22/08/08

FÉRIAS!! As piscinas esperam por mim!


Vou de férias, a quem possa interessar, como dizia Miguel Sousa Tavares na sua última crónica do Expresso.
E acrescentava:
- Não faço, não alimento e não leio blogues. (...) não me habituo a viver em territórios onde vivem o anonimato, a calúnia, a usurpação de autorias e a impunidade.

Lembram-se do 1º Ministro que dizia que não lia jornais e chegou a Presidente da República?
Pois este comentador, que faz da escrita o seu abastado modo de vida, não se inibe de ofender, em meia dúzia de linhas, milhares de bloguistas portugueses e milhões de bloguistas mundiais.
Talvez não chegue a Presidente da República, basta-lhe ir vendendo ofensas e arrogância, a peso de ouro!

Se na República Dominicana houver ondas electromagnéticas, o Cajado voltará a estalar!

Uma outra perspectiva dos nossos olímpicos

O número de medalhas olímpicas não é reflexo imediato do nível de evolução de um povo.
Mas que podemos tirar ilações curiosas, parece-me evidente.

O clube olímpico português que nos representou nos J.O., obteve resultados históricos e até nos levou a ter grandes perspectivas em modalidades que não fazem propriamente parte do LCD ou do Plasma da maioria dos portugueses.

Em tempos de má memória, os nossos realces olímpicos davam pelo nome de Vela e Hipismo.
A primeira, com uma prática circunscrita à elite da linha do Estoril, que utilizava os seus largos períodos de lazer para se superiorizar fisicamente através de uma das poucas actividades saudáveis, porventura influenciada pelo exemplo da participação de pretendentes a coroas reais.
O Hipismo, como imprescindível reflexo de uma elite militar em pleno fascismo, que massacrava as bestas para gáudio das outras que, nas bancadas, se escondiam atrás de leques coloridos.

Depois veio o desporto de massas, com as limitações de um país depauperado pela guerra colonial e pela exploração generalizada.

Com todo o respeito e admiração por Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro, é significativo como a medalha olímpica só esteve ao nosso alcance, durante esse período, em modalidades onde sobressaíam quenianos, etíopes e marroquinos. Sem qualquer preconceito terceiro-mundista, a verdade é que são modalidades sem grandes exigências técnicas, sem necessidades de equipamentos ou instalações especiais.

O primeiro sinal veio de Nuno Delgado, consumando-se nestes Jogos.
Modalidades como o Triatlo e o Triplo-salto, exigem uma especificidade técnica, aliada a equipamento e instalações adequados, genericamente pouco acessíveis no terceiro-mundo.
As nossas pretensões no Judo, Tiro, 100 m e Salto em comprimento, reforçam significativamente esta teoria.

Por isso, senhores governantes, sirvam-se alarvemente deste conceito, segundo o qual de-mos um significativo salto em frente no desporto, deixando o limitado campo das modalidades terceiro-mundistas.
Mas não se esqueçam:
A prática desportiva generalizada, donde saem os campeões, é um direito da população e o grande salto em frente, é apenas um passo numa longa caminhada para benefício do estado sanitário dos trabalhadores, da juventude e da terceira idade.
Se também for possível o espectáculo, tanto melhor!

21/08/08

Os impostos passaram rapidamente a compensar


Ouro para Nélson Évora no triplo-salto.

Ouro para as suas declarações:
«As pessoas têm de ter a noção que ninguém mais do que os atletas aqui presentes queria fazer melhor do que fez»

Ouro de Nélson e Prata de Vanessa, já serão suficientes para voltarmos a ser os maiores?

Já viram passar por aí o Vicente de Moura em macha-atrás?

Preparem-se porque virá aí uma avalanche de declarações de governantes, que andavam "distraídos" dos J.O.

Lá me vão confundir


Estou sensibilizadíssimo!
Acabo de receber um SMS no meu telemóvel:

"Robles Congratulation by yours 12.93 in 110 m hurdles. Que viva Cuba!"

Admito qualquer pequena confusão
Mas prefiro sonhar e vou responder a este "meu" admirador:
"Pués, nada de especial. Mé salgo a correr y quando vi los 2 gringos en mi encalço, te lo imaginas, coño, como fue rapido ... Quanto a el "Que viva Cuba", es más complejo, pués mira a mi blog "Furia do Cajado" y te enterarás mejor de que Cuba hablamos. Si hablamos de Cuba del Che, pués, coño, tienes aqui uno compañero para el que te queda de tu vida!

Ilhas dos Uivos e dos Suspiros

Estamos vingados!
5-0 às Ilhas Feroe.
Obikwelu, Telma, o senhor que irritou os contribuintes porque disse que devia ter ficado na caminha e os olímpicos madeirenses vítimas do colonialismo chinês, estão vingados!!!!

Os contribuintes sentem-se recompensados e Cavaco Silva já mandou mais um emissário ao Bar do Henrique para agradecer a participação do meio-madeirense Danny neste facto heróico.
O 1º magistrado da Nação vai interromper pela 2ª vez as férias para falar aos portugueses:
- Eu confio, Portugal confia em vós! Nestes sim, não é como aqueles que desonraram a Pátria na terra onde houve um homem muito Mao. Por isso é que lá não fui. Parece que sou bruxo...

As Ilhas Feroe, se por um lado têm facilidade em meter a população num pequeno estádio e escolher os gajos que não são "perna de pau" para representar a selecção, por outro lado têm 18 ilhas, uma das quais com 2 habitantes (Koltur), o que dificulta, neste caso, qualquer tipo de treino táctico, para além do conhecido "um contra um".

Mas estes camaradas das Feroe nem no nº de ilhas nos ganham.
Contando com os Farilhões, Berlenga Grande, Estelas, Ilha de Faro, Ilha do Cabo de S. Maria, sem falar nas tais "Ilhas Adjacentes", superamos as Ilhas Feroe.
Na verdade, não fosse o facto de andarmos sempre com esta mariquice da História, das intrigas do outro que bateu na mãe, do que sentou o cadáver da amada no trono ou ainda do que levou a família e amigos para o Brasil só porque os franceses não faziam o seu género, seria muito mais adequado encontrar outro nome para este país que contemplasse esta dispersão geográfica.

Somos verdadeiramente um país de ilhas, amarradas a uma grande poita, que alguns teimam em designar como Continente. Com uma pequena e selecionada parte da população que joga golfe e a esmagadora maioria que uiva nos estádios de futebol e que suspira com os dramas da telenovela.
Ilhas dos Uivos e dos Suspiros, assim devíamos ser identificados na Wikipédia!

20/08/08

Conheça as belezas da Madeira (3)


Mais 2 interessantes blogues da Madeira, para divulgar aqui pelo rectângulo.

Um, dá pelo nome sugestivo de http://acagarra.blogspot.com/
Convidamo-lo a dar uma olhada no seu significativo
"ESTATUTO EDITORIAL"

As cagarras são aves migratórias de longa distância. Passam a maior parte da vida voando sobre os oceanos de águas temperadas a frias. O seu único contacto com terra é na época de reprodução, quando se reunem em ilhas e áreas costeiras para nidificar em zonas rochosas.

Esta cagarra, que anda mais por terra, vai defender acérrimamente a Madeira, lutando contra os que por acção a têm explorado (através de uma rede de tipo mafioso) mas também contra os que, por omissão, têm deixado que tal aconteça. Esses que se vendem por um lugar ou por meia dúzia de vinténs e que se dizem oposição são ainda piores do que o poder instalado.

Com ambos "A CAGARRA" vai ser implacável.

Outro blogue, com outras características, mas com a mesma "missão", designa-se por
COM QUE ENTÃO ...
A linha com que se apresenta, fica bem expressa na análise apresentada em
http://comqueentao.blogspot.com/2008/08/prximo-ano-parlamentar.html

André Escórcio, combatente do PS na ALM é o seu corajoso dono.

Nos comentários apensos ao post acima mencionado, André Escórcio responde à questão «Como ultrapassar esta situação» (relativa à degradação do poder político madeirense):
- Começa por afirmar muito acertadamente, «Confesso que é muito complicado, sobretudo porque há um défice cultural muito grande e uma cega obediência a um homem a quem toleram tudo, desde a má educação até às estratégias políticas sem futuro.»
- Para finalizar com «Penso que as forças de oposição terão de se juntar nos pressupostos que os une, fazer emergir pessoas credíveis com um discurso político entendível e esperar, com paciência e determinação, que o Povo perceba que basta de ser actor de uma peça que acabará em tragédia para o seu lado.»


E aqui, penso eu cá de longe, está o ponto fulcral. No actual contexto político, só o entendimento das força da oposição num "movimento de salvação regional", poderá trazer para as próximas batalhas eleitorais e para o combate político diário, o equilíbrio nas armas de confronto da Democracia. Isto, se os interesses da população forem postos acima de outros interesses, legítimos, mas derradeiramente secundários ...

Não violem o emissário de S. Exa!


O Professor Doutor Blanco de Morais, consultor para os Assuntos Constitucionais, foi emissário de Belém no Bar do Henrique (Porto Santo) como portador dos cumprimentos de Cavaco Silva, segundo o insuspeito Jornal da Madeira, acrescentando que tal acto significou o patrocínio do mais alto magistrado da Nação à Universidade de Verão de Cardoso Jardim e de uns submissos colegas de turma, todos ávidos em subir a nota nas aulas práticas de "imperiais" para melhor se aperfeiçoarem na universal linguagem de sandeu.

Imaginamos que o Professor Doutor tenha entregue as suas credenciais numa das besuntadas mesas da Universidade e dada a sua área de Assuntos Constitucionais, tenha sido portador de um dos conhecidos "sinais", apanágio do nosso alto magistrado da Nação.
Qualquer coisa como:
- «Sou teu amigo e admirador, já nem me lembro das ofensas que me fizeste e das figuras que me obrigaste a fazer na minha visita à tua terra, morro a rir das vossas piadas aí da Universidade, fazem-me lembrar o humor arrasador daquela foliona da Ferreira Leite; já agora, por favor deixa lá essa coisa de quereres mudar a Constituição para quando eu já estiver reformado»

Aguardaremos ansiosos por mais notícias da Universidade, através do Jornal da Madeira, para saber se o ilustre Professor Doutor, emissário de S. Exa, foi violado por uma rajada de grotescas piadas ou se foi mandado na paz do senhor da ilha!

19/08/08

Nascidos para adular ou para espezinhar

Contra ventos dominantes direi:

- Os atletas olímpicos portugueses merecem o nosso respeito!

À minha medida, também pratiquei atletismo.
Inchei de orgulho por representar o meu Liceu nas provas nacionais do 10 de Junho e por ser campeão nacional universitário em 2 modalidades.
Contudo, para ter aqueles momentos efémeros, quanto esforço investido, quanto tempo de lazer prescindido e quanto comportamento espartano para satisfazer o chamado "treino invisível"!
E estamos a falar de um "atleta de bairro"!

Ser atleta olímpico é uma opção de vida, para um jovem. Direi mesmo que o nível competitivo atingido, é demasiado exigente e absorvente para qualquer ser humano daquela idade.

Podem, eles próprios, fazer as mais bárbaras declarações públicas (é necessário contextualizá-las) mas os que fracassaram devem ter visto passar, em alguns segundos, o filme de anos de sacrifícios e de ilusões.
Não precisam que uns compatriotas lhes apontem o dedo, pretendendo o reembolso dos seus impostos a eles infimamente destinados, só porque esta sociedade mediática e consumista de emoções fortes, não aceita que um atleta parta para os Jogos Olímpicos declarando:
- Vou lá fazer o melhor possível, tal como todos os outros milhares que lá estão!

É claro que existem outras frustrações, que irão ser cobradas. As despedidas presidenciais dos atletas que iriam representar a "Nação", os governantes nacionais ávidos de retirar dividendos enchendo a barriga do povo com mais circo e até os governantes regionais a comprovarem "cientificamente" a superioridade de um povo ilhéu ...
«Eu confio, Portugal, confia em vós!», apelo de Cavaco Silva na despedida da delegação.
«Confiança na obtenção dos melhores resultados de sempre», resposta de Vicente de Moura.

Aponto o dedo acusador a Vicente de Moura, por ter criado uma euforia pouco respeitadora do valor dos adversários presentes e por ter cavalgado a onda de críticas aos resultados obtidos, cravando uma faca nas costas dos seus "comandados".

Aponto o dedo a este povo que nasceu, ou melhor foi alimentado, para adular os vencedores, independentemente dos seus méritos, ou para espezinhar os seus iguais, só porque não os ajudaram a libertarem-se, mesmo que efemeramente, das suas frustrações e das explorações de que são alvo privilegiado!






18/08/08

Conheça as belezas da Madeira (2)

Na continuação do post anterior, aqui vão mais 2 blogues madeirenses, para dar a conhecer, principalmente, aos meus leitores continentais e pelo menos 1 açoriano, pois na Madeira já são bem conhecidos, amados por uns e odiados por outros, como deve ser ...

http://pravdailheu.blogs.sapo.pt/
http://terreirodaluta.blogspot.com/



Dou o meu contributo para a sua divulgação continental, sem ter pretensões comparativas com muitos outros blogues madeirenses interessantíssimos, pela simples razão de, adoptando estilos distintos, são setas apontadas à denúncia e escalpelização do califado da Madeira.
O Terreiro da Luta, para além de me recordar uns piqueniques familiares da minha meninice, aí sim em plena época colonial de tios Salazaristas e sobrinhos Marcelistas, tem uma designação feliz e é significativo na designação dos seus interesses:
- "Observar e comentar este circo que é a vida madeirense."

Numa opinião muito pessoal, sobre os blogues que, na Madeira, são obrigados a esconder os seus autores, considero o seguinte:
- A sua credibilidade e o importante papel de contra-poder instituído, serão mais incisivos se adoptarem um critério editorial que não lhes pudesse causar qualquer embaraço numa região onde vingassem os índices mais elevados de Democracia, o que, obviamente não é o caso do governo da ilha em apreço.
Um critério editorial que contemplasse a denúncia, a crítica política, social e religiosa, questionasse os jogos de poder e o poder dos jogadores, mas nos limites impostos pelos elevados direitos dos outros.

Digo eu, que sou um sonhador ...

17/08/08

Conheça as belezas da Madeira

A Madeira é uma ilha fantástica, com paisagens deslumbrantes, predominantemente no seu interior.
Contudo, os turistas nacionais que a visitam, deslumbrados pela "obra feita", babam-se perante as construções faraónicas do regime, muitas delas profanantes da natureza que as rodeia, revelando o "pato bravo" que vive dentro de cada português.
A betonização do litoral, cujo objectivo já não será impedir a entrada de piratas, mas, provavelmente, para dificultar ... a sua saída, contrasta fortemente com as belezas do seu interior.
Os "bem instalados" da Madeira, provavelmente pela sua aversão ao exercício físico (a solo, bem entendido), ainda não inauguraram um bar em cada curva das inúmeras veredas florestais ou uma pequena marina nas levadas mais avantajadas.
Infelizmente, nos percursos pedestres do interior da Madeira, o português ainda é um idioma pouco conhecido.

É neste cenário, que, com "preocupante" regularidade, nascem e desenvolvem-se blogues, que dão o seu forte contributo para, em última análise, impedirem que o betão estrangule os cenários idílicos, do ponto de vista morfológico, político ou social!

Hoje conheci dois bastante interessantes:
http://www.politicapuraedura.blogspot.com/
http://madeira-sem-amos.blogspot.com/

O carácter anónimo que caracteriza alguns deles, princípio não professado pelo Fúria do Cajado, deve ser analisado numa perspectiva regional, bem expressada no seguinte Estatuto Editorial:

Casa da Educação no Funchal

(foto roubada ao pravda ilhéu)

A casa da mãe de Cardoso Jardim foi adquirida pela Fundação Social-Democrata da Madeira que a pretende transformar num museu, onde será recriado o ambiente em que Jardim viveu desde a sua infância.

Para além das medalhas com que foi agraciado pelos seus feitos heróicos, outros símbolos poderiam embelezar o ninho de Cardosinho.
Estamos a pensar nas frases proferidas pelo grande líder, que poderiam servir de guia para as gerações Jotas, algumas das quais colocariam na alçada da justiça um simples mortal!

16/08/08

Colonialistas tenrinhos


Cardoso Jardim, referindo-se à Marinha e ao Chefe do Estado Maior da Armada (13/08/08):
«registam-se comportamentos por parte de alguns dos seus agentes que o Governo Regional considera de falta de educação e de desrespeito colonial pelas instâncias autonómicas estabelecidas na Constituição da República»

Declarações do Chefe do Estado Maior da Armada à saída da audiência com o Pres. Do Gov. Reg. da Madeira (20/05/08):
«Os conflitos entre o Governo Regional e alguns comandantes da Zona Marítima da Madeira, como aconteceu em relação a Figueiredo Robles, não se podem repetir».

Uma nova América?

Ex-bispo católico assume presidência no Paraguai.
Mais um país da América Latina que elege a esperança para acabar com a corrupção e devolver a dignidade aos mais desfavorecidos.


Os DEZ MANDAMENTOS para Fernando Lugo:

1. AMARÁS AL PUEBLO COMO A TI MISMO

2. NO TOMARÁS EL NOMBRE DEL PUEBLO EN VANO

3. SANTIFICARÁS LA UNIDAD

4. HONRARÁS A TU PUEBLO

5. NO MATARÁS LA ESPERANZA

6. NO COMETERÁS ACTOS DE NEPOTISMO

7. NO ROBARÁS AL ESTADO

8. NO MENTIRÁS

9. NO DESEARÁS EL AUTORITARISMO

10. NO CODICIARÁS UN SEGUNDO MANDATO

A CRISE

Mosteiro dos Jerónimos ressente-se das medidas de contenção económica decretadas pelo governo de J. Sócrates


Esta foto, datada de 1878, reflecte os danos infligidos pelas civilizadas tropas francesas durante as guerras napoleónicas.
Durante parte do séc. XIX, tentou-se remediar com recurso a um Neo-Manuelino aparatoso.
Toda a ala oeste do mosteiro , a torre da igreja e a sala do capitulo foram alvo de intervenções.
Na foto o que vemos desmoronado é um dos terreões do museu nacional de arqueologia, que foi mal planeado (peso/volumetria/estabilidade) e acabou por ruir arrastando atraz de si paredes de partes já reconstruídas.

Descansem, portanto, os portugueses.
As medidas de J. Sócrates apenas provocaram danos na qualidade de vida da maioria dos cidadãos!

15/08/08

Aí estão os combates do futuro



Com este cenário, o site do Presidente da Geórgia foi alojado nos EUA

Para já, foi só o site ...

13/08/08

Lista de portugueses poupadinhos

Não tenha ilusões!
Desde que se levanta até à hora de ir para a cama, está a dar o seu contributo para que os senhores abaixo mencionados e a dama Maria do Carmo Moniz Galvão Espírito Santo Silva, usufruam de uma velhice tranquila e rodeada de milhões.
A maioria destes milionários viu a sua fortuna reduzida, consequência da descida da cotação das suas empresas.

Neste cenário de crise, advinhem a quem vai ser explicada a necessidade de participar no "sacrifício" que a todos é exigido?
Acertou, aos trabalhadores por conta de outrem, aos pequenos empresários e à longa fila de reformados e desempregados.
Em cenários de franca euforia económica, advinhem quem não partilha os lucros milionários?
Ei-los:

Os 20 mais ricos de Portugal
PosiçãoFortuna
1Américo Amorim€ 3.106M
2Belmiro de Azevedo€ 1.722M
3José de Mello€ 1.196M
4Joe Berardo € 882M
5João Pereira Coutinho€ 815M
6Luís da Silva e Maria da Silva€ 757M
7Maria do Carmo Espírito Santo Silva€ 754M
8Família Mello € 753M
9Alexandre Soares dos Santos€ 739M
10Horácio Roque € 726M
11Salvador Caetano€ 681M
12Álvaro Pinho da Costa Leite€ 487M
13Família Matos Gil € 433M
14João Nuno Macedo Silva€ 433M
15Dionísio Pestana€ 407M
16Manuel Rui Azinhais Nabeiro€ 379M
17Ilídio Pinho€ 343M
18Humberto Pedrosa€ 343M
19Manuel Fino€ 334M
20Manuel Champalimaud€ 332M

12/08/08

A auto-promoção das forças de segurança não pode ser feita sobre cadáveres


Em 4 dias as forças de segurança matam 1 assaltante do BES e uma criança de 11 anos.

Não seria honesto condená-las por tais ocorrências, admito mesmo a sua inevitabilidade, até porque os inquéritos ditarão as respectivas responsabilidades.

Contudo, considero desumano e vergonhoso que Ministro da Administração Interna e o Director Nacional da PSP, venham considerar de «elevado sucesso e 100% eficaz» a operação de resgate dos reféns do BES.
A morte de um ser humano, mesmo que tenha cometido um crime e posto em risco a vida de terceiros, merece mais respeito e não ser imolada no altar do auto-elogio.

Sejam quais forem as circunstâncias da morte da criança de 11 anos, esperemos que o Comandante Geral da GNR não promova uma festiva quermesse, com foguetes alusivos ao acto!

11/08/08

Ser "macho" é ...

Anúncio: Jornalista estiolado pelo sol de Agosto, necessita de piadas fáceis para leitores igualmente estiolados. Assunto sério.



Governo italiano proibe massagistas de praia - 10/08/08

Um país evoluído, não haja dúvidas! Protege a saúde pública e faz cumprir a lei aprovada pelo Parlamento! Em Portugal é uma vergonha, ninguém cumpre a lei, quando é que lá chegaremos?

Continuamos complexados.
Se um agente do Estado fiscaliza o cumprimento da Lei e utiliza publicamente uma linguagem desinibida e pouco protocolar, estão quebradas as regras do puritanismo nacional que não permitem a um militar exprimir-se, sem utilizar linguagem de parada militar.
É crucificado no altar dos críticos consagrados, que acabam por dar a devida escolta aos comerciantes que exercem actividades não licenciadas ou, pior ainda, aos exploradores de asiáticas sub-alugadas ao minuto.

Se um Sr. Presidente de um Governo Regional chama filhos da puta aos jornalistas, é um político sem papas na língua e elevado à categoria de guardião do seu querido povo.

Em Agosto, os jornalistas e os críticos também precisam de comer, devem é escolher melhor os bobos da corte que lhes animam o repasto ...

Um sonho. Um pesadelo. UM MUNDO !

Os jornais de todos os continentes celebram os Jogos Olímpicos


















Mas é da Oceania que nos chega a informação dos Jogos Olímpicoa, sem perder as referências da Terra em que eles se desenrolam!

Espantoso, sim senhor !!!


Cardoso Jardim, na sua "folha oficial":
Se a Madeira, com 250.000 habitantes, tem seis Olímpicos, os todo-poderosos Estados Unidos, a maior acumulação de Medalhas de Ouro e com mais de duzentos milhões de pessoas, deveriam apresentar uma delegação de à volta de cinco mil atletas

Fúria do Cajado:
Na minha rua mora um olímpico. A Madeira do Tolo-Poderoso, com milhares de ruas, devia apresentar vários contentores de atletas olímpicos...

Se o ridículo fosse um safari a Quinta Vigia chamava-se Gorongosa!

09/08/08

Maratona de Cultura e Educação


De quatro em quatro anos parecemos uma só Terra.
Os Jogos Olímpicos cada vez expressam melhor esta imagem.

As altas tecnologias que nos proporcionam espectáculos cada vez mais arrebatadores e mais mágicos, o elevadíssimo empenho político dos que fazem girar o eixo da Terra, mas, fundamentalmente, a televisão que consegue o milagre de pôr milhares de milhões de terrestres a ver as mesmas caras, o mesmo espectáculo e as mesmas magias, dão-nos, durante um determinado período, a ilusão única de pertencermos todos ao mesmo planeta.

A capacidade dos JO resistirem, durante a sua história, a boicotes políticos, a pesadelos de ditadores, a subserviências às Coca-Colas deste mundo, a acções terroristas e a movimentos racistas, condenou-os à imortalidade.

A aproximação entre os povos e o seu respeito mútuo, independentemente do número arrogante de canhões dos respectivos países, através do desporto em geral e dos JO em especial, pode indiciar uma Terra onde seja mais agradável viver.

Mas, por enquanto, ainda só parecemos uma só Terra.
Apenas parecemos!
Porque, enquanto o convívio olímpico não chegar à face oculta da Terra, representada por aqueles cujo único desporto que conhecem é a luta pela sobrevivência, a magia e a ilusão terão um sabor amargo.
Que longa estrada a percorrer! Quanta cultura e educação necessárias para a construir!

08/08/08

07/08/08

Mulheres têm mais perfil para serem violentadas

Esta é a época ideal para discutir a pertinência da mulher nas forças especiais.

A mulher não deve entrar em combate, pela sua emotividade e pelo esforço físico exigido, diz o Almirante Vieira Matias.

O Cajado tem outra opinião.
A bateria de testes, o exame psico-fisiológico e o curso consequente a que qualquer candidato a entrar nas forças especiais se sujeita, já atingiu um nível científico e técnico suficientemente alto para que uma devida selecção, entre candidatos homens e candidatas mulheres, não seja devidamente rigorosa. Ela ditará quem tem condições físicas e psicológicas adequadas.

Já lá vai o tempo em que um "marinheirão" tinha de ter tatuagens de mulheres nuas no ante-braço... ou que o piloto de um avião de combate tinha de ter um carro desportivo!

Constituirá este tema uma conquista da revolução por parte das mulheres?
Não creio que esta seja das principais lutas das mulheres pela emancipação. Contudo, é sempre de alertar quando pretendemos incluir preconceitos nas baterias de testes!

Portugal em Agosto

Hoje, nem tudo são más notícias:

"Ferguson foi a pessoa mais importante que encontrei" - Jardim não conta porque não o encontrou, andou a servir-se dele. Cristiano Ronaldo foi transferido do Manchester United para o ... Manchester United.

"Ângelo Correia acusa Ferreira Leite de provocar um vazio no PSD" - está encontrado o Pacheco Pereira de Ferreira Leite ( a Marcha Fúnebre continua a tocar no PSD)

"Cavaco Silva manda interditar espaço aéreo por cima da sua casa, na Praia de S. Rafael no Algarve" - Pretende ficar fora dos olhares dos paparazi e estava farto de banhar-se de fato escuro e gravata. É humano!

Lucro da Galp caiu 25% no primeiro semestre - "ficou-se" pelos 214 milhões de euros. Administradores na miséria...

"Quem chegar a Lisboa sózinho de carro vai ter de pagar portagens mais altas" - Combate-se o excesso de poluição no ar ou, em alternativa os "arrumadores" vão ter novas oportunidades...


06/08/08

A Igreja tem de estar do lado dos injustiçados, mesmo que isso seja política!

Igreja reprova Constituição promovida pelo Presidente equatoriano

Os bispos equatorianos estimam que a nova constituição, deixa uma porta aberta ao aborto, à união homosexual e dará ao Estado meios para regular a educação religiosa nas escolas

A Igreja tem todo o direito de participar na discussão que precederá o referendo a que será submetida, como qualquer parceiro da sociedade equatoriana.

Mas onde estava a Igreja nas ditaduras de Pinochet, Franco, Salazar?
Sabemos onde estava. No mesmo palanque do ditador, na mesma mesa dos opressores e defendendo os caciques nos púlpitos das paróquias.

E agora? Quantos "servos da Igreja" por esse mundo fora, condenam, durante o dia, o aborto e os homosexuais e à noite, "libertam-se" em números de pedofilia?
E se a Igreja promovesse o esclarecimento do seu rebanho, condenando decisões atentórias dos direitos humanos instituídas por Sarkozy e Berlusconi contra os emigrantes e de Bush contra aqueles que professam o culto de Alá?

Não, não, isso já é o campo da política e a Igreja aí é totalmente neutra...

05/08/08

Grandes projectos atravessam velhas pontes


As negociações entre o consórcio liderado pela Renault-Nissan e o Governo para estudar o modelo de mobilidade dos carros eléctricos estão a correr "a bom ritmo", garantiu hoje o ministro da Economia.

Compreende-se que os grandes projectos não se podem cingir a uma legislatura. Projectos como o TGV, o novo aeroporto, a nova travessia do Tejo e o acima referido modelo de mobilidade dos carros eléctricos, terão necessariamente de atravessar a ponte das eleições de 2009, independentemente de quem nos governar nos anos que se seguirão.
Seria assim, de toda a conveniência, que, sobre eles, houvesse o maior consenso nacional e não uma imposição política da maioria, posteriormente sustentada em pouco pacíficos estudos técnicos e científicos.

Mas, a ponte que todos estes projectos terão de atravessar, será apresentada pela actual maioria, como forma de demonstrar a necessidade de o povo português lhes continuar a dar a maioria, sem a qual os referidos grandes projectos poderão ver interrompida a sua saudável "evolução na continuidade".
Fraco argumento, apenas sustentável se os partidos concorrentes às próximas eleições legislativas não explanarem devidamente as suas intenções em relação a estes e outros projectos.
O que não deveria ser admissível!

04/08/08

Maus momentos de um dia qualquer

Acendeu luz amarela de falta de combustível no carro -
Vou ter de dirigir-me à próxima bomba para enriquecer um batalhão de "necessitados", perfeitamente alinhados desde a produção, ao transporte e à distribuição, sem esquecer os "generais" dos especuladores.

O Benfica diz que faz grandes negócios quando vende jogadores a custo zero (Petit), pois poupa milhões nos respectivos ordenados.
Mas fica com o Binya, que devia estar na secção de judo e as melhores jogadas que faz é com as mãos.

Partido político de Cabo Verde tem 2 Presidentes
Será uma solução para Sócrates e Manuel Alegre?

As pessoas que querem organizar protestos durante os Jogos Olímpicos têm de preencher um formulário com informação detalhada para pedir autorização à polícia chinesa cinco dias antes de se realizar a manifestação
Muito importante, não esquecer os dados pessoais...


Clique para ampliar





02/08/08

Sensibilidade americana


Hiroshima foi à 63 anos!
Os Estados Unidos não quiseram deixar de assinalar a data e de uma forma cheia de significado simbólico, alertaram as autoridades japonesas para uma fuga radioactiva proveniente de um submarino nuclear americano e que «poderia» ter ocorrido quando este se encontrava no Japão ou em Guam.
Embora não saibam onde ocorreu, confirmam que é «inferior ao que pode ser encontrado num saco de adubo para relva de 20 quilogramas».
Portanto, se comprarem um saco de adubo para relva de 20Kg, não se esqueçam de avisar as autoridades mais próximas ...

01/08/08

À vontade do freguês!


PSD aproxima-se do PS nas intenções de voto - sondagem para Renascença, Expresso e SIC

PSD em queda e o PS a ganhar terreno - sondagem para Correio da Manhã

Esclarecidos?
Claro, já sabemos, são sondagens. O problema é para que é que servem... ou a quem servem!

Não acreditamos em sondagens?
Acreditamos, mas só nas últimas antes do acto eleitoral a que se reportam.
Há que manter a credibilidade ...

Add to Technorati Favorites

Contador

O poder da mente

O poder da mente
Nós os iluminados

Arquivo do blogue

A vitória do Ponto e Vírgula

Ressuscitemos a célebre exclamação - "Isso agora, ponto e vírgula".
Esta frase de cariz popular, representava uma forma simbólica de dizer que levantava muitas objecções e exigia explicações a algo que lhe merecia desconfiança.
Regresse o "ponto e vírgula" como forma de dizer BASTA!

Apareçam sempre por aqui!

Na dita Madeira profunda

Na dita Madeira profunda
Bela homenagem (Março 2004)