futuro casamento que salve a honra do convento.


O "governador" Cavaco Silva pretende uma paz duradoira, ou melhor, a sua paz duradoira, mesmo que para isso mande o seu estimado óbvio às urtigas e jogue tudo no casamento das duas grandes famílias desavindas.

Como se os piratas vivessem o suficiente para casarem entre si ...

05/05/09

Os amigos dos amidos


Ministro da Economia recomenda a Paulo Rangel:

- Tem de “comer muita papa Maizena"


Acho que pelo meio aparecem os calcanhares do Basílio Horta, aquele mocetão que está a fazer carreira em Bruxelas, depois de ter sido candidato a PR no século passado.


A publicidade à Maizena pareceu-me também do século passado.

Estava enganado.

Afinal, até existe um blogue, o Papas Maizena, porque, segundo diz, o que mais importa na vida são os amidos!!!

Este Manuel Pinho é um vanguardista!




04/05/09

Aqui há gato milionário

Nestes últimos dias a palavra mais usada em política nacional, foi bloco.


Foi o Bloco de Esquerda, eleito na secretaria a 3ª força nacional, logo seguido por anúncios de inevitável cataclismo político, por parte daqueles que, genericamente, expressam "desinteressadamente" ideias de grupos.


Foi o Bloco Central, originando uma prolongada procissão de avés, encabeçada por ex-Presidentes, Cravinhos e outras flores ressuscitadas de dourados cativeiros.


Quase passava despercebido o escândalo da semana.

O partido de Quartin Graça, Movimento Partido da Terra (MPT podia não ser entendível) apresentou um orçamento para as Europeias de 1500.500 euros, apenas menos 20.000 euros que o Partido Socialista!!!

O MPT concorre nestas eleições coligado com o Libertas, o movimento popular criado pelo milionário britânico-irlandês, o qual, na campanha na Irlanda a favor do Não ao Tratado de Lisboa, recolheu a linda quantia de 1.3 milhões de euros em donativos "anónimos"...

Mesmo que politicamente correcto, aqui há gato!

Quem nunca ajudou anonimamente um milionário irlandês?


Como este Libertas anda numa campanha concertada com 15 forças políticas de países europeus, é caso para dizer que nos Libertas mas não dizes a que preço!

02/05/09

A luta já tem futuro!

A manifestação do 1º de Maio em Lisboa e também no Porto, foram extremamente curiosas do ponto de vista político.

A subida da Almirante Reis podia, de uma forma genérica, ser retirada dos arquivos da RTP - Memória. Bastava pôr uns cabelos brancos e algum cansaço na maioria dos seus figurantes.

Os mesmos carros alegórios de clubes, sindicatos e juntas de freguesia, seguidos pelos mesmos participantes e com palavras de ordem matraqueadas monocordicamente.


O mérito daqueles que lá estão desde a 1ª manifestação em democracia, teimosamente, coerentemente, mas também ritualmente, mobilizados e enquadrados meritoriamente pelo aparelho do PCP.

«Assim se vê, a força do PC»...

Lamenta-se que não haja ali um sinal de renovação aos novos desafios e de adaptação a novas atitudes para enfrentar as renovadas formas de exploração.

«A luta continua»...

As reacções de auto-defesa instintiva, ao que é novo, diferente, por vezes até exibicionista, mas igualmente parceiro:



A participação maciça do PCP em toda a estrutura da CGTP é, não só legítima, como também fruto da história dos sindicatos em Portugal. Deixa de ser lícita, a apropriação em termos de exclusividade, até porque acaba por constituir um processo de autoflagelação do meio sindical.


MAS, É JUSTO SALIENTAR, que foi igualmente transmitida, neste 1º de Maio, uma forte mensagem de vida.

E ela teve um nome - PRECÁRIOS!

A monotonia do cortejo era quebrada pela passagem do May-Day. As pessoas que assistiam, esboçavam um sorriso e apreciavam que «A luta continua» tivesse outras formas de expressão e outros intérpretes. Era o selo de garantia que a luta não iria para a cova com a «geração de Abril».


Não foi por acaso que as figuras do BE e outros aderentes presentes tenham optado por integrar a manifestação juntando-se aos precários. Este sinal, juntar-se aos precários, parece o caminho correcto.


O movimento sindical e a própria simbologia do 1º de Maio em Portugal, terão continuidade e incremento de adesão popular no futuro, se os partidos políticos de esquerda optarem por respeitar as respectivas independências.

Não será fácil ...


Não deixe que o Parlamento Europeu lhe feche a internet


Do berçário de Salazar para o infantário democrático

O 1º de Maio está nas primeiras páginas dos jornais.

DESTA FORMA:





O cabeça de lista do PS foi sujeito a vários vexames, incluindo o de ter de fugir.

O secretário-geral da CGTP, foi obrigado a pedir desculpas pelo sucedido, frente a milhões de portugueses.

FOI MUITO MAU!

FOI ASSIM TÃO MAU?

Sócrates, provavelmente já terá enviado um SMS a Vital Moreira:
-Porreiro, pá, tivemos a nossa Marinha Grande. Foi de uma grande coragem a tua disponibilidade para esta missão, sabendo o que te esperava ...

A CGTP, onde o PCP tem decisiva implantação por mérito próprio, também festeja o facto de ter impedido que o PS/Governo tivesse feito mais uma incursão à esquerda tentando alargar, nesse campo, a sua base eleitoral.

A brigada autónoma que disparou água, cuspo e ódio sobre Vital Moreira, também tem duas camisas:
- A que os classifica como energúmenos a soldo do PCP
- A que os aponta vítimas provocadas pelo representante do Governo que os pôs na miséria.

Agora, se quiser leia os jornais.
Mas é isto que os comentadores de serviço vos irão vender!
Felizmente, dirão uns, é a Democracia a funcionar.
Só é pena que o baixo nível cultural médio do nosso cidadão, não tenha a necessária capacidade de análise para castigar esta política de infantário!

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)